terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Caril amarelo de salmão e camarão




Para quem gosta de salmão e marisco, este é O caril.
Eu não resisto a um bom prato de arroz basmati, regado com este molho super saboroso e acompanhado de todos os ingredientes deliciosos, que fazem parte deste caril.
Este prato tailandês, é decididamente, um dos meus favoritos.


Ingredientes: 4 pessoas
4 lombos de salmão pequenos, cortados em cubos
200 gr. de miolo de camarão cru
1 lata de leite de coco
1 couve pak choi, lavada
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de óleo de girassol ou de soja
1 abóbora manteiga pequena - 500 gr., descascada e cortada em cubos
250 ml de água
2 talos de erva príncipe
2 colheres de chá de curcuma - açafrão das Índias
2 colheres de sopa de pasta de caril vermelho
2 colheres de sopa de molho de peixe - se não tiver, use sal para temperar o caril
1 molho de coentros


Preparação:
Num tacho aqueça o óleo, junte a cebola e deixe fritar um pouco, até ficar transparente.
Junte a pasta de caril vermelho, a curcuma, os talos de erva príncipe esmagados, a água e o leite de coco, mexa e deixe levantar fervura.
Baixe o lume e deixe ferver destapado por 5 m.
Junte a abóbora e deixe cozinhar por 10 minutos.
Adicione o molho de peixe para temperar ( o molho de peixe é salgado o suficiente para substituir o sal).
Junte o camarão e o salmão.
Deixe cozer por 10 minutos e junte a pak choi, previamente partida (á mão) em pedaços irregulares.
Deixe cozer mais 5 minutos, tire do lume e polvilhe com coentros picados.
Sirva com arroz branco, se for basmati tanto melhor.
Print Friendly and PDF

14 comentários:

Natércia disse...

Mónica uma maravilha!Pena que eu não conheço a maior parte dos ingredientes naba não é verdade!Um beijo...

risonha disse...

eu perco-me por um bom caril e este teu está com uma cor linda.

Marcia disse...

Humm.... este carril vai mesmo ajudar a fazer novidades com o montão de camarão elulas que vieram comigo de Ubatuba.
Bjs

Karla disse...

Pois...se tirar o camrão para mim fica perfeito ;)

beijinhos

Nani disse...

Cor fantástica para um mega prato delicioso, bjs

anna disse...

Estou fascinada com este teu belo caril... tal como a Natercia não conheço alguns ingredientes, mas acho que vale a pena ir à procura!
Beijinhos.

Eliana Scaramal disse...

Tem curry já entra para minha lista, achei super interessante esse seu curry!

www.saboresdalica.blogspot.com

Filipa disse...

Então eu iria ficar no céu, já que adoro salmão e marisco.
Este teu caril está de nos deixar com água na boca!

beijinhos

ameixa seca disse...

Adoro salmão e marisco. Já estou a imaginar esse molhinho junto com o arroz :)

Bia Belliard disse...

adoro este tipo de prato !! bjinho

Xana disse...

Eu não gosto de salmão.. Mas adoro caril :).. Esse teu tá com um aspecto divinal..
bjinhus

Odete disse...

Adorei, sou louca por frutos do mar e com especiarias melhor ainda.

beijos

Naninha disse...

Nossa eu amo camarões, então se tem camarão eu to dentro.
Beijos e ótimo final de semana!

Emília disse...

Monica que prato lindo, ainda não provei, mas posso imaginar como é gostoso!!
Beijinhos

UA-16306440-1