terça-feira, 5 de agosto de 2008

Torta fofa de limão



A descoberta desta torta super-fofa, deve-se ao meu filho mais novo.
Num destes dias de férias, o João pediu-me para o ajudar a escolher uma receita, pois queria fazer um bolo . Dei-lhe alguns livros para a mão e passado algum tempo, ele veio ter comigo e mostrou-me esta torta. Curiosamente, eu já tinha olhado para a mesma receita várias vezes mas nunca a  tinha chegado a fazer. A verdade é que as tortas enroladas nunca me atraíram muito, salvo raríssimas excepções é claro.
Fomos para a cozinha e lá começamos a dividir tarefas. O João bateu as claras com o açúcar mas passado pouco tempo já estava cansado, conclusão,... aqui a mãe é que acabou por fazer a torta  mas os louros, esses ficaram para o João porque graças a ele descobri uma massa de torta fantástica, tão fofa que parece algodão e que se presta a várias aplicações, é só mudar o recheio e juntar coberturas diversas. A única coisa que precisam além da massa, é de imaginação!


Ingredientes:
4 claras
8 gemas
100 gr. de açúcar
1 pitada de sal
50 gr. de farinha
50 gr de maizena ( amido de milho )
Recheio:
100 gr. de açúcar
0,5 dl de natas muito frias
5 colheres de sumo de limão
Raspa de meio limão
Para polvilhar:
2 colheres de sopa de açúcar em pó

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 do fogão a gás.

Forre um tabuleiro quadrado com papel vegetal. Bata as claras em merengue com 100 gr. de açúcar e 1 pitada de sal. Junte as gemas e misture. Junte as duas farinhas e misture-as com a mistura de claras e gemas, bata bem com a batedeira até ficar uma mistura fofa. Ponha a massa no tabuleiro e leve ao forno por 10 a 15 minutos, faça o teste do palito. Desenforme a massa em cima de um pano bem polvilhado com açúcar e cubra-a com um pano húmido.

Bata as natas com 100 gr. de açúcar, o sumo e a raspa do limão. Tire o pano húmido de cima da massa e espalhe o recheio por cima, enrole com cuidado, com a ajuda do pano que está por baixo. Ponha num prato á escolha e polvilhe com o açúcar em pó.

Apontamento: Para que as natas fiquem em chantilly, é preciso que estejam muito frias, nem que para isso tenha que as por uns minutos no congelador.
Print Friendly and PDF

22 comentários:

Nela disse...

Olá Mónica está boazinha?obrigado pelo comentário, sim é um Paraíso a Madeira, é tudo muito limpo, não imaginava que fosse tanto assim,adorei mesmo, até o mercado é bonito, os vendedores dão tudo a provar, aqui nem tanto assim. Olhe Querida a torta está óptima, á muito tempo que não faço nenhuma.A minha filha adora uma que fica tão boa,por dentro fica estilo pudim, mas nós cá em casa gostamos muito de bolinhos de limão, são tão bons!esta está linda nem estalou,parabens tb. ao filho.Beijinho boa semana.

Filipa disse...

Que torta bonita e parece muito fofinha mesmo!

Beijinhos

Emília disse...

Oi Monica! A massa parece ser boa mesmo! Também não me atrai muito fazer rocamboles, quem sabe um dia rss! Beijinhos

Vitor disse...

Mónica a sua torta está linda!!!Um abraço Vitor:-))

Odete disse...

Monica querida, obrigada pelo recadinho. Valeu!
Que coisas lindas e gostosas encontrei por aqui - alias sempre.
Beijo grande

mesa para 4 disse...

Mónica esta torta está linda ...beijinho

Elvira disse...

De facto, parece muito fofa e o aroma à limão deve ficar uma delícia. :-)

Beijinhos.

Marizé disse...

Ao tempo que não faço uma torta, acabei de me inspirar, pois realmente parece ser bastante foda e versatil.

Bj

pipoka disse...

Só pelo aspecto, posso dizer que o adjectivo foi muito bem escolhido. Será esta receita, finalmente, o incentivo que eu precisava para enrolar uma torta?

bjs

Eliana Scaramal disse...

Tem limão já me conquista de cara, pois amo os sabores citricos, adoraria experimentar essa torta.

anna disse...

«A única coisa que precisam além da massa, é de imaginação!»... dizes isto porque não me conheces, lol!
Eu também preciso de jeito para conseguir enrolar a torta sem a partir toda...
A tua está lindona!
Beijos.

ameixa seca disse...

Ohhh pahhh adorei o comentário da Marizé eh eh
Eu não diria melhor ;)
Muito fofa mesmo e o limão dá-lhe a frescura que é preciso para este calor.

"Manjares da Manu" disse...

Essa sua torta está com cara de me come!!!! Deve estar delíciosa e fofissíma!!!

Bjs...

Luciana Macêdo disse...

O sabor cítrico é meu preferido,com certeza vou adorar comer uma pedacinho desta torta, então é só providenciar.
Bjs!

risonha disse...

receita anotada para experimentar muito em breve.

Clumbsy Cookie disse...

Ainda bem que o teu filho descobriu a torta, parece mesmo muito fofinha!

claudia disse...

Que torta tão apetitosa e com aquele creme no meio....que delíciaaaaa!

edinha disse...

O aspecto é uma fofura :)
Beijinho

turbolenta disse...

É sempre assim: de boas intenções está o mundo cheio.
Acabam por começar mas nunca são capazes de acabar "a obra".
Gosto de tortas, e não costumo ter problemas para as enrolar.E também, com a mesma massa, podemos variar imenso, pois tudo depende do recheio.Também adoro as de chocolate com chantily
HUm! que delícia!
bom fim de semana

PimientayChocolate disse...

hola Monica, la torta te quedo estupenda y con ayudante asi mejor aun, el bizcocho quedo super fofo, yo aun no puedo con las tortas enrrolladas siempre se me terminan partiendo.

un besote, daniela

Rivera disse...

Não sei bem porquê mas devo de ter um certo trauma por tortas... nunca fiz uma torta na vida! Mas esta de limão dá-me vontade de experimentar :)

Anónimo disse...

Descobri o seu blog quando procura na net uma Torta Fofinha e apareceu-me esta maravilha. Já experimentei é uma delícia!! fiz uma pequena alteração, como a preparei para umas visitas que tive em casa no domingo, e uma das pessoas não pode comer leite ou derivados, o chantilly fiz com natas de soja, e ficou também muito bem. Parabéns por estas receitas maravilhosa, já fiz o coelho com alecrim que também é delicioso e a sobremesa de chocolate com amêndoas, que além de deliciosa, tem uma apresentação divinal e é muito fácil de fazer.
Mal tenha tempo vou experimentar a receita que tem de tarte de maçã, nham, nham, com gelado de baunilha, deve ser divinal! ´
Abraço e continua a divulgar essas maravilhas connosco.

Manuela R Santos

UA-16306440-1