quinta-feira, 5 de junho de 2008

Creme aveludado de favas



As favas são mais uma das muitas coisas boas que a primavera tem para oferecer. Quando colhidas e cozinhadas de seguida, são tenras, adocicadas e com aquele sabor tão característico que eu tanto gosto.
 Tive imensa pena de não ter semeado favas na minha pequena horta, mas como acabei de dizer ela é pequena e não dá para tudo. Talvez para o ano, consiga arranjar um cantinho para as semear.
Este creme, é muito simples mas fica delicioso.


Ingredientes:
500 gr. de favas sem a vagem
4 batatas médias
1 courgette grande
1 cebola média
2 dentes de alho
Azeite
Sal
Preparação:
Coza as favas em água, estas cozeram rapidamente, eram muito tenras.
Tem que vigiar, pois o tempo de cozedura depende da qualidade das favas.
Se cozerem de mais não se preocupe pois elas vão ser passadas com a varinha mágica.
Tire as favas da água para arrefecerem, mas guarde a água.
Numa panela grande, ponha um pouco de azeite, leve ao lume e quando estiver quente junte a cebola picada e deixe refogar, até a cebola ficar transparente, junte o alho picado, a courgette cortada em pedaços e as batatas também cortadas, refogue um pouco para libertar os sabores.
Tire a casca ás favas e junte-as aos legumes na panela. Cubra com a água onde as favas cozeram e mais um pouco de água se achar necessário, tempere com sal a gosto e deixe ferver até os legumes estarem cozidos.
Passe os legumes com a varinha mágica e sirva o creme com croûtons.


Print Friendly and PDF

17 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Cremes e dias mais frescos...foram feitos um para o outro. Esta sugestão chegou na hora certa.
Bjs!

ameixa seca disse...

Gosto tanto de favas. Também recebemos algumas dos vizinhos... aqui nem um pedacinho de quintal temos. Valha-nos os vizinhos e amigos :)

risonha disse...

eu gosto muito de sopa/creme de favas e esse teu, a avaliar pelo aspecto da foto, deve ser veludo autêntico.

Carol disse...

Muito boa sugestão,adorei. !! Beijão

pipoka disse...

Eu deliro com favas, em sopa, guisadas, em salada... são uma maravilha. Há quem me ache um bicho estranho, por isso é sempre bom encontrar quem partilhe estas manias comigo!

bjs

Natércia disse...

Mónica será que pode ser um pratinho para esta mesa. Um bjo. Natércia...

Marizé disse...

Eu aprendi a gostar de favas ao ponto de gostar delas de 1001 maneiras, em criaça nem ve-las!

Este creme está mesmo com ar de delicia.

Bj

Nani disse...

Ora aí está um creme bem delicioso, eu também vou pondo o que posso no meu jardim e há dias foi abóbora e espinafres por entre as roseiras que tenho muitas e de todas as cores, bjs

anna disse...

Sou como a Marizé, em criança detestei-as e agora estou a gostar delas - das favas!
Creme bonito este.
Beijinhos.

janeca disse...

As favas perseguem-me...aqui e noutros blog.
Mónica este creme está fabuloso,com um aveludado que até arregala os olhos!!Adorei.

bjinho!

laila disse...

ai favas frecsas é artigo de lucxo por aqui!!!lindo seu creme!!!

bjs

LPontes disse...

Quando se tem a (rara)sorte de ter favas com a frescura dessa da fotografia, pode fazer um creme ainda mais aveludado e com sabor mais perfumado se usar também a casca (a própria vagem). É uma experiência que só se pode fazer com favas assim, claro, o que, na realidade só é possivel se as puder cultivar ou tenha alguém que lhe forneça, como foi o caso.

LPontes

Emília disse...

Esse creme chamou minha atenção...com certeza vou fazer! Bjos

QqCoisa disse...

Adorava experimentar!!!

www.paracozinhar.com - comunidade de blogs culinários! Registe-se gratis!

Marcia disse...

Deve ser delicioso... Bj

Larissa disse...

Amiga, pode rir da minha dúvida que eu deixo. Mas não posso, não consigo, não dá para não perguntar...

...


... o que são favas?

Patecas disse...

Obrigada pela receita! vai ser hoje o nosso jantar ;)

UA-16306440-1