sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Fudge de arandos secos e avelãs




Esta é a altura do ano em que a partilha, seja de prendas ou de afectos, é mais acentuada.
Quanto às prendas, a carteira da grande maioria dos portugueses, infelizmente não permite extravagâncias. Mas quanto aos afectos esses são de graça e podem e devem ser partilhados, sem conta peso ou medida.
É certo que uma das formas de demonstrar afecto é cozinhar algo para quem gostamos, como forma de dizer " fiz isto com carinho a pensar em ti". Pode ser para o marido, mulher ou namorado(a). Pode também ser para um familiar ou amigo.
No Natal do ano passado fiz este fudge para oferecer ao meu irmão, cunhada e demais família, que são grandes apreciadores de chocolate. Este ano acrescentei à receita, arandos secos, porque como já vos disse, acho que combina mesmo bem com chocolate.
Esta é uma receita facílima e é uma boa sugestão de oferta comestível, para esta época festiva!
Bom fim de semana!

Ingredientes:
300 gr. de chocolate preto de boa qualidade, partido em pedaços
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
100 gr. de arandos secos, grosseiramente picados (opcional)
100 gr. de avelãs inteiras
Preparação:
Ponha os três primeiros ingredientes num tacho e leve a lume brando, para derreter, não precisa de por em banho maria.
Depois de derretido mexa bem, para tornar a mistura homogénea.
Misture os arandos e as avelãs, envolva bem estes ingredientes no chocolate.
Revista uma forma baixa, com película aderente.
Verta a mistura de chocolate na forma, deixe arrefecer e leve ao frigorífico, para endurecer.
Tire do frio, desenforme, puxando a película e mergulhando a base da forma numa taça com água quente por alguns segundos e corte o fudge em quadrados.
Polvilhe com açúcar em pó.
Guarde no frio, para oferecer mais tarde, - se conseguir resistir á tentação de os comer na hora!
*Receita adaptada do livro "Nigella express"
Print Friendly and PDF

4 comentários:

Naninha disse...

Menina desse livro da Nigella só sai maravilhas né?! Tenho vontade de fazer todas as receitas!
A sua ficou excelente!
Beijos

Anónimo disse...

Este fudge parece-me de perder a cabeça, perder a linha...Tenho mesmo de experimentar!Também anotei o bolo de Chocolate, mas não sei onde encontrar os arandos...
Bjs. Bombom

Gio disse...

Bem este blog está uma verdadeira tentação... este fudge eu tenho que experimentar... so não vai ser agora no Natal porque já tenho tudo meio organizado e o tempo que vou ter para fazer tudo é tão pouco que não me vou por com experiencias.

Hoje ficam só aqui os meus votos de um Santo e Feliz Natal.

ameixa seca disse...

Tenho os ingredientes todos em casa :) Talvez experimente, parece-me delicioso!

UA-16306440-1