quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cogumelos recheados com queijo azul e estragão





Amigos, comida e bebida e animação!
Há mulheres que gostam de gastar dinheiro em roupas de marca, outras em tratamentos de beleza revolucionários e outras ainda em sapatos!...Já eu, gosto de vez em quando de comprar este ou aquele ingrediente mais extravagante em conjunto com um montão de ingredientes básicos, convidar os amigos e transformar a cozinha num verdadeiro turbilhão, com a garantia de passarmos todos umas horas animadas, bem comidas e claro bem bebidas. Afinal de contas "o que faz falta é animar a malta!" já cantava o Zeca Afonso!
Regra geral, quem frequenta esta modesta casa portuguesa (com certeza!), não se importa minimamente de sujar as mãos se isso significar uma boa petiscada. Assim são muitas as vezes em que nem sequer precisamos da mesa de jantar. Uns sentam-se no sofá, outros no chão e no puff e os petiscos vão passando de mão em mão, num vai e vem descontraído e embalado por vários goles de cerveja fresca ou bom vinho tinto que é a bebida oficial cá da casa.
Nas últimas patuscadas que cá se fizeram, estes cogumelos fizeram sucesso! Mas atenção, estes são para os fortes, para os que não se assustam com sabores marcantes e com personalidade.
 O queijo azul é um queijo que eu acho delicioso mas é muito forte, com uma acidez considerável e bem salgado e quando se leva um destes cogumelos à boca sente-se quase um BUUMMM de sabor mas a seguir ao sabor forte do queijo vem a quase delicadeza de sabor do cogumelo, com os sucos a escorrer misturados com o azeite e a pimenta preta e isso para acompanhar uma cerveja fresca é do melhor que há!

Espero que tenham um bom fim-de-semana, já que agora só voltamos a encontrar-nos na próxima Segunda ou Terça-feira.

Até lá!...


Receita da minha autoria






Ingredientes:
Cogumelos portobello pequenos, tantos quantos quiser rechear
Queijo azul tipo Gorgonzola, Stilton ou Roquefort
1 molhinho de estragão fresco
Azeite quanto baste
Pimenta preta acabada de moer

Preparação:
*Pré-aquecer o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Cortam-se os pés dos cogumelos, isto pode até ser feito à mão, já que facilmente se arrancam.
*Pica-se o estragão e mistura-se com o queijo, esfarelando com a ponta dos dedos.
*Recheiam-se as cavidades dos cogumelos com a mistura de queijo e estragão.
*Forra-se um tabuleiro com papel vegetal.
*Põem-se os cogumelos em cima e regam-se com um pouco de azeite.
*De seguida polvilha-se com pimenta acabada de moer.
*Vai ao forno 10 minutos.
*Com amigos em casa, eu sirvo estes cogumelos como petisco com cerveja fresca e bastantes guardanapos de papel, pois nós gostamos mesmo é de os comer à mão. Print Friendly and PDF

12 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Adoro queijo azul e cogumelos... isto deve ser uma delicia :)

SUELY PERES disse...

Ficaram perfeitos, adorei a sugestão. beijinhos

Cinha disse...

Estou a ver que temos os mesmos gostos!!!
Devem ser magnificos!
Beijinhos grandes.

Fla disse...

Nossa, que maravilha.
Eu adoro esses cogumelos recheados!
Bjs

Figos & Funghis disse...

Mônica, que delícia de recheio que você fez! Amo cogumelos recheados, mas com blue cheese nunca fiz. Ficaram lindos!
Bjinhos

Vânia Jesus-Antígona disse...

ai que bom!eu ia adorar isto.

bjos

Fatima disse...

Que maravilha!!!!!! Não resisto a essa receita!
Beijinhos

valdemir luiz disse...

Temos o mesmo gosto. Também prefiro gastar em ingredientes!! Perfeitos estes cogumelos. Apetitosos!! Grande beijo

Lia disse...

Conheci seu blog por acaso, e devo dizer-lhe que adorei! Parabéns, sempre que me for possivel voltarei,
beijinhos

ameixa seca disse...

Eu cá aguento-me à bronca :) Venham os sabores marcantes depois de um um fim de semana marcante :)

gasparzinha disse...

Depois de um fim de semana de sabor vincado e delicioso, acho que estes cogumelos combinam na perfeição com tudo o que vivemos! :)

Beijinhos.

Portuguese Kitchen disse...

Eu sou assim que impresso na qualidade do alimento. Obrigado para este borne, ele é fantástico.

UA-16306440-1