sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tarte de chocolate e coco



A meio desta semana cinzenta, em que finalmente o Outono mostrou o ar da sua graça, passei umas quantas horas a rever as várias receitas de chocolate que fui guardando ao longo do tempo.
Quando dei por ela, estava no meio de uma pilha de livros de cozinha, 2 cadernos com receitas, umas escritas outras gatafunhadas e uns quantos recortes de jornais e revistas que guardei numa caixa de cartão com a tampa já meio desfeita de tanto abrir e fechar.
Ver tanta receita de chocolate, mais do que me dar material para escolher a próxima receita a experimentar, deu-me foi uma vontade enorme de comer um bom pedaço de qualquer coisa doce com sabor a chocolate!
Por vezes pesquisar tem destas coisas!
Então, juntei à minha frente as receitas das quais mais gosto, troquei-lhes algumas voltas, substitui este e aquele ingrediente e juntei-lhe outros, sempre a pensar, que o que eu queria, era um doce macio, rico e cremoso, exactamente aquilo que mais gosto numa sobremesa de chocolate.
Por fim tinha - com alguma surpresa minha, porque a coisa até não tinha corrido muito mal - à minha frente uma tarte de chocolate e coco.
Para dizer a verdade, o uso do coco, foi um pequeno desvio do plano original. A ideia foi do meu filho, que me chegou ao nariz, um saco de coco ralado aberto. A minha primeira reacção foi dizer não, mas o chocolate estava no banho Maria a derreter com a manteiga e de repente o cheiro do chocolate misturou-se com o do coco ralado e fez todo o sentido juntá-lo à receita.
Assim, acabei com uma tarte cremosa tal como tinha planeado mas com pequenos pedacinhos de coco ralado que além de lhe acrescentarem sabor, tornaram a textura ainda mais agradável.
Bom fim de semana para todos!

Receita da minha autoria


Ingredientes:
300 gr. de chocolate preto com 70% de cacau ( de preferência)
250 gr. de açúcar mascavado claro
200 gr. de manteiga sem sal
6 ovos
1 colher de chá de extracto de baunilha ou 2 gotas de aroma de baunilha
120 gr. de coco + um pouco para decorar
200 ml. de leite quente
200 ml. de natas frescas para decorar




Preparação:
Leve o chocolate e a manteiga a derreteram juntos em banho maria.
Bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar em creme.
Junte o chocolate e a manteiga derretidos ao creme de gemas e mexa.
Junte depois o leite quente, o coco e a baunilha e mexa novamente.
Por fim junte as claras batidas em castelo, mexendo com cuidado até as claras se diluírem na mistura de chocolate.
Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
Forre o fundo de uma forma de fundo falso e fecho, com papel vegetal e unte as paredes da forma com manteiga.
Como a mistura de chocolate é muito líquida convém forrar o exterior da base da forma com um pedaço de papel de alumínio, para evitar sujar o forno.
Pode também usar uma tarteira desde que a mesma seja alta.
Ponha a mistura na forma e leve ao forno por 45 minutos.
Se começar a queimar, cubra a tarte com um pouco de papel de alumínio.
Tire do forno e deixe arrefecer totalmente.
Vai parecer mole mas depois de arrefecer endurece.
Se usar a forma de fecho, passe uma faca pela borda da mesma e abra o fecho com cuidado para não desfazer a tarte.
Decore a gosto com natas batidas com um pouco de açúcar e coco ralado e leve ao frigorífico por algumas horas.
Sirva bem frio com um monte de natas polvilhadas com coco ralado.


Print Friendly and PDF

9 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro coco e até consigo sentir o aroma dele misturado com o de um bom chocolate a derreter :)
Deve ficar divinal!

...Noêmia! disse...

Ai, que perdição! Eu quero um pedaço! Dá pra mandar pelo CTT??!!
:o)

argas disse...

Tem mesmo um aspecto excelente!!! bjinho

Carol disse...

Hummmm....ai ai...!!

Sónia Meirinho disse...

Minha nossa...que pecado só de olhar!! Tem mesmo chocolate...e eu que sou tão gulosa!!hihihi
Adorei e ficou linda.Beijos

Cuca disse...

Acho que já engordei 1kg só de ver estas imagens!!! Que bolo óptiiiiiimo!!!!
Beijinhos*

Raspas de Laranja disse...

Deu um bom resultado, tanta procura, mistura, põe e tira! Bjs

saboresdalua disse...

Parece maravilhosa...
quando olhei me lembrei de petit Gateau, mesmo sendo diferente. Mas o sabor deve ser maravilhoso... Com certeza irei testar =)

Carla disse...

Uma delicia!! Tenho este blog entre as minhas visitas habituais. Espreite aqui também: http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/

UA-16306440-1