terça-feira, 13 de maio de 2008

Queques de chocolate e cereja







Andei meses a resistir à tentação de fazer estes queques de chocolate, primeiro porque esta receita pede doce de cereja morello, coisa que eu nunca vi por cá e segundo porque receava que os queques ficassem demasiado enjoativos.
Comecei por procurar um doce que pudesse substituir o da receita e que não fosse excessivamente doce. Encontrei o doce, comprei-o e guardei-o no meio das outras mercearias em casa.
Mais uns tempos se passaram e só quando o joãozito me veio pedir para fazer um bolo para a escola é que eu ganhei impulso para finalmente fazer estes queques. Claro que corri o risco de ter que fazer outro tipo de bolo. Mas a verdade é que quando os provei, fiquei imediatamente convertida à mistura de chocolate e doce de cereja. Nem preciso de dizer que os colegas do Joãozito também não reclamaram.
Estas delícias chegaram até mim via Nigella e digo-vos uma coisa, esta mulher tem receitas de chocolate, ( e não só ) que são de bradar aos céus. São quase sempre receitas simples de fazer e como ela costuma dizer, mais simples ainda de comer.






Ingredientes:
125 gr. de manteiga sem sal
100 gr. de chocolate preto
300 gr. de doce de cereja ( na foto está o doce que eu uso para esta receita )
150 gr. de açúcar
Pitada de sal fino
2 ovos grandes
150 gr de farinha com fermento
12 forminhas de papel

Para a cobertura:
100 gr de chocolate preto
100 ml. de natas
1 colher de sopa de açucar
6 cerejas de cocktail

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Ponha a manteiga num tacho ao lume para derreter. Quando estiver quase derretida, junte o chocolate partido em pedaços. Deixe ao lume( lume brando) por uns momentos até começar a derreter o chocolate. Tire do lume e mexa até derreter completamente.
Agora junte o doce de cereja, o açúcar, o sal e os ovos batidos. Mexa com uma colher de pau e quando estiver tudo ligado, junte a farinha. Ponha a massa dentro das formas e leve ao forno por 25 m - faça o teste do palito-.Tire do forno e deixe arrefecer antes de pôr a cobertura de chocolate.
Para a cobertura de chocolate, ponha o chocolate partido em pedaços dentro de um tacho juntamente com as natas e o açúcar. Leve ao lume até levantar fervura-mexendo sempre-. Tire do lume e bata a mistura à mão ou com batedeira- até ficar macio e consistente.
Cubra os queques com o creme de chocolate e ponha metade de uma cereja de cocktail no topo de cada queque.







Print Friendly and PDF

17 comentários:

Marizé disse...

A combinação de chocolate e frutos vermelhos sempre me encantou, logo estes queques não são excepção.

Bj

pipoka disse...

Têm um aspecto absolutamente tentador!

bjs

janeca disse...

Olá Monica,Adorei os seus Queques,estou como a Marizé é fabuloso a combinação de chocolate e frutos...fiquei deliciada só de olhar, imagine a comê-los.

bjinho!

Martuxa disse...

Ficaram um encanto e aposto que deliciosos também.

bjd«s

Emília disse...

Ficaram lindos! Deu água na boca! Beijinhos

Natércia disse...

Mónica eu tenho que sair disto eu vou ficar tão gorda que não vou caber nas portas com tanta coisa boa uma maravilha um bjo. Natércia...

Manuela disse...

Então não se comem as cerejas???

Eu adoro cerejas com chocolate :-)

cozinha da drica disse...

Munina que receita maravilhosa.preciso fazê-la urgente!!! Bjks e ótima semana!!

Nana disse...

Posso pegar um?!
Que maravilhosos.
bjs

Anette disse...

mal entrei, engoli logo em seco...
Estes queques parecem-me divinais!!! Compreendo a resistência em os fazer...
Beijinhos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Divinas!!!!Ai agora eu estou cá a morrer por esta tentação!bjs

Laurinha disse...

Chocolate e frutas vermelhas, hummmmmmmm, delícia, uma combinação deliciosa!
Beijinhos,

Filipa disse...

Mónica os queques estão absolutamente tentadores... Imagino o sabor deles...

Beijocas

monica disse...

Marizé, é uma excelênte combinação, concordo plenamente. Bjinhos

Pipoka, só o facto de serem de chocolate já é uma tentação, não é? Bjinhos

Janeca, obrigada, estes queques deliciosos. Bjinhos

Martuxa, obrigada e bjinhos

Emília, obrigada e bjinhos

Natércia, não vais nada, o que nós precisamos é de coisas boas para levar a vida com alegria, não achas? Bjinhos

Manuela, tanto quanto se sabe as cerejas de cocktail têm um corante que é muito prejudicial para a saúde. Mas também acredito que se comer pouco e de vez em quando, não tem mal nenhum. Também é preciso fazer o gosto ao dente. Bjinhos

Drica, você vai gostar. Bjinhos

Nana, claro que pode. Bjinhos

Anette, que bom que gostou. Bjinhos

Mel, se eu pudesse, mandava-lhe uns quantos para você provar. Bjinhos

Laurinha, é uma delícia mesmo. Bjinhos

Filipa, ficam realmente muito bons. Bjinhos

pimenta rosa disse...

tenho ouvido falar tanto na nigella mas nunca experimentei nenhuma receita dela, agora com esta receita já não dá para não experimentar

monica disse...

Pimenta rosa, já pode experimentar e gostar concerteza. Bjinhos

Marcia disse...

Um luxo! Bjs

UA-16306440-1