segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sopa de abóbora com creme de rebentos de soja e amêndoa




Eu vivo em duas cozinhas e cada uma é um universo à parte...
Uma é metódica, pré-defenida e obedece a uma lista de quatro aperitivos, nove entradas, seis pratos principais e quatro sobremesas.

Quanto à outra é freestyle, flui livremente e só olha à vontade de comer, à disposição do momento e ao que há disponível na despensa ou no frigorífico. Não gosta de complicar muito mas ainda assim gosta muito de comer e de vez em quando gosta de inventar uns pequenos nadas que fazem toda a diferença. Ambas me agradam bastante mas hoje é da outra que vos trago notícias.


Desta vez o ponto de partida foi uma abóbora pequena e já cortada e uma caixa de rebentos de soja e o ponto de chegada, uma sopa macia e aveludada com um creme de rebentos de soja e amêndoa.
Eu gosto muito de usar rebentos de soja nas sopas mas sem fazer grande alarido...Se os meus filhos pudessem "meter a colherada" nesta postagem, diriam logo que não concordam comigo mas a verdade é que há muito que os comem nas sopas cá de casa e sem darem por isso. Ser mãe tem destas coisas, obriga-nos a criar recursos, torna-nos ainda mais criativas, estimula-nos o engenho, tudo para que os rebentos (filhos) continuem sadios e de bochechas bem coradas!







Para usar nas sopas eu gosto de abóboras de polpa amarelo alaranjado, são mais saborosas e mais ricas em betacaroteno que é um poderoso antioxidante e uma fonte natural de vitamina A.
A bolina apesar de ter a polpa laranja e ter também bastante sabor é muito doce e por isso, uso-a nas sopas mas em pequena quantidade.
Esta sopa é cozinhada como um estufado, lentamente e quase apenas nos sucos dos vegetais, só no fim se junta mais água para a passar mas não muita, ela fica mais saborosa e aveludada se ficar um pouco espessa. O creme de rebentos de soja e amêndoa é aquele pequeno nada (muito rápido de fazer) mas que faz toda a diferença. Espalhado por cima da sopa sem se misturar totalmente na mesma, fica realmente bom.






Ingredientes:
2 kg. de abóbora manteiga ou outra de polpa alaranjada, cortada em pedaços
2 batatas médias
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 caixa de rebentos de soja
Sal
Azeite

Creme de rebentos de soja e amêndoa:
1/2 caixa de rebentos de soja
1 ramo pequeno de salsa
2 dentes de alho
1 colher de sopa de amêndoa moída
Azeite
Sal
Pimenta preta acabada de moer

Preparação:
*Pico a cebola e refogo-a num pouco de azeite até ficar transparente.
*Junto a abóbora cortada em cubos, a batata também cortada em cubos e os rebentos de soja, mexo e junto um pouco de água, não muita para que os vegetais estufem em vez de cozerem.
*Tapo a panela e deixo em lume brando por 20 minutos vigiando de vez em quando.  Junto água se for necessário.
*Assim que tudo estiver cozido, tempero de sal, junto água a gosto e passo com a varinha mágica.
*Para fazer o creme, ponho os restantes rebentos de soja, os dentes de alho, a amêndoa, a salsa e azeite a gosto, no liquidificador. Trituro tudo e junto um pouco de água quente só para emulsionar a mistura. Tempero com sal e pimenta preta e fica pronto a usar.
*Sirvo a sopa com o creme espalhado pela superfície e com salsa picada. Print Friendly and PDF

8 comentários:

Carla disse...

Mónica,
Nunca usei rebentos de soja a não ser para as saladas. Aprendi, assim, mais uma coisa boa neste mundo das cozinhas: é que adoro rebentos de soja (naturais, dos enlatados já não gosto tanto) e raramente compro porque são bastante perecíveis e acabo por deitar fora uma grande parte da embalagem. Vou certamente experimentar esta sopa e o creme que a acompanha que lhe dá uma combinação de texturas e sabores muito interessante.
Beijinhos

Susana Matias disse...

Lá uma delicia parece elas (as Sopas)...

tenho de experimentar por os rebentos de soja na sopa também...

jinhos

moranguita disse...

hum mas eu ia amar essa sopinha
esta fabulosa
beijinhos e uma boa semana

ameixa seca disse...

Tem cara de ficar muito especial :)

familia antunes disse...

Mais uma sugestão interessante...
Parece-me que já sei o que fazer com umas latas de rebentos de soja que teimam em resistir.... é que a minha cara metade só come rebentos de uma dita marca e eu com as pressas enganei-me na embalagem... heheheh
Obrigado pela partilha...
Beijinhos nossos...

Santa Gastronomia disse...

Querida Monica:
em minhas buscas pela internet encontrei o seu blog. Pois eu adorei!!!

Saudações da minha cozinha (cozinhasanta.blogspot.com)!

Ana Rita disse...

Com fotos lindas, a sopa ganha outra dimensão.
Está apetitosa...


Bjinhos,


Rita

http://bembons.blogspot.com

gelateria disse...

Adorei as receitas!

UA-16306440-1