quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bolo húmido de ruibarbo





Ruibarbo...
Ainda antes do sabor ácido e cítrico, é a cor do ruibarbo o que mais me encanta. Primeiro os tons de rosa, do mais claro ao mais escuro, num crescente de cor que quase atinge o vermelho vivo. E depois, como que para apaziguar os sentidos já despertos pela colorida exuberância, vem a suavidade do verde da polpa, um verde lindo, um verde com aroma fresco e pungente que deixa adivinhar o sabor único desta planta que para mim ainda é um ingrediente exótico.
Na minha opinião, os melhores bolos de frutas ou vegetais, são os de massa macia e fofa mas com alguma textura. Aquele tipo de bolo, cuja massa se desfaz na boca mas que ao mesmo tempo se faz sentir e se destaca por si só, criando um contraste delicioso entre a polpa suculenta (da fruta ou vegetal escolhido) e a massa propriamente dita, assim, quando pensei num doce com ruibarbo, foi este tipo de bolo que me apeteceu fazer e claro ( mais importante ainda) comer!...Do que veio a seguir não reza a história, porque a modéstia fica sempre bem e também não aspiro a tanto mas ficam a servir de "testemunho ocular", as fotos que aqui podem ver agora e que ficam para a posteridade (seja ela o tempo que for!)...
Quanto à parte do "comer", para já, cabe-me a mim tão ingrata e penosa tarefa, já que tenho um pedaço de bolo mesmo aqui ao lado (que já está a menos de metade do tamanho original) e que trouxe para a minha beira, com o único propósito de me servir de inspiração, mas claro, a carne é fraca! O meu mal, foi dar a primeira garfada e como gosto de acabar aquilo que começo, agora só me resta dar o golpe de misericórdia e comer até à última migalhinha que é para não deixar provas no local do crime!
É que até nem me apetecia! Mas vou fazer o sacrifício!...

Receita da minha autoria








Ingredientes:
500 gr. de ruibarbo lavado e cortado em pedaços
100 gr. de açúcar

Para a massa de bolo:
125 gr. de manteiga amolecida
125 gr. de açúcar
100 gr. de farinha
2 ovos
Raspa de 1 laranja pequena

Acompanhamento: (opcional)
Natas batidas com açúcar a gosto







Preparação:
*Ponho o ruibarbo num tacho com o açúcar e 2 colheres de sopa de água e levo ao lume a ferver por 5 minutos.
*Pré-aqueço o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Unto uma forma de bolo inglês ou 2 formas rectangulares pequenas (como as que usei desta vez) com manteiga.
*Para fazer a massa, bato a manteiga com o açúcar até ficarem em creme.
*Junto os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição até ficarem bem envolvidos na massa.
*Raspo o vidrado da laranja e junto-o à massa.
*Por fim junto a farinha peneirada e envolvo-a devagar na massa, até tudo estar bem ligado.
*Ponho a polpa do ruibarbo no fundo da forma e cubro com a massa de bolo.
*Levo ao forno a cozer por 20 minutos, mais coisa menos coisa. Print Friendly and PDF

9 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que lindo, super diferente pra mim, adorei! Bjinhos

deny disse...

Credo di sapere cos'è. Da noi si chiamano cardi e sono i germogli dei nuovi carciofi. Comunque aottimi e la tua preparazione è veramente buona. Le foto superlative. deny

Pratos da Bela disse...

HUmmmmmmmmmmmm
Até me deu fome, posso me servir?
é que está com bom aspecto...
Jinhos fofos

Sónia N. disse...

Tem mesmo bom aspecto!! Basta apenas lavar o ruibardo, não é necessário raspar a pele?

Bjinho

Ana Luísa disse...

Olá Monica,

Olha acabei de publicar agora uma receita de tarte de ruibarbo e depois vim ver as novidades nos blogues que sigo. Quando chego ao teu, ... pronto lá me encontrei com o ruibarbo de novo. Tem muito bom aspecto, mesmo, o teu bolo. E de facto esta característica de ficar húmido é excelente.

Boas receitas!

Fatima disse...

Esse bolo ficou maravilhoso, e adorei a apresentação, ficou linda!!!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Nunca vi, nunca comi, nunca cheirei mas tenho uma grande curiosidade :) Parece uma delícia!

Tiago Lopes disse...

Hum... original... tem um aspecto excelente!!

Parabéns pelo blog, parece-me excelente!

Bombom disse...

Tenho que dar-te os parabéns pela apresentação do teu blog, que acho lindo!E este Bolo de Ruibarbo que nos faz água na boca e nos entra pelos olhos dentro?!!! É pena que não haja muito por cá; pelo menos nunca vi nas lojas onde vou. Bjs. Bombom

UA-16306440-1