terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Açorda de bacalhau




Hoje o dia é de regresso ao trabalho. Mas ainda há tempo para deixar aqui a receita do almoço de ontem...Uma reconfortante Açorda de bacalhau e tomate, aromatizada com louro e pimenta preta, a única especiaria que eu não dispenso, quando lá fora o vento frio de Inverno me faz desejar calor extra na cozinha.

Uma óptima semana para todos, recheada de boas patuscadas!

Receita ligeiramente adaptada do livro "Cozinha tradicional portuguesa"






Ingredientes: 4 pessoas
1 boa posta de bacalhau demolhado
2,5 dl. de azeite
1 cebola média
1 folha de louro
4 colheres de sopa de polpa de tomate
4 ovos
700 g. de pão rústico ou de mistura, cortado em fatias, da véspera
Um pouco de água
Sal e pimenta preta acabada de moer (de preferência)
Salsa picada

Preparação:
*Corto a cebola em rodelas e cubro o fundo de um tacho com elas, junto o azeite, a folha de louro e a posta de bacalhau com a pele virada para cima.
*Levo ao lume e deixo fritar um pouco a cebola (2 minutos ou 3).
*Tapo o tacho, baixo o lume para o mínimo e deixo refogar 10 a 12 minutos até o bacalhau estar cozido mas sem deixar a cebola ganhar cor.
*Tiro o tacho do lume.
*Tiro a posta de bacalhau do tacho e desfaço-a em lascas, tirando as espinhas. Não tirei a pele porque gosto de a comer mas se preferirem podem descartá-la.
*Junto as lascas de bacalhau ao tacho e levo ao lume novamente, junto um pouco de água e o tomate, deixo apurar durante uns minutos e tempero de sal e pimenta a gosto.
*A quantidade de água tem de ser suficiente para que todo o pão fique embebido mas ao mesmo tempo não pode ser demais, ao ponto da açorda ficar líquida e sem graça.
*Junto o pão e mexo para que todo ele fique envolvido no molho de bacalhau e tomate e ao mesmo tempo amoleça.
*Entretanto bato os ovos com umas pedrinhas de sal e junto à açorda no tacho, puxando-o para o lado para evitar que o calor forte do lume coza os ovos e mexo bem, até os ovos ficarem bem envolvidos na mistura de pão, bacalhau e tomate.
*Sirvo de seguida, bem quente, polvilhada com salsa picada. Print Friendly and PDF

9 comentários:

disse...

mas que belíssima aventura!
eu não sei se teria coragem =)
muitos parabéns... quem sabe o que pode vir daí...
belíssimas fotos!!!

Cinha disse...

Com que então não se diz nada ao pessoal!?
Gostava de ter assistido ao programa!
É bem merecida a ida à Praça!
Ficou linda a açorda.
Beijinhos grandes.

Carla disse...

Mónica,
Não vi o programa, com muita pena minha, mas já fiquei a pensar nesse molho verde à italiana. É alguma versão de gremolata?
E esta açorda que me ficou na retina? Hummm... logo agora que ando numa fase de açordas e migas.
Beijinhos

isabel disse...

Mónica,
fiquei com imensa pena de não ter assistido, pois gostaria muito de ver tão excelente cozinheira em acção!
Parabéns e obrigada por partilhar esta açorda deliciosa.
Beijinho.

paula MARIANA disse...

Deve ter sido uma experiência fantástica, obrigado por partilhares e a receita....DELICIOSA!!!
Parabéns Mónica e um beijinho!!

www.amsk.org.br disse...

Caros,

Por transformarem comidas em poemas e sabores vivos, lhe oferecemos o prémio Sunshine Award 2011.

www.cozinhadosvurdons.blogspot.com

com carinho e admiração - AMSK/Brasil

25/01/2011 11:22:00

moranguita disse...

que poena que eu tive de nao ver :-(
mas deve tyer corrido muito bem:-) isso sim. como a tua açorda esta deliciosa eu que nem sou muito deste genero de comidas provava com tao bom aspecto que tem.
beijinhos e bom fim de semana

SML disse...

Eu é que agradeço muito as palavras deixadas no meu singelo e ainda pequenino blog. Sou uma aprendiz, mas sei que com mestres como a Mónica, que me inspiram e me fazem desejar experimentar mais e mais, a tarefa é largamente facilitada.
Tenho muita pena não ter visto o programa, mas espero que a experiência tenha sido muito gratificante e proveitosa. ;-)

Um beijinho com grande admiração.
Sandra

Babette disse...

Ó Mónica!...
Tanta novidade e eu que não vi... Tenho a certeza que correu super-bem e que só te vai trazer ainda mais coisas boas ao teu projecto!
Um beijo para ti.
Babette

UA-16306440-1