sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ao som de Jack Johnson




Eu acho que zen, é o termo indicado para definir a música do Jack Johnson. As canções dele fazem-me lembrar o mar e o agitar suave da água em dias calmos de verão. Têm tudo a ver com praia, tranquilidade e numa canção em particular, com comida.
Banana pancakes, é uma música muito doce e foi ela que me inspirou a fazer panquecas de banana.
De cada vez que a ouvia, o que acontecia e ainda acontece muitas vezes, só me apetecia comer panquecas...e de banana, o engraçado é que na altura eu nem sequer sabia se gostava delas ou não, mas como adoro bananas, a simples ideia de juntar a massa fofa das panquecas com bananas maduras já era por si só o bastante, para me deixar com desejos de uma coisa que eu nem sequer tinha ainda experimentado.
Quando fiz as panquecas pela primeira vez, iniciou-se uma nova era na minha cozinha. A era das panquecas de banana.
Eu fiz um molho de chocolate para servir com estas panquecas, banana e chocolate, é uma das melhores combinações existentes na cozinha e como eu gosto de chocolate...

Tal como Jack Johnson canta:
"Talvez possamos ficar a dormir
eu faço-te panquecas de banana
faz de conta que é fim de semana"

Lembrem-se que amanhã é fim de semana, a melhor altura para fazer panquecas de banana, ao som de Jack Johnson.
Tchau, até Segunda... e bom fim de semana.




Ingredientes:
1 chávena de farinha ( eu uso um copo com as medidas em cups )
3 ovos
1/2 caneca de leite
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal fino
2 colheres de chá rasas de açúcar
1 colher de sopa de creme fraiche
1 banana madura grande ou 2 pequenas

Para o molho de chocolate:
50 gr. de chocolate em barra
100 ml. de natas
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Bater os restantes ingredientes em conjunto (incluindo as gemas), juntar as bananas esmagadas e envolver cuidadosamente as claras em castelo.

Pôr uma sertã anti-aderente ao lume e deixar aquecer bem. Com uma concha de servir sopa, ponha pequenas quantidades de massa na sertã. Quando a massa fizer bolhas vire a panqueca e deixe cozer do outro lado, até dourar.

Para o molho de chocolate, ponha os pedaços de chocolate, as natas e o açúcar numa caçarola, ao lume e em banho maria. Quando o chocolate derreter e a mistura estiver homogénea está pronto.

Para servir, ponha as panquecas em cima umas das outras e cubra com o molho de chocolate. Podem ser comidas ao pequeno almoço ou como sobremesa.



Print Friendly and PDF

18 comentários:

Elvira disse...

Sou incapaz de preparara um pequeno almoço em condições. De manhã, passo uns momentos noutra dimensão, quando acordo... Um dia destes, tenho de ver se acordo melhor para testar enfim umas panquecas lindas como essas... :-)

Beijinhos.

LPontes disse...

Não conheço a música; já pedi ao "pirata".
Mas zen, zen, deve ser esse pequeno almoço, que será amanhã!

Bom fim de semana

LPontes

Filipa disse...

Mónica parece-me uma excelente receita para as do clube das apreciadoras de panquecas :)
Eu não gosto é de bananinha mas se fôr com pêras maduras também deve resultar bem.

Beijinhos e bom fim de semana!

risonha disse...

eu devo ser a única pessoa da blogosfera que nunca fez panquecas...
estas tuas estão apetitosas.

Natércia disse...

Mónica adorei e diz ai para essa Risonha que eu também nunca fiz! eu como só nas feiras. Um bjo. Natércia...

Luciana Macêdo disse...

As minhas panquecas vão ser para o cafezinho do fim do dia, adorei a sugestão de prepará-las com banana.
Bjs!

ameixa seca disse...

Nao sou fã de bananas mas sou fã do fruto em bolos. Nas panquecas também deve ser muito bom... Bom fim de semana

Nela disse...

Adoro panquecas,essas devem estar óptimas,gosto de as comer á tarde ao lanche.beijito :O)

Letícia disse...

VoC~e tem razão, Jack Johnson lembra praia, sol e essa musiquinha é uma delícia, assim como essas panquecas, que devem estar perfumadas e deliciosas. Bjos

pimenta rosa disse...

gosto muito de panquecas mas não tenho paciência para as preparar ao pequeno-almoço acabam sempre por passar para o lanche
com a banana devem ficar mesmo boas
bjs

claudia disse...

Que belas panquecas!

edinha disse...

Adorei estas panquecas de banana.
Vou ter de experimentar
Beijinhos

Letícia disse...

Oi Mônica de novo, obrigada pela passadinha no meu blog. Aí tive que passar aqui e olhar para as panquecas, ai, que vontade. Bjos

Cris disse...

Panquecas de banana, devem ser optimas, gosto de tudo o que é doce e leva banana, vou anotar a receita e experimenta-la na primeira oportunidade!
Bjs

Marcia disse...

Adorei o teu post... Gosto muito do Jack Johnson; a música dele passa uma energia gostosa! As panquecas ficaram o máximo, Mônica! Um beijo, e bom final de semana.

Cláudia disse...

Adorei panquecas de banana! Com certeza vou fazer no próximo sábado! Banana é o que não falta nesta casa! (risos)

bjs

Axly disse...

Que fofo! É a primeira vez que vejo uma música inspirar uma vontade tão grande de comer algo^^
Eu ia amar essas panquecas, tão na minha lista!
Kisss^^

oquefazerprojantar??? disse...

andava "passeando" por aqui e cheguei a esta beleza!
Fiquei gulosa!
bjs lisboetas

UA-16306440-1