sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mil folhas de chocolate





Quando penso em mil-folhas, vem-me à memória uma pastelaria no Candal ( a minha terra natal ), onde os fazem de tamanho XXl e dos quais durante alguns anos, o meu pai foi um fiel e alegre consumidor e esporadicamente eu também!
Estes pastéis eram qualquer coisa! Autênticos pequenos arranha-céus de creme russo com telhados de massa folhada, que eu tirava para comer o recheio à colher, já que à dentada era complicado, tendo em conta a altura exagerada do monte de creme à minha frente! Quando o recheio estava quase no fim, aí sim, podia finalmente sentir a mistura da massa folhada estaladiça e sem açúcar com a maciez e doçura do creme russo e esta era a minha parte favorita, sentir o contraste de texturas e de sabores, uma delícia!
Um dos meus livros de cozinha preferidos, o Doze meses de cozinha, tem uma receita de mil-folhas que eu "namorei" durante anos sem nunca a ter realmente experimentado. No entanto e como ultimamente eu faço versões de chocolate de tudo e mais alguma coisa, pareceu-me muito bem, (muito bem mesmo!...) fazer uns mil-folhas com recheio de creme russo de chocolate, com a certeza de que não seria uma má aposta. Assim e com a ajuda de um pouco de cacau em pó, aqui estão os meus mil-folhas, um pouco diferentes da receita original mas deliciosos e de tamanho mais reduzido, perfeitos para comer sem colher!
Só precisam de ter cuidado com o açúcar em pó, pois correm o risco de ficarem cobertos por uma fina camada de pó branco e doce mas também, não è nada que não valha a pena!...
Tenham um bom fim de semana!

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada
4 folhas de gelatina transparente
100 gr. de açúcar
1 colher de sobremesa de farinha
10 gr. de cacau em pó
1 vagem de baunilha
3 ovos
2,5 dl. de leite

Decoração:
Açúcar em pó
Cacau em pó





Preparação:
Eu compro massa folhada cortada em rectângulos no continente que é a mais indicada para este fim.
Pré-aqueço o forno a 190º, marca 5 do fogão a gás.
Corto as placas de massa em rectângulos estreitos com 1 cm. de espessura, mas no fundo podem cortar a massa na forma que mais gostarem.
Ponho a massa folhada num tabuleiro molhado com água fria e escorrido e levo ao forno até tufar e dourar.
Depois de pronto tiro do forno, deixo arrefecer e corto em quadrados ou rectângulos mais pequenos, depende do gosto de cada um.
Para fazer o creme russo, ponho a gelatina de molho em água fria.
Misturo o açúcar com o cacau e a farinha , junto as gemas e 1 dl. de leite frio, mexo bem para ligar.
Levo o restante 1,5 dl. de leite ao lume com a vagem de baunilha e deixo ferver.
A seguir junto-lhe a mistura de açúcar e gemas e a gelatina escorrida e mexo, levo ao lume novamente até ferver e engrossar um pouco, mexo continuamente para não ganhar grumos.
Tiro do calor, retiro a baunilha e deixo arrefecer, junto as claras batidas em castelo com cuidado, envolvendo lentamente.
Forro uma forma de bolo inglês com película aderente bem esticada pois assim è mais fácil de desenformar o creme mais tarde e encho a forma com o creme.
Levo ao frio até solidificar.
Desenformo para um prato e corto quadrados de creme à medida das placas de massa folhada, lavo a faca de cada vez que a sujo para manter o creme lisinho.
Ponho o creme em cima de 1 placa de massa e cubro com outra, se for necessário, faço ajustes cortando o excedente de massa ou de creme.
Polvilho com açúcar em pó e cacau em pó e esta pronto a devorar!
Print Friendly and PDF

11 comentários:

A Autora do blog disse...

Gulosa como sou só poderia mesmo ter adorado.
Verdadeiramente tentador.
Parabéns, ficou lindo.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Baú da Conceição disse...

Estou aqui a salivar, não fossem os mil folhas os meus bolos preferidos, ainda tinham que ser de chocolate, isso não se faz.

Monica, adorei os mil folhas, estão tentadores. Mais uma vez as fotos parecem capa de revista.

Beijinhos

Patrícia Sereno disse...

Simplesmente I R R E S I S T Í V E L !!!

isabel disse...

Não há palavras...Maravilhosos? Acho que não chega...Sublimes?...Também não....Não há palavras mesmo!!!
A não ser...Parabéns!!!

Sónia Meirinho disse...

e eu que adoro folhados!!!!! amei... a apresentaçao esta linda!! beijos

Anónimo disse...

Ao ler este post viajei pela minha infância e pela minha adoração pelos mil folhas que eu comia da mesma maneira, primeiro o creme depois a massa folhada, eram uma maravilha. Já há muito tempo que não como nenhum o mais certo é também já não saberem tão bem.
Os seu mil folhas estão com um aspecto formidavel, fiquei com água na boca.
Parabéns.
Sandra ideias-aromaticas.blogspot.com/

...Noêmia! disse...

Oh, God!!!
Moniquinha, assim você acaba comigo, linda!
Estou deslumbrada!
:o)

ameixa seca disse...

Meu Deus, aos anos que não como um mil folhas. Até me veio água à boca :) Eram os meus favoritos quando eu era pequenita! Que aspecto delicioso!

UMA CASA NO NORTE disse...

Esta maravilha deixou-me sem palavras!!
Beijinhos

monica Pinto disse...

As coisas boas e doces ficam sempre na memória, não é?...
Obrigada e beijinhos para todas!

SUELY PERES disse...

Ficou com uma apresentação espetácular e que delicia dever ser. amei

UA-16306440-1