sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pão de banana, porque reciclar é preciso!




Eu não sou uma rapariga de gostos extravagantes nem de caprichos gastronómicos, a minha única mania no que toca a comida (tirando a minha outra situação com o Sr. Chocolate), é a de comer bananas como se o amanhã não existisse! E é com um certo orgulho que vos digo que este é um legado passado com sucesso à geração mais nova desta família, ou seja, aqui, as bananas são um assunto sério, logo, o stock nunca pode acabar, é preciso abastecer, para que nunca estejam em falta e quando amadurecem ao ponto de quase se desfazerem, são recicladas e passam de puré de banana super-madura a pão de banana super-delicioso!
Já perdi a conta, às vezes que fiz este pão de banana. Já o cozi para levar para piqueniques, para cortar em fatias e congelar para mais tarde e também para comer ainda morno num pequeno-almoço de fim-de-semana ou lanche e no entanto nunca o publiquei, até hoje!
A receita è da Fran Warde e a primeira vez que a fiz, confiei totalmente quando ela escreveu como introdução à receita:
 "Descobri este pão de banana espectacular, num café em Queenstown, Nova Zelândia. Era tão bom que tive que comer uma segunda fatia..."
Foi esta frase que me fez experimentar esta receita e desde então nem sequer procurei outra. Pães de banana há muitos mas para mim este é "o tal"...

Bom fim de semana para todos e boas patuscadas!



Ingredientes:
225 gr. de açúcar amarelo
250 gr. de manteiga amolecida
375 gr. de farinha com fermento
2 bananas médias bem maduras, esmagadas
2 ovos batidos
75 ml. de leite meio-gordo
1 colher de chá de extracto de baunilha ou 3 gotas de arôma de baunilha

Preparação:
*Pré-aquecer o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Untar uma forma rectangular com manteiga e polvilhá-la com farinha.
*Numa taça batem-se o açúcar com a manteiga até ficarem em creme.
*Juntam-se  os ovos batidos, aos poucos, batendo entre cada adição.
*Envolve-se o puré de banana e o leite, na mistura anterior ( o cheirinho a bananas maduras é viciante!).
*Por fim junta-se a farinha, misturando bem até estar bem ligado.
*Vai ao forno por 50 minutos, mais coisa, menos coisa.
*Convém fazer o teste do palito, quando sair seco o pão está pronto. Print Friendly and PDF

15 comentários:

Vânia Jesus-Antígona disse...

ès como eu, adoro bananas e como-as de todas as maneiras e mais alguma!

gostei tanto desta receita que já a anotei.

beijinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Lindo Monica, que delicia, uma forma maravilhosa de aproveitar bananas, parabéns! Bjinhos

deny disse...

Proprio oggi, Guido, mio marito, mi ha chiesto qualcosa di simile ed io oggi ti copio la ricetta. Grazie deny

Babette disse...

Eu já fiz pelo menos 2 receitas de pão de banana (curiosamente tenho as fotos mas ainda não publiquei nenhume.... mas sinto que ainda não encontrei "a tal"). Acho que estou perto de a descobrir, certo?
beijos e bom fds

belinhagulosinha disse...

Uma maravilha nunca mas nunca se pode estragar nada,jinhosss

isabel disse...

Mónica,
Este blog é irresistível!É tudo o que me oferece dizer perante mais uma das suas receitas sublimes! Dá vontade de experimentar tudo, tal é a perfeição das suas propostas e a beleza das suas fotos!
beijinho e bom fim-de-semana.

Suzana disse...

Mónica,

Não tenho especial interesse pelas bananas maduras (para mim são excessivamente doces) mas adoro a sua utilização em bolos, sobremesas e outras confecções. De cada vez que vejo uma receita de Banana Bread fica-me a apetecer fazer-me à cozinha... Terá de ficar para mais tarde. :)

Bj e bom fim de semana*

moranguita disse...

por acaso pao de banan nunca fiz mas vpou ja levar a receita comigo linda
um bom fim de semana

Fla disse...

Que delícia!
=)
Bjs

Trainee de Cozinheira disse...

Õ bom é que não como banana crua, então é uma boa sugestão para aproveita-lás, gostei!
bjs
Maura

ameixa seca disse...

Bananas só mesmo em doces, aqui em casa é assim que acabam :) Amanhã vai sair um bolo de banana mas com chocolate! Este teu também deve ser óptimo :)

turbolenta disse...

As bananas cá em casa não gostam muito da nossa companhia.E as únicas ainda são as da Madeira, pois parecem ser ainda mais saborosas.
Curioso que já pensei fazer bolo de banana mas não me decidi. Mas estas fotos dizem muito mais que um simples: é bom! o aspecto é tentador e não sei mesmo se quando estiver melhor não experimentarei.
boa semana

Célia Gamito disse...

Bom dia Mónica, gosto muito de bolo de banana e já fiz muitas receitas diferentes em busca do "tal".
A receita da Elise do Simply Recipes é a minha favorita, fácil, versátil, saborosa e sem batedeira!!! Os meus filhos adoram!
Á receita base já juntei cenoura ralada, sementes de papoila, nozes, avelãs, pedacinhos de chocolate e resultou sempre bem.
Para a próxima vou fazer este!!

Anónimo disse...

Açúcar amarelo seria açúcar mascavo?

monica Pinto disse...

Vania Jesus Antígona,
Paula,
Deny,
Babette,
Belinhagulosinha,
Isabel,
Suzana,
Moranguita,
Fla,
Trainee de cozinha,
Ameixa seca,

Obrigada a todas e beijinhos


Turbolenta,
Desejo que te recuperes rapidamente para que possas fazer este pão de banana.
Beijinhos

Célia Gamito,
Esse pão de banana deve ficar muito saboroso e rico com a junção desses ingredientes. Tenho que ir ao Simply recipes ver a receita.
Beijinhos

Anónimo,
O açúcar é amarelo e não mascavado.
Beijinhos

UA-16306440-1