sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mousse de chocolate




De todas as coisas boas de chocolate, esta está entre as que eu mais gosto, ( apesar de eu ser suspeita, quando se trata de chocolate!).
A mousse de chocolate não é novidade, toda a gente a conhece mas tal como acontece com tantos outros doces, existem mil e uma receitas diferentes que vale a pena ir experimentando, até descobrir-mos aquela que realmente nos enche as medidas. Não convém é experimentar várias receitas num curto espaço de tempo, porque aí sim, as medidas vão mesmo ficar mais "cheias"!
Esta receita foi adaptada do "Mastering the art of french cooking", da reconhecidíssima Julia Child e vale a pena experimentar. É densa e forte, sem perder a textura própria de uma mousse. Servida com um monte de chantilly em cima e polvilhada com canela, é uma coisa!



Ingredientes:
4 gemas de ovo
4 claras de ovo
3/4 chávena de açúcar
1/4 de chávena de rum jamaicano, licor de laranja, cognac, sumo de laranja ou café forte ( eu usei licor Baileys)
150 gr. de chocolate preto de boa qualidade
150 gr de manteiga s/sal, amolecida
4 colheres de sopa de café forte
Pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar

Preparação:

Numa taça que possa ir ao lume, bata o açúcar com as gemas até ficarem cremosas e esponjosas, junte o licor ou sumo, eu usei licor Baileys e ficou muito bom. Ponha a taça em cima de um tacho com água bem quente mas não deixe ferver, mantenha em lume muito baixo, bata a mistura assim, por 3 a 4 minutos até, ficar bem quente e fofa, ( o açúcar tem que dissolver). Tire do lume e mergulhe a base da taça, num recipiente grande com água fria e bata mais 3 a 4 minutos até a mistura ficar fria e espessa.
Derreta o chocolate e o café em banho maria, tire do lume e junte a manteiga aos poucos,
mexendo para derreter. Junte a mistura de chocolate á de ovos e misture para ligar.
Bata as claras com a pitada de sal até formarem picos suaves, junte a colher de sopa de açúcar e continue a bater até ficar em castelo bem firme. Junte 1/4 das claras, á mistura de chocolate e mexa rapidamente. Junte os resto das claras, agora com cuidado, mexendo de cima para baixo, para que a mousse fique bem fofa. Ponha em taças individuais ou numa taça grande e leve ao frio, pelo menos por 3 horas. Eu prefiro fazer á noite e servir só no dia seguinte.


Para servir pode cobrir com chantilly e polvilhar com o que mais gostar, eu usei canela mas pode usar cacau em pó, praline, molho de chocolate preto ou branco, um licor de café, laranja ou chocolate, enfim as hipóteses são imensas. O importante é que se divirta tanto a fazê-la como depois a saboreá-la!
Print Friendly and PDF

18 comentários:

mesa para 4 disse...

Esta mousse está com um aspecto excelente...beijinho

Karla disse...

Oh deus....e eu a querer manter a linha...só se for a redonda :)
beijinho enorme

Natércia disse...

Mónica ficou maravilhoso!Um beijinho...

Eliana Scaramal disse...

Deve estar mesmo maravilhoso!

www.saboresdalica.blogspot.com

Cristina Momentos Preciosos disse...

MARAVILHOSA,LINDA,adoro mousse:):)

Naninha disse...

Linda, linda sua mousse, peninha que eu não gosto de chocolate.
Beijos

pipoka disse...

A receita de mousse que a minha mãe faz é muito parecida, também leva uma pinguinha (no caso wisky) e café. A canela deve-lhe dar um sabor bem especial, pois fica perfeita, quer com café quer com chocolate.

bjs

Marizé disse...

Chocolate e rum jamaicano juntos numa taça é muita tentação para mim

:-)

Bj e bom fim de semana

Axly disse...

Deve ficar mesmo muuuito saboroso!
Kisss^^

ameixa seca disse...

Gostei dá bebida alcoólica na mousse... deve dar um toque espectacular :)

Martuxa disse...

Como as minhas medidas andam mais "cheias" agora tenho de resistir a estas tentações :D Esta mousse é um verdadeiro pecado culinário!

Beijinhos

Laurinha disse...

Sabe que até hoje não experimentei mousse de chocolate com café? Preciso 'dar um jeito' nisto! Urgente! :DD

Beijinhos

Emília disse...

É verdade que tem muitas receitas de mousse de chocolate, mas eu nunca fiz,mas adoro comer!rss
A sua ficou linda!
Beijinhos

anna disse...

É mesmo... 1001 receitas de mousse de chocolate e nós à procura da perfeita...
A tua deve ser bem aromática!
Beijinhos.

Nana disse...

Eu sou apaixonada por mousse...
estou aqui, babando!
Isso é crueldade com a Nana hehe
bjs

Odete disse...

Monica essa mousse me deu uma vontade. Ja nem me lembro a ultima vez que comi uma...essa combinacao esta das melhores. Adorei.

Beijinhos e uma otima semana p/ ti

edinha disse...

Muito boa esta mousse
Beijinho

moonlight disse...

Uau... mousse de chocolate assim servida é um luxo, ainda sabe melhor! ;)

UA-16306440-1