segunda-feira, 26 de julho de 2010

Salada de feijão vermelho, tomate, cebola e manjericão




Está calor! Muito calor! Quase nem consigo pensar, quanto mais agir, mas há que persistir e rezar para que comece a correr uma brisasinha fresca que nos livre deste ar sufocante! Dias mais frescos virão!...
Entretanto a azáfama com o restaurante continua. Empreiteiro, decoração, máquinas, fornecedores, detalhes e mais detalhes, enfim, o pacote completo... E viva o empreendorismo! O que vale é que nós até gostámos disto!
No meio deste turbilhão, ainda vou fazendo umas refeições leves cá em casa, como esta salada, fresca e nutritiva com folhas de manjericão que combinam muito bem com o feijão vermelho.
 Mais uma salada, para mais um dia quente de verão!





Ingredientes:
Feijão vermelho seco, demolhado em água fria de um dia para o outro, (pode usar de lata, mas não é tão saboroso)
Tomates maduros  (eu prefiro xuxa ou coração de boi)
Cebola
Folhas de manjericão

Vinaigrette:
Azeite de boa qualidade
Vinagre de vinho tinto
Pimenta preta
Sal

Preparação:
*Se usar feijão seco, coza-o até ficar tenro. Junte sal só no fim da cozedura para não endurecer os feijões.
*Numa taça junte os feijões cozidos e frios, o tomate cortado em pedaços, a cebola cortada em gomos e as folhas de manjericão inteiras.
*Para fazer a vinaigrette, junte uma colher de sopa de vinagre para cada duas colheres de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta preta a gosto e tempere a salada.
*Como os dias têm estado muito quentes, depois da salada pronta mas ainda por temperar, pode-se cobrir com película e levar ao frio por algum tempo, só para refrescar.
*Tempera-se na altura de comer. Print Friendly and PDF

7 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que linda salada Monica, as fotos ficaram lindas também parabéns! Bjinhos

Marina disse...

Estas fotos estão tão bonitas! Deixaram-me cheia de pena do meu mangericão... não resistiu à minha ausência... foi-se! Tadinho...

Mónica, confesso que em dias como o de hoje eu agradeço a invenção do feijão em lata! Com este calor, a fome é mínima e se implica cozer feijão (que preguiça!lol) é meio caminho para não querer comer!

O meu almoço também foi uma salada de feijão! Que pontaria!
Beijinhos.

Bombom disse...

Saladas frias, frutas frescas e sumos é só o que apetece nestes dias em que abafamos e derretemos com tanto calor. Esta tua sugestão é muito bem vinda!As fotos são bem sugestivas, para aguçar o apetite! Obrigada.
Hoje tiveste lugar de honra lá no Meu Estaminé.Bjs. Bombom

Fatima disse...

Adorei essa receita, ficou uma salada maravilhosa!!!
Beijinhos

ameixa seca disse...

O meu manjericão foi comido por bichos famintos... estou fula! Agora resta-me omitir o dito mas as saladas continuam, este calor parece que vai ficar mais uns tempos :)

"Manjares da Manu" disse...

NOssa que linda esta salada!!!
No calor é sempre uma boa pedida!!!

Bjs...

moranguita disse...

uma saladinha simples e tao boa:-)

UA-16306440-1