quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma lufada de ar fresco num dia quente de Verão!





Dias quentes de ar sufocante, deixam-me mole como um pedaço de manteiga esquecido num qualquer canto da cozinha, sem vontade de fazer nada a não ser esconder-me num canto fresco,  à espera de dias mais amenos.
No que toca à comida, o corpo pede coisas frias, misturas coloridas, improvisadas ao sabor do que está à mão de pegar e usar, seja na despensa ou no frigorífico. Nada de muito complicado, só um pouco disto mais um pouco daquilo, cru ou simplesmente cozido, lava-se, corta-se, tempera-se e serve-se fresco porque o calor não dá tréguas e o apetite não espera!  Os devaneios gastronómicos ficam para depois. Agora tudo o que quero é uma taça de sabores refrescantes, escolhidos ao acaso. Uma simples lufada de ar freco num dia quente de Verão. Só isso e nada mais!







Ingredientes: 4 pessoas
250 gr. de feijão fradinho seco (pode usar feijão enlatado para simplificar mas o sabor não é a mesma coisa)
3 ovos
4 lombos de pescada
2 cenouras
1 alho francês
1/2 lata ou frasco de milho
2 tomates médios

Vinaigrette:
6 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de ervas `
1 colher de sopa de mostarda de dijon
Sal a gosto

Preparação:
*Demolhe o feijão em água fria de um dia para o outro.
*No dia seguinte, coza o feijão, o peixe e os ovos, assim que a água levantar fervura, ponha os ovos e o peixe na água  e deixe cozer por 10 minutos depois retire e ponha-os numa taça com água fria. Deixe o feijão cozer até ficar tenro, escorra o feijão e deixe à temperatura ambiente para arrefecer, (pode passar por água fria para arrefecer mais depressa).
*Numa saladeira ponha as cenouras descascadas e raladas, o alho francês lavado e sem as folhas duras do exterior, cortado em rodelas muito finas, o milho e os tomates lavados e cortados em pedaços.
*Descasque os ovos e corte-os em quartos, corte o peixe em pedaços e junte à salada, por fim junte o feijão.
*Junte todos os ingredientes para a vinaigrette, mexa e prove para rectificar o sal e cubra a salada com este molho.
*Envolva tudo muito bem. Se quiser cubra com película e leve ao frio para ficar fresca. Print Friendly and PDF

11 comentários:

Vânia Costa disse...

Que óptima salada para o calor que teima em não ir embora! :D
Adorei o colorido, o aspecto, os sabores :)
Excelente sugestão!

Beijinho*

Salsa Verde disse...

Que delícia. Adoro saladas com feijão, pois acho que dão uma textura fantástica às saladas.
Beijinhos grandes,
Lia.

Marina disse...

Que salada bonita! Só estas, bem fresquinhas, nos fazem retornar o apetite!
Ele está cá uma brasa! Ufa!
Beijinhos.

Vânia Jesus-Antígona disse...

que delicia de salada.
mesmo boa para estes dis de calor.

bjos

http://cincosentidosnacozinha.blogspot.com

ameixa seca disse...

São as saladas que me têm refrescado os dias, não como mais nada. Até dispenso a carne e o peixe, mas assim fica muito bom :)

Catarina disse...

Bela saladinha!

Eu acho que entretanto transformo-me em coelho, é que não me apetece comer mais nada do que saladas verdinhas e fresquinhas!

um beijinho

Élia disse...

Eu sou fã deste tipo de saladas:)
Ficou fabulosa!
jinhos

deny disse...

Vai sul mio blog, clicca su timo e maggiorana, Ale ci ha fatto un bellissimo regalo!!!!Avvisa anche i tuoi sostenitori. deny

Lorena Bezerra* disse...

Monica,
a receita já foi parar no meu caderninho!!!
Parabéns pela receita!!!

moranguita disse...

mesmo hoje que nao esta muitoq unte apetecia-me um asaladinha assim
beijinhoscolle

Bombom disse...

Bela Salada, com a frescura que os dias calorentos deste Verão, pedem! Gostei muito do molho. Raramente uso mostarda, mas parece-me que aqui faz a diferença. Bjs. Bombom

UA-16306440-1