terça-feira, 20 de maio de 2008

Cogumelos portobello recheados




Esta foi a entrada que servi no domingo.
Cá em casa os cogumelos são muito apreciados, com o seu sabor que lembra o cheiro da terra e do musgo e que lembra também o sabor da carne. É claro que não estou a falar dos chamados champignons, porque esses não têm sabor practicamente nenhum.
Os melhores de todos, são os selvagens, que apanhámos nas matas do Gerês. Mas quando isso não é possível, compro no hipermercado, portobello, míscaros ou ostra, que são bastante saborosos.
Estes cogumelos recheados são uma delícia e facílimos de preparar. Podem ser servidos como entrada numa festa, mas também são, muitas vezes cá em casa, uma refeição principal.
Eclécticos, saborosos e de fácil preparação, têm tudo para agradar.

Ingredientes:
Cogumelos portobello ( 1 por pessoa )
1 ramo de salsa
1 ramo de oregãos
Bacon fumado em cubos ou tiras
Azeitonas em água e oregãos, para o recheio e para servir à parte
Alho picado ( 1 dente por cogumelo )
Azeite ( 1 colher de sopa bem cheia, por cogumelo )
Sal e pimenta preta a gosto

Preparação:
Tire o que resta do pé dos cogumelos e reserve. Pique todos os restantes ingredientes grosseiramente, em conjunto com o que resta dos pés dos cogumelos. Ponha um montinho deste recheio dentro de cada portobello. Regue com o azeite e tempere com sal ( não ponha muito sal, pois o bacon já é salgado ) e pimenta. Ponha os cogumelos no tabuleiro do forno previamente forrado com papel de alumínio. Leve a forno pré-aquecido a 180º por 20 m.
Sirva com raminhos de oregãos e azeitonas em oregãos.

Print Friendly and PDF

16 comentários:

Filipa disse...

Por acaso não aprecio muito cogumelos mas que estes estão lindos lá isso estão.

Beijinhos

Marizé disse...

Quêm me dera poder colher cogumelos selvagens!
Da ultima vez que fui para comprar portobello pediam mais de €8 por uma embalagem com 6, perdi logo o apetite!
Mas claro que de vez em quando lá vai, e esta receita está a pedir.

Bj

Nana disse...

Aqui não tem mtas variedades, quer dizer pode até ter, só que são muitos caros.
Deu uma vontade de experimentar o seu, os poucos cogumelos que já comi me deixaram apaixonada... imagina este que vc fez, vai ser amor eterno. hehehe
Bjs

pipoka disse...

Gostei muito da tua sugestão de recheio, pois costumo fazer uns portobello mas com ingredientes totalmente diferente. É sempre bom variar, não é?

bjs

risonha disse...

eu sou doida por cogumelos e se forem destes grandões recheados melhor ainda.
gostei do teu recheio.

LPontes disse...

Muito interessante a predominância do tão esquecido orégão, tantas vezes relegado para tempero de pizzas e caracóis.
Tenho um saco de cogumelos chineses secos,gigantes, mesmo bons para experimentar!

Luciana Macêdo disse...

Faço bastante aqui em casa.Tenho um fornecedor do interior de São Paulo que manda via SEDEX, são ótimos...grandes, carnudos e aqui em Brasília também tem bons fornecedores.
Assim recheados, grelhados são sempre deliciosos.
Bjs!

monica disse...

Filipa, obrigada e bjinhos

Marizé, realmente os selvagens são melhores em tudo, até no preço!
Os portobello não são dos ingredientes mais baratos. Mas como eu costumo dizer, de vez em quando á que fazer o gosto ao dente. Bjinhos

Nana, os cogumelos são uma delicia mesmo. Bjinhos

Pipoka, sempre que posso "invento" um bocadinho, claro que ás vezes o resultado não é dos melhores, mas enfim são os ossos do ofício. Este recheio fica muito bom em conjunto com os portobello. Bjinhos

Risonha, já somos duas, eu também adoro cogumelos obrigada e bjinhos

LPontes, faz muito bem em experimentar.

Luciana macêdo, além do sabor, o que eu mais gosto nos portobello, é do facto de serem carnudos e grandes. Uma delícia. Bjinhos

Natércia disse...

Mónica adorei como tudo o que fazes.Um bjo.Natércia...

Larissa disse...

Amiga, acredita que nunca comi cogumelos?

(para uma amiga minha, "casinhas de gnomos") rsrs

Fiquei com vontade de experimentar sua comidinha! Um beijo

Saltapocinhas disse...

pelos vistos nunca provei cogumelos dos bons, porque só como dos de lata.

dos outros tenho um bocado de medo :)

janeca disse...

Adoro cogumelos!!! e este recheio deve ser uma maravilha,estão lindos os seus cogumelos.

Bjinho!

Neuma disse...

Não sou muito fã de cogumelos mas esse prato q vc fez me deu vontade de provar :-)
Parece delicioso!

monica disse...

Natércia, obrigada e bjinhos

Larissa, nem todas as pessoas gostam, mas para quem gosta é um petisco. Tem que experimentar. Bjinhos

Saltapocinhas, não há razão para ter medo, os que se vendem nos hipermercados são perfeitamente seguros.Experimente! Bjinhos

Janeca, são uma delícia, não são? Bjinhos

Neuma, estes cogumelos por si só já são muito saborosos, com este recheio ficam ainda melhores. Mas eu sou suspeita!Bjinhos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Adoro cogumelos e os seus me deram água na boca!!! Aqui este cogumelo é caríssimo...mas, assim que tiver oportunidade farei esta receita!bjs

Ana GG disse...

Monica, agradeço imenso a sua resposta...lá fiquei sem tradutor automático. Aproveito para dizer que adoro cogumelos e a sua receita faz "crescer água na boca"!
Bjos

UA-16306440-1