terça-feira, 3 de junho de 2008

Tabela de temperatura: forno a gás e eléctrico

Há já algum tempo que andava a pensar em mostrar aqui no Pratos e Travessas uma tabela de temperaturas para fornos a gás e eléctricos. Eu já tive um forno a gás e agora tenho um eléctrico e muitas vezes ficava sem saber como cozinhar esta ou aquela receita, pois não vinha especificado na mesma, a temperatura a que devia ser cozinhada e quando vinha especificada, ou só se aplicava a forno eléctrico, ou só se aplicava a forno a gás. Esta situação exigiu de mim grandes malabarismos ao longo dos anos para conseguir fazer bem algumas receitas.
Sendo assim vou mostrar-vos aqui os significados das temperaturas, numa tabela simples e de consulta fácil. Espero que vos seja útil.


Temperatura dos fornos


Marca 1 forno a gás--------140º forno eléctrico---------Forno muito brando

Marca 2 forno a gás--------150º forno eléctrico---------Forno brando
Marca 3 forno a gás--------160º/170º forno eléctrico---------Forno ligeiramente moderado
Marca 4 forno a gás--------180º forno eléctrico---------Forno moderado

Marca 5 forno a gás--------190º forno eléctrico---------Forno ligeiramente quente

Marca 6 forno a gás--------200º forno eléctrico---------Forno ligeiramente quente

Marca 7 forno a gás--------210º forno eléctrico----------Forno quente
Marca 8 forno a gás--------220º forno eléctrico----------Forno quente

Marca 9 forno a gás--------240º forno eléctrico----------Forno muito quente



Ainda assim tenham em conta que os fornos não são todos iguais, são variáveis e por isso é muito importante conhecermos o nosso próprio forno. Print Friendly and PDF

5 comentários:

Leila disse...

Tem uma guria no meu trabalho que sempre me pede umas receitas e quando falo na temperatura ela sempre dizia: no forno a gas é mark 4 né? eu nao sabia responder mas olhando no teu post percebi que 180C no eletrico corresponde a marca 4.
vou salvar e entregar a ela.
adorei o post Monica.
beijinhos

Nani disse...

Achei uma excelente ideia, bjs

ameixa seca disse...

Aiii... eu vejo-me grega para orientar a temperatura do meu fogão a gás. Jé é tão velhote que é do tempo em que nem marcas tinha. Só tem uma marca com uma chama forte e uma com uma chama fraca... que corresponde ao máximo e ao minimo. E é só! Portanto nunca sei a quantas ando... Mas é sempre bom ter esta orientação ;)

laila disse...

utilidade pública!!!brigadao!! bjs

O Barriguinhas disse...

Muito útil! Obrigada. Partilhei esta sua mensagem no nosso Facebook :)

UA-16306440-1