segunda-feira, 1 de março de 2010

Noodles de pato e vegetais com molho de mel e soja




No que toca à comida, eu não sou propriamente a rainha das sobras!
Gosto de carnes assadas frias e sou muito bem capaz de comer arroz aquecido mas tudo o que for para além disso já não tem muito a ver comigo. No entanto, quando o assunto é pato, eu abro uma excepção! Mas só uma!.
A história é esta:
Eu adoro arroz de pato e a primeira vez que o fiz em casa há já alguns anos, lembro-me que a família mais próxima estava cá a almoçar, incluindo a minha avó Dina ( avó paterna).
Durante um curto espaço de tempo, o assunto foi o arroz, o pato e a minha perdileção por ambos. E apesar de a conversa ter mudado de rumo, a verdade èéque a partir daí, a minha avó  muitas das vezes que cá veio almoçar, veio "acompanhada" de um pato! E o pato, claro, acabou sempre em arroz! Na verdade, há uma ou outra receita de pato que me tem despertado a curiosidade mas assim que houver novidades, vocês serão os primeiros a saber!
Ora, com este vai e vem de arroz de pato ( com os devidos intervalos de tempo, claro!), certo dia, estando eu sózinha em casa e sem nada programado para o almoço, acabei por descobrir que as sobras desta carne, vão muito bem com noodles, vegetais a gosto e molho de  mel e soja.
Experimentei, gostei! E a partir daí nunca mais olhei para trás.



Ingredientes: 4 pessoas
1, 1/2 pacote de noodles de ovo
 Flores de bróculos cortadas ao meio, a gosto
Cenouras descascadas e cortadas em tiras finas, a gosto
Pato já cozinhado e esfiapado
4 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de gordura de pato ou molho de assar
Sementes de sésamo

Preparação:
*Os vegetais são à escolha e gosto de cada um. Eu usei os que tinha disponíveis.
*Também a carne pode ser outra, a de galinha fica muito bem aqui.
*Coza os vegetais a vapor até estarem tenros mas não demasiado cozidos.
*Coza os noodles seguindo as instruções do pacote, escorra e reserve.
*Prepare o molho juntando o mel e a gordura de pato ao molho de soja e mexendo até ligar.
*Numa taça, misture os noodles, o pato, os vegetais e regue com o molho envolvendo bem.
*Polvilhe com sementes de sésamo e está pronto a servir Print Friendly and PDF

6 comentários:

SUELY PERES disse...

Um refeição colorida e com certeza muito saborosa. gostei. beijinhos

Danieli C. disse...

Olá, tudo bem! Achei seu blog uma graça! Quando puder, dê uma passadinha lá no meu! www.nossacozinhadani.blogspot.com Beijos

Fatima disse...

maravilhosa essa receita de pato! Adorei o molho e as sementes......
Beijinhos

Figos & Funghis disse...

Nossa, que fotos perfeitas! Como sempre! Eu amo noodles, e sempre faço em casa, mas não sou muito fã de carne de pato. De qualquer forma, ficou lindo!
Bjinhos

Ana Luísa disse...

Olá Mónica!

Eu que agora ando muito numa de cozinha asiática (ando a comprar muitos livros!!) fiquei curiosa com esta receita. Pato não costumo fazer em casa, mas quem sabe experimentar um dia destes.

Boas receitas!

Fla disse...

As fotos estão abrindo meu apetite. Deve ficar muito bom.
Bjs

UA-16306440-1