quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Marmelada de maça




Eu adoro marmelada de maça. Comecei a fazê-la como forma de aproveitar as maças que vinham da casa da minha sogra. Como na maioria, eram muito ácidas, a única forma de as aproveitar era e é, fazendo marmelada de maça e geleia de maça, que eu gosto de usar para pincelar bolos.

As maças que vêm sempre em maior quantidade são umas bem grandes, muito perfumadas e que partindo ao meio, são em parte transparentes por dentro. A minha sogra costuma dizer que parece que têm azeite e por isso chama-lhes maças azeiteiras! Eu não sei se mais alguém lhes chama isso, mas o facto é que o nome pegou, até porque as partes transparentes da maça, parecem quase oleosas
.
A marmelada de maça pode ser feita com qualquer tipo de maça mas se tiverem acesso a maças "de casa", daquelas manhosas e com bicho, que à partida ninguém dá nada por elas, então aproveitem, porque essas são as melhores. Os bichos estão lá porque a maça é natural e sem químicos, e se é pequena ou mesmo grande mas feiota é porque não foi "fabricada em série" como as maças lindas que se vêem no hipermercado mas que não sabem a nada. Com as maças estereotipadas, tal como com a vida em geral, por vezes uma aparência bonita e super cuidada apenas serve para esconder um conteúdo pobre ou até inexistente!

Ingredientes: ( Estas quantidades são apenas uma referência , podem sempre duplicar ou triplicar a receita)
2 kg. de maças ( já descascadas e descaroçadas ) -pode aproveitar as cascas para fazer a geleia
1, 8 kg. de açúcar branco
Pau de canela ( opcional)
Preparação:
Coza as maças em pouca água e em lume brando. Depois de cozidas escorra a água mas sem espremer as maças e junte o açúcar e a canela se a usar, mexa e deixe ferver em lume forte, até a polpa da fruta ganhar alguma consistência e o ao mexer, se ver um pouco do fundo do tacho. Este tempo de cozedura não pode ultrapassar os 20 minutos.

Tire do lume e passe tudo com a varinha mágica.

Guarde em tigelas, deixe arrefecer um pouco e tape com rodas de papel vegetal. Se quiser pode pôr ao sol para secar, tal como se faz com a marmelada de marmelo mas eu nem sempre o faço.


Apontamento: Eu nunca uso o mesmo peso da fruta em açúcar, porque acho que fica muito doce. Antigamente usava-se bastante açúcar porque era uma forma de conservar os doces por mais tempor. Hoje em dia temos o frigorífico, os doces não precisam de ser tão ricos em açúcar, além do mais a marmelada aguenta-se muito bem sem ir ao frio, até a de maça.


Print Friendly and PDF

23 comentários:

Maison da Mónica disse...

Marmelada de maçã e muito boa.Não e só a tua sogra que lhes chama assim a minha mãe tambem dá esse nome. bjs

monica disse...

Mónica
e eu a pensar que a minha sogra era uma brincalhona!
Beijinhos

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Gostei da marmelada de maçã:)beijinhos

Pão, Bolos e Cia. disse...

Já há muito que não faço, quando fazia reduzia um pouco mais o açúcar e acrescentava pectina. Os gulosos têm de reduzir o açúcar de alguma forma, lol
Ficou muito bonita e consistente no fim de desenformada.

Karla disse...

Que bom! Eu não gosto de marmelada de marmelo mas uma vez comi de maçã e fiquei fã mas nunca mais vi à venda :(
Vou apontar a receita e faço em casa =)
Obrigada e beijinho

Cristina Momentos Preciosos disse...

Gostei da tua ideia,além que hoje em dia temos que poupar,e a fruta dos hipers são muito mais caras,do a dos mercadinhos de rua.
Em alguns doces ás vezes ponho pectina,bjs.

mesa para 4 disse...

Mónica esta marmelada está perfeita , um grande beijinho

Anónimo disse...

Gostei muito desta ideia da marmelada de maçã.
Não se importava de publicar a receita da geleia de maçã?
Também gosto de alguns bolos pincelados com geleia, mas não sei fazer.
Obrigada e continue com o seu blog, muito bom.

Felicidades.
Nélia Gomes

Natércia disse...

Mónica ficou uma maravilha!Um bjs

Vina disse...

Adorei esta tua idéia! A tua marmelada de maçã ficou muito bonita e deve ser óptima! Vou experimentar! Beijos.

Odete disse...

Monica, fiquei encantada com essa foto. Que doce lindo. Amei a simplicidade da receita.

beijos

edinha disse...

Ficou linda esta marmelada de maçã.
Beijinho

Nani disse...

Ficou linda e super brilhante, gostei também da sugestão para dar uso aos diospiros, adorei a receita, bjs

Eliana Scaramal disse...

Que diferente eu fiquei realmente encantada com a receita!!

www.saboresdalica.blogspot.com

janeca disse...

Monica não conhecia marmelada de maçã:)))sempre fizemos em casa de marmelo,as coisinhas boas que eu tenho aprendido com as amigas da blogosfera...Fiquei deliciada com o aspecto da tua marmelada,e como estamos na onda dos doces,compotas,geleias,não te importas que experimente fazer a tua receita de marmelada???
Só uma pergunta,o tempo de cozer é menor que a marmelada de marmelo??

Bjinhos

ameixa seca disse...

Eu desconhecia e nunca provei. Infelizmente não tenho acesso a tanta fruta como tu, senão faria o mesmo :)

Kláudinha disse...

é a minha marmelada preferida bjinhos

monica disse...

Nélia gomes,
assim que me for possível publico concerteza.
Beijinhos

Naninha disse...

Este teu doce ficou bem apetitoso, adorei!
Beijos

cristina disse...

eu tamben a faço e fica linda e boa os mes filhos adoran faço todos os anos en novenbro beijos cristina

Smsn - artes e ideias disse...

adoro marmelada!!!

LPontes disse...

Essas maçãs ácidas que usa são uma espécie infelizmente quase extinta pela normalização que aterrou nos nossos pomares e é a Maçã Riscadinha. A variedade de que falaé a melhor e chama-se "de espelho".

saboracasa disse...

tenho umas maças lá em casa , já sei o destini delas ...
Obrigada

UA-16306440-1