quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mezze ou a arte de saborear





O verão está a acabar, mas para prolongar o seu espírito alegre, solarengo e colorido, nada melhor do que uma mesa cheia de petiscos saborosos e visualmente estimulantes.
No médio oriente e até mesmo na Grécia, mezze é o nome que se dá ao vasto grupo de petiscos que se comem, acompanhados de bebidas típicas de cada país. É uma festa para os sentidos, apreciar a variedade, sabor e beleza de uma mesa de mezze.
Mezze deriva da palavra persa mazza, que significa saborear e na antiguidade era algo tipicamente persa. Os persas tinham o hábito de servir frutas maduras com o seu vinho novo, para aliviar o sabor amargo do mesmo e daí veio o gosto de saborear pequenos petiscos enquanto bebiam bebidas típicas. Com o passar do tempo este hábito espalhou-se aos países vizinhos.
Hoje trago-vos o Fatayer e o Houmus ou Hummus, porque cá em casa são dos favoritos e faço-os vezes sem conta durante o verão.




Fatayer
Ingredientes: Para a massa
1 chávena de farinha
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
1/4 de chávena de água morna


Para o recheio de espinafres:
225 g. de espinafres frescos
1 cebola pequena picada
3 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta preta
1/4 de chávena de pinhões
1 pitada de sumagre


Preparação:

Para fazer a massa, ponha numa taça a farinha e o sal, junte o azeite e mexa com um garfo para ligar, junte a água e mexa até estar tudo ligado. Numa superfície enfarinhada trabalhe a massa, até esta ficar macia e elástica.

Estenda a massa muito fina e corte rodelas de massa para depois rechear.

Para fazer o recheio, lave muito bem os espinafres e corte-os em pedaços muito pequenos ( só as folhas ) depois amasse-os com as mãos, até eles reduzirem de tamanho e largarem bastante água, eles devem ficar bem esmagados e escorridos.

Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.

Pique a cebola muito miudinha e junte-a aos espinafres, assim como os pinhões se os usar ( eu não usei ), o sal a pimenta e o sumagre. Misture tudo e recheie as rodelas de massa com um pouquinho deste recheio.

Para fechar os bolinhos, una as rodelas de meio até uma ponta e puxe a ponta da outra metade da rodela, unindo-a em dois á outra parte, de forma a parecer um triângulo. Pincele com azeite e leve ao forno num tabuleiro untado com manteiga, por 15 a 20 minutos até ficarem dourados.









Hummus:
Ingredientes:
2 chávenas de grão de bico seco
3 dentes de alho esmagados
1/2 chávena de tahini ( pasta de sementes de sésamo )
1/4 de chávena de sumo de limão
Sal e pimenta preta acabada de moer

Preparação:

Demolhar o grão durante a noite. No dia seguinte, coza o grão durante aproximadamente 45 m. até estar macio, junte sal quase no final da cozedura para não endurecer os grãos.

Misture todos os ingredientes num processador e processe até obter uma pasta macia.

A decoração típica do hummus, é a que vêem na foto. Uns quantos grãos no meio, um pouco de salsa, na borda podem por paprika e no meio e á volta um fio de azeite, come-se molhando pedaços de pão pita no hummus.
Print Friendly and PDF

5 comentários:

Elvira disse...

Espectacular, Mónica. Os petiscos libaneses são os do melhor que há. :-)

Beijinhos.

Eliana Scaramal disse...

Taí uma comida maravilhosa para os dias quentes! Ficou super bonito!

Odete disse...

Monica minha querida, sintonia fina essa. Podiamos juntar todos os pratos e travessas e ia dar num banquete, hein!
Lindos seus pratos, adorei. Ja comprei o tahine e logo vou fazer humos.

Beijo p/ ti

Natércia disse...

Mónica coisa fina é difrente e chique!!!Não sei o que é mas deve ser bom...um bjo Natércia...
Ai não disse que eu ainda não passei do Alentejo e fui uma vez ao Porto como posso saber essas coisas para mais que chiques!

PimientayChocolate disse...

Monicaaa, me encantan los mezze, cuando estuvimos en Turquia nos llenabamos de mezzes y cuando venia la comida teniamos que sacrificarnos y tambien comerla.
el pudding de chocolate es un pecado!

besotes, daniela

UA-16306440-1