sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rolinhos de chocolate e licor de whisky com avelã e canela



Um dia, ainda se vai tornar oficial que mexer em chocolate macio com a as mãos, é uma das melhores terapias que há, principalmente quando ao mesmo tempo se faz algo com ele, para comer mais tarde!
Massagens de chocolate?
Ok, até podem ser agradáveis ( nunca fiz nenhuma mas uma amiga garantiu-me que vale bem a pena ficarmos "de molho" e quem sou eu para dizer o contrário!).
Hoje o dever chamou e vi-me "obrigada" a produzir umas quantas guloseimas de chocolate. Só me puseram uma condição, uma só mas de grande sacrifício! Não comerás doces de chocolate alheios, muito menos os que foram expressa e carinhosamente pedidos por uma amiga que até aprecia e apoia esta tua ( minha ) mania do chocolate!
 E é por isso caros visitantes/leitores que a estas lindas horas, o Pratos e Travessas continua à espera da postagem de hoje!... É que fiquei tão entretida a moldar bolinhas e rolinhos de chocolate que nem dei pelas horas passarem!...
Estes rolinhos são uma adaptação destas trufas. Substituí o leite pelo licor para espevitar um pouco e juntei-lhe avelãs trituradas, dando-lhes a forma de pequenos rolos, cujo topo fica coberto por canela em pó.
Resta-me confessar que acabei por cair em tentação e "tropecei", sem querer, em dois ou três rolinhos!
É claro que tenho sempre a desculpa de que é minha obrigação provar para testar mas acho que já ninguém me leva a sério!...

Bom fim de semana e boas patuscadas!

Receita da minha autoria




Ingredientes: 12 a 15 rolinhos
3 gemas
300 gr. de chocolate de leite partido em pedaços
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de licor Baileys ou outro idêntico
100 gr. de avelãs, ou nozes ou amêndoas
1 colher de sopa de canela em pó

Preparação:
*Leve o chocolate, o licor e a manteiga ao lume a derreter em banho Maria.
*Quando estiver praticamente derretido, mexa com uma vara de arames até a mistura ficar acetinada e tire do lume.
*Ligue bem as gemas e junte-as aos poucos ao creme de chocolate, ligue bem.
*Ponha o creme num recipiente pequeno e tape com película aderente, unindo a película com o topo do creme.
*Leve ao frio até solidificar.
*Triture grosseiramente os frutos secos escolhidos e ponha-os num prato. Eu gosto de sentir pedaços de avelã grandes e pequenos, aqui acho que fica melhor assim.
*Numa tijela pequena ponha a canela.
*Tire o creme do frio e com um acolher de chá tire pequenos pedaços do mesmo, moldando-os primeiro em forma de bola e depois em forma de cilindro.
*Passe cada rolinho na avelã triturada de modo a que fique totalmente coberto, molde novamente com as mãos para alisar e passe o topo de cada rolinho na canela.
*Leve novamente ao frio até endurecer.
*Pode espetar cada rolinho num pau tipo espetada, assim não há criança ou adulto que lhes resista!
*Sirva bem fresco. Print Friendly and PDF

8 comentários:

Moira disse...

Ai Mónica, que perdição... Só de ver já sei que gosto.
Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Que bom aspecto! A forma como os apresenta tb está 5 estrelas :)

Maracujazita disse...

Tem um aspecto delicioso! E as imagens estão fantásticas! Adoro! Muitos Parabéns pelo seu blog =) Venho cá sempre que posso dar uma espreitadela =)

Fla disse...

Mônica, que graça!
Já imaginei vários deles enfeitando uma mesa. Que super!
Bom final de semana.
Bjs

Marcia disse...

São lindos!
Pena estarem tão longe.
Parabéns
bj

Fatima disse...

que bonitos para fazer uma bela decoração,e deliciosos com certeza!!
Beijinhos, bom fim de semana

Suzi disse...

Isto vai directametne para o meu nº 1 de receitas a fazer! Devem ter ficado mesmo divinos, nem sei como conseguiste tropeçar em tão poucos! Ehehehe Bjs

Galinha Maria disse...

Só o aspecto dá vontade de ir a correr fazer!!! Devem ser DELICIOSOS!!! Obrigada!

UA-16306440-1