terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A coisa mais doce!


Após uma semana de doidos, finalmente estou de volta a esta cozinha,  com uma receita doce, para começar com o pé direito!
Agora e até ao Natal, o Pratos vai andar a meio gás. Em compensação a minha outra cozinha vai andar a todo o vapor. Mas disso vocês vão ficar a saber mais para a frente. Aguardem que vêm aí muitas coisas boas próprias do Natal!
*************************************************************************************
Eu destesto bolo de bolacha (com creme de manteiga) mas em compensação, adoro semi-frio de bolacha, com natas, leite condensado e creme de ovos. É uma daquelas sobremesas deliciosamente viciantes!




Ingredientes:
Para a base:
2 ovos
50 gr. de açúcar
50 gr. de farinha

Para o recheio:
1 pacote de bolacha maria
6 folhas de gelatina incolor
4 dl de natas
1 lata de leite condensado
Café para molhar as bolachas

Para o creme de ovos:
4 gemas
4 colheres de sopa de açúcar
100 ml. de água
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
Bata os ovos com o açúcar, até obter uma massa fofa, com o dobro do volume.
Junte a farinha e ligue tudo muito bem.
Ponha numa forma de fundo falso de 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada e leve ao forno. Em pouco tempo a massa está cozida, convém vigiar.
Tire do forno desenforme e deixe arrefecer.
Volte a por o disco de massa dentro da forma.
Para fazer o recheio, demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria.
Bata as natas, até ficarem volumosas e junte-lhes o leite condensado.
Dissolva a gelatina com uma colher de sopa de água bem quente e envolva no preparado anterior.
Sobre a massa de bolo, vá pondo camadas de creme de natas, depois bolachas embebidas em café e assim sucessivamente até acabarem os ingredientes, sendo que a última camada, deve ser de creme de natas.
Leve ao frio por 6 horas.
Pra fazer o creme de ovos peneire as gemas.
Ponha o açúcar num tacho com a água e leve ao lume.
Deixe ferver até ficar em ponto de pérola.
Tire o tacho do lume e junte as gemas mexendo sempre.
Leve de novo ao lume até o creme engrossar um pouco.
Retire o bolo de bolacha do frio, desenforme com cuidado, passando uma faca pela borda da forma e abrindo o fecho da mesma.
Ponha num prato á escolha e cubra com creme de ovos.
Sirva bem frio.
*Receita- " Leitecondensado.com"




Print Friendly and PDF

8 comentários:

Cristina Momentos Preciosos disse...

Costumo fazer esta sobremesa mas da forma mais convencional,gostei desta e vou experimentar:):)

Talita disse...

Eu já ouvi falar dessa torta, tenho uma receita, porém nunca a fiz. A sua ficou muito bonita, fiquei com vontade...! Lindo seu blog!

ameixa seca disse...

Eu não gosto do bolo de bolacha tradicional feito com creme de manteiga. Eu odeio mesmo! Este é bem mais ao meu gosto :)

Filipa disse...

Mónica, não foi a tua semana que foi de doidos...

Eu gosto muito de bolo de bolacha mas já ando um pouquinho farta da versão normal por isso esta receita veio mesmo a calhar :)

Bons cozinhados!

beijinhos

Laurinha disse...

Não é à toa que os filhotes adoram seu bolo de bolachas!

Que lindo que ficou!!!

Beijinhos

Cenourita disse...

Adorei esta versão de bolo de bolacha. Será que sobrou uma fatia para mim?

Beijocas***

Natércia disse...

Mónica ficou lindo!Um beijinho...

Emília disse...

Monica, que doce maravilhoso! Vai já para minha lista!
Beijinhos

UA-16306440-1