terça-feira, 3 de junho de 2008

Bolachas com pedaços de chocolate




Quem não gosta do cheirinho quente e doce, que invade a cozinha, enquanto se cozem bolachas no forno? Para mim é das coisas mais agradáveis e aconchegantes.
Apesar de não apreciar bolachas, gosto imenso de as fazer e gosto também de ter caixas e caixinhas de coisas boas para comer, que agradam ao resto da família.
Estas bolachas são do site da Martha Stewart e são também as favoritas cá em casa. São crocantes, têm pedaços de chocolate e sabem ligeiramente a caramelo devido á presença do açúcar amarelo. A partir daqui, podem facilmente imaginar o aroma que se espalha pelo ar, enquanto cozem. É assim que eu as saboreio, através do aroma. O delicioso aroma de bolachas a cozer no forno.



Mezzaluna, não é linda?


Ingredientes:( entre 30 a 40 bolachas dependendo do tamanho da colher que usar para fazer as mesmas)
225 gr. de manteiga sem sal
1 chávena de açúcar normal
1 chávena de açúcar amarelo
2 ovos grandes
1, 1/2 chávena de farinha de trigo com fermento
1, 1/2 chávena de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extracto de baunilha ou 3 gotas de essência de baunilha
200 gr de chocolate preto em barra ou pepitas de chocolate

( Eu uso um copo de medir de vidro que tem as medidas em cups - chávenas em inglês )

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190º, marca 5 no fogão a gás.

Forre um ou dois tabuleiros com papel vegetal, ligeiramente untado com manteiga. Esta receita rende muito, por isso vai ter que cozer as bolachas em várias fornadas, se tiver mais do que um tabuleiro de forno tanto melhor, pode ir adiantando o processo, de forma a quando tirar um tabuleiro do forno, já ter outro pronto, para pôr lá dentro.

Numa taça grande, bata com a batedeira, a manteiga amolecida ( basta deixá-la á temperatura ambiente por algum tempo), com o açúcar branco e o amarelo, até ficarem em creme.
Junte os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição.
Junte as farinhas, o fermento, o sal, o bicarbonato, a baunilha e o chocolate( se usar chocolate em barra corte-o com uma faca, se tiver uma mezzaluna, basta picá-lo de modo a obter pedaços pequenos) e mexa devagar até incorporar.
Nos tabuleiros forrados, Ponha colheres de chá, cheias de massa, com bastante espaço entre elas, pois estas bolachas crescem muito, se quiser bolachas mais pequenas, utilize uma colher mais pequena.
Leve ao forno e coza na prateleira do meio, até ficarem douradas, mas ainda moles, elas endurecem enquanto arrefecem.
Eu cozi cada fornada durante 12 m.
Tire-as imediatamente do forno e deixe-as arrefecer um pouco no tabuleiro para que endureçam.
Ponha-as num prato, ou numa rede se tiver.
Deixe arrefecer por completo e guarde em caixas hermeticamente fechadas.
Estas bolachas duram imenso tempo se estiverem bem acondicionadas. Print Friendly and PDF

9 comentários:

Eliana Scaramal disse...

As bolachas estão tentadoras, e eu tenho uma mezzaluna e adoro!!!

Nela disse...

As bolachinas devem estar uma delicia,tambem adoro o cheirinho dos (bolos)quando estão a cozer,e têm um óptimo aspecto,parabens pelo seu blog,é a primeira vez que lhe faço comentário,mas já o tenho na minha lista. bjo

Marizé disse...

Eu tal como tu, tenho mais prazer em fazer e cheirar do que em comer bolachas.
Costumo fazer estas bolachinhas e substituo parte da farinha por aveia, uma delicia.
As tuas estão lindas, adorei a foto.

Bjs

pipoka disse...

Eu ando sempre à procura de umas bolachas com pedaços de chocolate que me encham as medidas...acho que acabo de encontrar a receita.

bjs

Axly disse...

Adorei a tua iniciativa de publicar a tabela com as temperaturas dos fornos, apesar de só ter a gás aqui em casa, sei que muita gente nessa blogosfera usa os dois, e tudo que facilita a vida é bem-vindo!
Adoro essas bolachas, e fico mesmo imaginando o perfume enquanto assam^^
Kisss pra ti

Natércia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edinha disse...

Que bolachinhas boas.
Beijinhos

janeca disse...

Monica estão lindas na foto...
Imagino o cheiro e sabor dessas bolachinhas, Adorei!!!

Bjinhos!

Filipa disse...

Adorei a receita desta bolachas e as fotos estão lindas!

beijinhos

UA-16306440-1