quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Tarteletes de maracujá




Ao fim de semana, quando vou a casa da minha sogra, gosto de andar pelo meio do terreno e ver o que há para apanhar, seja fruta ou legumes .
No tempo das laranjas, lá mais para Janeiro, eu não passo sem lá ir e comer uma ou duas laranjas, ali mesmo debaixo das laranjeiras. Não há nada igual à satisfação de colher e comer fruta na hora.
No caso dos maracujás, isso já não dá muito jeito, então só me resta trazê-los para casa, que foi exactamente o que eu fiz no passado domingo, apanhei-os e apanhei também, limões, maças e marmelos.
A minha única reserva, no que diz respeito á apanha da fruta, é a possibilidade de ter um "encontro imediato", com um louva a deus ou então um gafanhoto " big size", já que tenho pavor desses insectos. Quando isso acontece, acreditem que durante uns bons tempos, nem quero ouvir falar, em apanhar fruta!
Voltando aos maracujás, a ideia para estas tartelettes, surgiu de repente, assim tipo plimm!
 Eu ía postar a receita do curd de maracujá, que já andava para fazer há muito tempo - como tantas outras receitas! - e ía aproveitá-lo para rechear e cobrir um bolo ou uns queques mas quando o provei, achei-o tão bom por si só, que achei que devia ficar muito bom numas tartelettes, com uma base simples de massa areada, só para contrabalançar a acidez dos maracujás e realmente ficaram muito boas!
Este curd é macio e aveludado e o sabor é tão bom que dá vontade de o comer á colher, que aliás foi o que eu fiz a certa altura. É irresistível.





Ingredientes para o curd de maracujá:
11 maracujás
2 ovos grandes
2 gemas
150 gr. de açúcar
100 gr. de manteiga sem sal


Preparação:
Ponha a polpa e sementes de 10 maracujás num processador e processe só para soltar as sementes da polpa. Ponha a polpa dos frutos a escorrer, dentro de um coador grande com uma taça por baixo. Reserve o sumo.

Bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar juntos, até ficar em creme.

Derreta a manteiga em lume baixo e sem tirar o tacho do lume, junte-lhe a mistura de ovos e açúcar e o sumo dos maracujás, mexendo sempre. Cozinhe até engrossar, sem parar de mexer.

Tire o tacho do lume e junte a polpa com sementes e tudo, do maracujá que ficou de fora ( eu juntei também um pouco da polpa e sementes dos outros maracujás, porque gosto de sentir o crocante das sementes). Guarde no frigorífico até usar, também pode congelar.


Ingredientes para massa areada:

100 gr de manteiga sem sal, muito fria e cortada em cubos
200 gr. de farinha peneirada
1 colher de açúcar em pó, peneirada
1 ovo
1 colher de sopa de leite


Preparação:
Ponha a farinha o açúcar e a manteiga dentro de um processador e ligue-o, quando a mistura ficar tipo areia, junte-lhe o ovo e ligue de novo, pare e junte o leite, ligue só para juntar tudo e desligue logo.

Ponha a massa numa superfície enfarinhada e molde-a num disco, embrulhe em película e leve ao frigorífico por pelo menos 20 m.

Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada e forre 6 formas de tartelette, aproximadamente, pique o fundo da massa com um garfo, para que ela não inche ao cozer e ponha um pedaço de papel de alumínio e um peso ( pode ser uma forma mais pequena tipo soufflé ) em cima. Leve ao forno e coza por + ou 30 m., quando estiverem douradas, estão prontas.

Deixe arrefecer, tire as tartelettes das formas e recheie com o curd, se gostar pode servir com natas batidas.

Pode ver aqui mais informação sobre a massa areada. Print Friendly and PDF

12 comentários:

Martuxa disse...

As fotos ficaram fantásticas. As tarteletes devem ter ficado uma delícia.

Bjs

Filipa disse...

Mónica, qeu bom que andas numa fase de maracujá... Andas não andas?? É que em pouco tempo já colocaste aqui algumas receitas com esse fruto. Eu estou a adorar pois eu adoro maracujás.
Estas tarteletes estão com muito bom aspecto e aposto que ficaram deliciosas.

beijinhos

monica disse...

Filipa,tens razão!
realmente tenho tentado arranjar formas de aproveitar a fartura de maracujás, enquanto ela dura. Tenho que aproveitar enquanto posso!
Beijinhos

risonha disse...

uma vez mais fico danada de não conseguir encontrar maracujás por aqui.
as tarteletes estão lindonas.

ameixa seca disse...

Não havia necessidade de falar nos gafanhostos. Agora vou ter arrepios pela espinha acima só de pensar nisso e vou andar a olhar para trás a ver se tenho um encontro imediato com uma dessas coisas asquerosas. Odeio esses bichos saltitões!!!
Mas gosto de maracujás e das tuas tarteletes que ficaram um mimo :)

laila disse...

os maracujás q vcs encontram são tão lindos..por aqui são garndoes e amarelos por fora...não tão belos... mas suas tarteletes ficaram lindas!!! bjs

Emília disse...

Oi Monica! Ficaram lindos, super cremoso! Adorei!Beijinhos

Laurinha disse...

Adoro maracujá e estge 'curd me chamou a atenção!!

Beijinhos

Odete disse...

Monica, quisera eu ter maracujas por aqui. Quanto muito consigo comprar o suco de garrafa :-(
Essas tortinhas eu aceitaria agora.

Bjs

moonlight disse...

As tuas tarteletes estão muito lindas, enchem mesmo o olho! :) Bjs

anna disse...

O meu filho adora maracujá!
És uma sortuda com uma horta assim à disposição, mesmo com insectos incluidos... lol!
Beijinhos.

Nani disse...

Eu tenho montes de maracujá em casa e vou experimentar essas tarteletes, bjs

UA-16306440-1