quinta-feira, 3 de julho de 2008

Mais dois livros de cozinha



Estes dois livros não são aquisições recentes e há muito que queria falar-vos sobre eles.
A Nigella Lawson é ainda hoje a cozinheira celebridade que eu mais admiro, eu digo cozinheira porque é isso mesmo que ela é, uma cozinheira sem treino profissional, que aprendeu a cozinhar com a mãe e com algumas mulheres da família e que depois foi desenvolvendo as suas capacidades culinárias graças a uma grande paixão pela comida e tudo o que gira à volta da mesma.
O que eu gosto na Nigella é o sentido de aconchego doméstico que ela transmite enquanto prepara as receitas e que passa para os livros que escreve e também o forte sentido afectivo, que ela dá à comida, enquanto elo de ligação entre as pessoas. Curiosamente, destes dois livros, o meu preferido é o How to eat, eu digo curiosamente porque é um livro que não tem fotografias das receitas o que à partida, me fez pensar que talvez não me agradasse tanto. Puro engano! adorei! Para mim é um clássico moderno, tudo o que é importante no que diz respeito à comida está lá e é abordado de uma forma tão envolvente e ao mesmo tempo tão despretensiosa que dá vontade de o ler mais do que uma vez, o que aliás eu já fiz.
O feast, por seu lado, é um livro muito interessante porque está divido por festas, como aliás o nome indica. Assim tem receitas próprias para o natal , Páscoa, casamento, festas judaicas, etc. e até para funerais! As fotos são simples e muito bonitas e os textos são óptimos , enfim é um prato cheio para quem gosta de comer.
Para completar a trilogia dos livros mais importantes ( para mim ) da Nigella, só me falta o How to be a domestic goddess, que será uma das minhas próximas aquisições.
A Nigella, chegou à minha cozinha numa altura em que a rotina se tinha instalado um pouco, devido à obrigatoriedade de cozinhar todos os dias e os seus textos tornaram-se uma lufada de ar fresco. Redescobrir o prazer de cozinhar, sob a sua perspectiva tão cheia de entusiasmo, foi algo de muito agradável . Daí estes serem dois livros muito especiais para mim.

Print Friendly and PDF

4 comentários:

ameixa seca disse...

Desconhecia por completo estes livros. Já tinha lido opiniões pró e contra acerca da Nigella. Não é possível adquirir os livros dela sem ser via Amazon?

monica disse...

Ameixa, podes encomenda-los na fnac, o How to eat foi assim que o comprei. Já o Feast comprei-o directamente á Amazon, só precisas de um cartão de crédito, o processo de compra é fácil e o serviço é impecável e além do mais fica mais barato e a entrega é muito mais rápida. Mas se não tiveres cartão de crédito encomenda na fnac, a editora é a Chatto & Windus.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Pois, é que não tenho mesmo cartão de crédito. Obrigada pela resposta :)

PimientayChocolate disse...

tambien es un referente para mi, me encanta su manera de trasmitir las recetas, me provoca cocinar con gusto y no por obligacion, el pavlova de chocolate impresionante, aun para mi es materia pendiente, pero voya a ver si lo intento un dia de estos, un saludo, daniela

UA-16306440-1