quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bolo de maça da tia Natércia




Bolo de maça é mais um dos bolos que fazem parte do meu despertar para a cozinha.
Quando comecei a interessar-me por estas coisas, uma das pessoas que me influenciou muito, foi uma tia minha, irmã da minha mãe que me passou algumas receitas que guardo até hoje! Uma delas é esta de bolo de maça.
Infelizmente esta receita andou perdida por algum tempo, porque como nunca a passei para o caderno de receitas, acabou por ficar "escondida" no fundo de uma gaveta da cozinha mas agora já a guardei na caixa dos recortes para depois a passar para o caderno.

A minha tia Natércia, de quem eu já falei aqui, é uma daquelas pessoas que eu adorava visitar, primeiro porque apesar de ser uma pessoa calada, tinha um sentido de humor fora do comum e dava umas gargalhadas contagiantes, depois porque era uma inspiração para mim. Quando ia a casa dela, encontrava-a sempre na cozinha e claro, era inevitável falar de comida!

Já não estou com a minha tia há bastante tempo mas sei pela minha mãe que embora continue a cozinhar - cozinha os almoços e jantares de toda a semana e ao fim de semana faz sempre uma refeição fora com os filhos, as outras três refeições é ela quem prepara, para os dois filhos, noras e dois netos que já tem -  já está um pouco cansada. Quanto ao sentido de humor, esse continua na mesma, não é à toa que quando se juntam, (a minha mãe e ela ) as duas não param de rir, tudo serve de pretexto, até o tempo que faz...
Este bolo simples de maça, a par com o pão de ló e o bolo inglês que vou postar amanhã, são a santíssima trindade das primeiras receitas doces que eu guardei e que me foram dadas pela minha tia. Foi a fazer estes bolos que eu fui ganhando prática e aprendendo as manhas dos fornos e a sensibilidade das massas e agora deixo aqui a receita para dar a outros, aquilo que também a mim me foi dado...




Ingredientes:
5 ovos
200 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha ou 2 gotas de aroma de baunilha
4 maças descascadas e cortadas em rodelas ou fatias
Vinho do Porto para demolhar as maças
Canela em pó para polvilhar




Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
Unte uma forma rectangular ou redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Corte as maças sem casca , em rodelas ou em fatias e cubra-as com vinho de Porto que pode ser branco ou tinto, deixe assim por algum tempo.
Bata os ovos com o açúcar até ficarem em creme.
Junte a farinha e o fermento peneirados e envolva bem.
Junte a baunilha e um cálice do vinho do Porto em que as maças demolharam e mexa para ligar os ingredientes.
Ponha uma camada de massa na forma escolhida, cubra com fatias de maça préviamente escorridas e por cima ponha mais uma camada de massa.
Cubra o bolo com rodelas ou fatias de maça.
Leve ao forno a cozer por 25 minutos + ou - .
Faça o teste do palito.
Se usar as formas de queque, encha-as até 1/3, ponha uma rodela de maça no meio, cubra com mais 1/3 de massa e ponha uma rodela de maça no topo, demoram um pouco menos a cozer.
Pincele o bolo ou bolos com geleia de alperce ou maça, se tiver, e se gostar, polvilhe com canela.
Print Friendly and PDF

10 comentários:

A Autora do blog disse...

Óptimo aspecto.
Deve ser uma delicía.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Manuela L. disse...

Q maravilha de bolo! deve ser delicioso!
bjs

SUELY PERES disse...

Também adoro bolo de maças, mais achei interessante o vinho nas maças. vou experimentar. beijinhos

Pratos da Bela disse...

Uma fatia por favor,,,
Jinhos fofos

Figos & Funghis disse...

Mônica, que blog lindo! Amei, amei, amei! Receitas deliciosas e fotos maravilhosas! Já virei seguidora e voltarei sempre! Parabéns!

ameixa seca disse...

Bela tia :) Eu nunca tive tias assim, a minha mãe nunca foi de fazer bolos, apesar de ser óptima cozinheira. Bolo de maçã também me leva imediatamente para a cozinha, é um dos que mais gosto e esta tua sugestão é fantástica :)

caoaoao disse...

A minha mãe também tem uma relação dessas com a irmã, olham uma para a outra e riem que nem perdidas, de coisas que só elas entendem.Adorei a receita do bolo de maçã.
Costumo ler sempre o seu blog, mas nem sempre comento.

Bons cozinhados!

Smsn - artes e ideias disse...

ficou fantastico!!!

smsn.artes

...Noêmia! disse...

Monica, que lindo!
Adorei a receita e as fotos mostram como ele fica bonito!
:o)

Sónia Meirinho disse...

as fotos estao lindas!! amei o bolo e a maçã é das frutas que mais gosto em bolos!!! do melhor mesmo!! beijinhos

UA-16306440-1