segunda-feira, 28 de junho de 2010

Figos com queijo feta, manjerona e mel




Os primeiros figos!
Parecem gotas grandes e espessas de mel!
Comprei-os num impulso, por me parecerem tão bonitos e por me lembrarem ainda mais o Verão que já chegou...
Já em casa e enquanto o almoço se fazia, juntei queijo feta com magerona picada, apanhada na horta, recheei os figos já lavados e cortados e levei-os para a mesa com um frasco de mel.
Comêmo-los à mão, regados com fios finos de mel.
O doce dos figos e do mel, o salgado do feta e o perfume da manjerona num petisco fresco e delicioso!





Ingredientes:
Figos maduros mas firmes
Queijo feta
Manjerona picada
Mel claro

Preparação:
*Depois de lavados e com as pontas cortadas, dão-se 2 golpes no topo dos figos, em forma de cruz.
*Com os dedos, pressiona-se a base dos mesmos de forma a que as 4 pontas cortadas do topo se abram em flor.
*Numa tigela misturam-se o queijo feta esfarelado com a mangerona picada e recheiam-se os figos com pequenos montinhos desta mistura.
*Antes de serem servidos, verte-se um fio de mel no topo de cada figo.
*Serve-se como entrada mas é óptimo também como sobremesa! Print Friendly and PDF

12 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Isto deve ser uma delicia! :)

Suzi disse...

Tenho imensos figos destes! E como-os como se não houvesse amanhã! Ainda nem deu tempo de experimentar variações! Bjs

monica Pinto disse...

Especialmente gaspas,
é realmente muito bom!

Beijinhos:)



Suzi,
Como te entendo!
Quando as figueiras da minha sogra dão uma boa colheita (o que é raro!)também adoro comer figos uns atrás dos outros, é só apanhar e comer directamente da árvore!

Beijinhos :)

Moira disse...

Adorável sugestão, bem ao meu gosto. Só não tenho a mangerona, nem nunca provei, será que posso substituir por mangericão?
Tenho que ver se encontro sementes de mangerona para plantar nos meus vasinhos de cheiros.
Beijocas
Moira

ameixa seca disse...

Uma visão magnífica, pena que aqui em casa só eu aprecie feta!

Babette disse...

Ainda agora mencionei num outro blog a minha trilogia de frutas favoritas: cerejas, figos e dióspiros.... agora dou de caras com esta receita tão apetitosa....esta não vai escapar: adoro figos como entrada: com queijos fortes ou presunto são uma delícia!!!
babette

Vânia Jesus-Antígona disse...

Que delicia! Já os comia só com o olhar!!

bjos

monica Pinto disse...

Moira,
Apesar do sabor da manjerona ser diferente do sabor do manjericão, não custa nada experimentar.
Eu comprei um vasinho de manjerona e plantei-o na horta e quando provei a primeira vez, adorei o sabor e o cheiro, é muito perfumada, uma delícia!

Beijinhos:)

Babette,
sabem tão bem! Também gosto muito do contraste do doce dos figos com o salgado do queijo ou do presunto.

Beijinhos:)

Ameixa seca,
Trainee de cozinha,
Vânia Jesus-Antígona,

São realmente muito saborosos!

Beijinhos para todas!:)

deny disse...

Ancora non abbiamo i fichi, appena ci sono, te li copio.Devono essere buonissimi!!Adoro i fichi. Buona notte deny

Bombom disse...

Esta é mesmo uma entrada...triunfal!
Eu ia dizer que os figos ficam bem com qualquer um dos queijos portugueses,(sobretudo os de massa rija). Os nossos figos só começam a amadurecer lá para meados de Julho.
E, a propósito de manjerona, acho que se pode substituir por tomilho- limão.Esta é uma receita simples, saudável e deliciosa.
Obrigada pela tua visita ao Meu Estaminé. Foi um grande prazer ver-te por lá! Bjs. Bombom

Cristina disse...

Mas que fotos maravilhosas, estou verdadeiramente a "saborear" virtualmente os teus figos :)

Adinoela disse...

combinação perfecta!!!

UA-16306440-1