terça-feira, 17 de junho de 2008

Frango com massa de pimentão e tomilho



Frango? Com o euro a decorrer, esta é uma palavra melindrosa. Basta ser mencionada dentro de um contexto futebolístico, para pôr os adeptos mais fervorosos com os cabelos em pé! Principalmente se o imaginarem dentro da baliza de Portugal...salvo seja!
Hoje vou falar de frango mas num contexto próprio para um blog respeitável e sério onde se escreve sobre comida. Um frango estufado com massa de pimentão e tomilho.
A massa de pimentão está tradicionalmente associada á carne de porco e ao Alentejo. Aliás é do Alentejo que ela vem. Mas eu gosto muito de a usar com frango. Com tomilho e alho à mistura, esta carne fica ainda mais saborosa e fazer um prato diferente sem ter que ir às compras de propósito e sem recorrer à biblioteca de cozinha, de vez em quando, é tudo o que eu peço!

Ingredientes: ( 4 pessoas )
1 frango médio cortado em pedaços
1 cabeça de alho
1 cebola pequena picada
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de massa de pimentão
1 copo médio de vinho branco
1 raminho de tomilho
Sal e pimenta preta ( se for moída na altura, tanto melhor)

Preparação:
Num tacho ponha o azeite, deixe aquecer e junte os pedaços de frango, deixe refogar um pouco, virando, para dourar de ambos os lados.
Tire os pedaços de frango do tacho e reserve. Junte a cebola, quando estiver alourada junte novamente o frango, a cabeça de alho com o topo cortado, o raminho de tomilho, a massa de pimentão, tempere com sal e pimenta e regue com o vinho.
Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando, se achar que precisa de líquido acrescente um pouco de água. Cozinhe 20 m.+ ou -, mexendo de vez em quando.
Sirva com arroz branco ou então com batata frita.
Print Friendly and PDF

10 comentários:

Filipa disse...

Que bom aspecto! Também adoro frango assim, fica muito saboroso e agrada a toda a gente.

biejinhos

Marizé disse...

De facto a massa de pimentão é mais usada na carne de porco, mas o que é certo é que confere um toque especial até no peixe.

Gostei bastante desta receita e a foto está "apetitosa".

Bj

risonha disse...

gostei bastante deste frango... e essa foto com a cabeça de alho está a dar-me volta á moleirinha!

Natércia disse...

Mónica mesmo como eu gosto então com a massa de pimentão que eu tenho sempre! O meu marido que por sua vez é um Alentejano mesmo Alentejano, não pode faltar com coisa alguma que seja da sua terrinha. Um bjo. Natércia...Quero dizer que também eu sou ele do alto eu do baixo...

ameixa seca disse...

Aposto que os guarda redes gostam mais deste tipo de frango ;) Eu sei que gsoto do que vejo e o sabor deve ser ainda melhor :)

Letícia disse...

Oi Mônica, seu frango também está lindo, com temperinhos o frango fica especial e gastando pouco, melhor ainda. Beijos.

Luciana Macêdo disse...

Uma sugestão para variar o franguinho da semana.
Bjs!

Laurinha disse...

O alho assado fica tão bom.... ótima sugestão!
Beijinhos,

Odete disse...

Estava ja com saudades de vir aqui.Gostei tanto do seu bom humor quanto do frango, ainda mais com aquele alho assado, bom demais.
beijos

astrolzen disse...

este blogue está cada vez mais interessante e bem orientado a do frango está muito bem conseguida espero cotinuar a disfrutar de muitas mais receitas de comer e chorar por mais

UA-16306440-1