quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pizza para os rapazes...



Muitas vezes dou comigo sem saber o que cozinhar, a rotina teima em instalar-se na minha cozinha e eu teimo em desafiá-la mas lá vem um dia em que acabo por sair derrotada. Quando isso acontece quem decide o que vai ser cozinhado, são os meus rapazes e não fiquem já a pensar que eu tenho guarda-costas! Os meus rapazes são claro os meus piquenos. Eles encontram sempre uma solução... ou várias, o que me deixa depois com outro problema para resolver, tenho de impor a ordem e evitar desacatos a todo o custo, pois um quer massa e o outro quer batatas fritas e lá acabo eu por ter que decidir o que cozinhar na mesma, bem que me avisaram de que este mundo não era perfeito!!
Desta vez a pizza foi escolhida por unanimidade e cá em casa pizza significa, uma boa massa de pão, um bom molho de tomate feito em casa e os ingredientes básicos do costume; pimento, azeitonas, oregãos, bacon, chourição e o queijo é sempre mozzarella. O que faz toda a diferença é realmente a massa de pão e o molho de tomate que faço em quantidade e congelo para outros festins.
Aqui ficam as receitas.


Massa de pão:( 4 ou 5 pizzas grandes )
1 kg de farinha
500 a 600 ml de água tépida
1 pacote de fermento de padeiro desidratado
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal fino

Preparação:

Ponha a farinha em monte e faça uma cova no meio, coloque a água e o fermento, o sal e o açúcar e mexa em círculo( quanto á água, junte primeiro 500 ml e depois vá juntando o resto até achar que a consistência está boa e até a massa se desprender da mesa, eu nunca uso o total dos 600 ml ).

Tenda a massa muito bem, puxando-a para a frente e novamente para trás, faça este movimento várias vezes até a massa estar elástica. Ponha a massa numa taça enfarinhada, cubra com um pano e ponha em local ameno e sem correntes de ar, deixe levedar até dobrar de volume.

Depois de levedada, sove a massa para lhe tirar o ar, deixe descansar uns minutos, corte-a em pedaços e estenda-os numa superfície enfarinhada, dando-lhes a forma de pizza, depois é só por na forma própria, rechear e levar ao forno pré-aquecido no máximo, o forno tem que estar muito quente e cozer na prateleira do meio até estar dourada, 10 a 15 minutos.

No recheio desta pizza eu usei primeiro o molho de tomate como base, depois cobri com pimento em cubos, bacon em cubos, oregãos e azeitonas alentejanas e cobri com queijo mozzarella mas as variantes são á escolha de cada um.


Apontamento: Se não quiser usar a massa toda de uma vez ,pode congelá-la, dividida em porções e embrulhadas em papel de alumínio .


Molho de tomate:
3 latas de tomate em pedaços ou 6 tomates grandes maduros, sem casca, sem sementes e cortados em pedaços
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de mel
1 cenoura média cortada em pedacinhos pequenos
1 folha de louro
Sal e pimenta preta de preferência acabada de moer

Preparação:

Num tacho ponha o azeite a cebola e o alho, deixe refogar até ficar translúcido, junte a cenoura e frite um pouco, junte os tomates e o louro e cozinhe por 10 minutos, a seguir junte o mel, dissolva e junte o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, tire do lume, retire a folha de louro e passe tudo com a varinha mágica. Está pronto a usar.
Print Friendly and PDF

9 comentários:

Emília disse...

Adoro pizza!! Mas quem não adora né?rss Deu água na boca! Beijinhos

edinha disse...

Bem apetitosa .
Beijinho

anna disse...

Estes são uns rapazes com bom gosto e muita sorte, por terem uma pizza destas...
Eu detesto fazer massas, nunca me saem bem, snif!!!Beijocas.

claudia disse...

Bela pizza!!Ai que fomeeeee!

ameixa seca disse...

Rapazes sortudos ;)
Bela pizza... eu adorooooo mas tem que ser caseirinha claro :)

pipoka disse...

Estamos em sintionia: amanhã vou postar uma receitinha de pizza. A tua está com óptimo aspecto.

bjs

Cristina disse...

Boa, boa, bem que andava à procura de uma receita de molho de tomate! Adorei o facto de levar mel, suponho que deve ser para cortar acidez do tomate.

Natércia disse...

Mónica boa a tua pizza adorei um bjo Natércia...

"Manjares da Manu" disse...

Esta pizza está de dar água na boca, eu adoro pizza!!!!!

Bjs...

UA-16306440-1