terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tagliatelle com molho de abóbora e tomilho




Nas cozinhas onde cresci, as abóboras ou se transformavam em sopas robustas que ferviam lentamente numa boca do fogão, ou então em doces e compotas mexidos pacientemente por colheres de pau velhas e cheias de histórias para contar. Em ambos os casos, as mãos que se ocupavam delas, faziam aquilo que outras, muitas outras mãos já tinham feito antes! Mãos que voltavam a repetir gestos antigos, vezes sem conta, na rotina dos dias que passam sem se fazerem notar. Na altura, eu testemunhava todos esses pequenos, grandes gestos deliciada mas sem me aperceber realmente da transcendência que envolvia cada decisão tomada à volta dos tachos. Que ingredientes misturar, que temperos usar, que voltas lhes dar. Tudo tão natural e tão simples e ao mesmo tempo tão mágico e tão profundo.
Os anos foram passando e eu fui conhecendo novos universos, com novas comidas e novas experiências. Alguns dos meus livros de cozinha preferidos, levaram-me além fronteiras, até outras cozinhas, embalada nas palavras e imagens que me ensinaram outras formas de cozinhar, misturar e temperar. E foi durante uma dessas "viagens" que descobri este molho de abóbora que facilmente se pode transformar numa sopa mas que fica realmente delicioso, envolvido em tagliatelle acabado de cozer. Apenas lhe juntei o tomilho porque gosto de abóbora e tomilho juntos mas se preferirem podem apenas juntar salsa picada.






Ingredientes: 4 pessoas

Tagliatelle
800 g. de abóbora manteiga, sem casca, sem sementes e cortada em cubos
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média picada
200 ml. de natas (1 pacote)
1 raminho pequeno de tomilho
Noz moscada a gosto
Sal a gosto
Pimenta preta moída na hora, a gosto (opcional)
Azeite








Preparação:
*Derreto a manteiga num tacho em lume médio e junto a cebola, baixo o lume para o mínimo e deixo cozinhar com o tacho tapado até a cebola amolecer, o que ainda leva algum tempo.
*Assim que a cebola fica mole, junto a abóbora o raminho de tomilho envolvido em gaze para que possa ser retirado intacto no fim da cozedura e sal a gosto, mexo e tapo novamente o tacho, deixando a cozinhar em lume brando até a abóbora ficar em puré o que demora entre 30 a 40 minutos.
*Covém vigiar, mexendo e juntando um pouco de água quente só mesmo se o tacho começar a ficar seco.
*Assim que a abóbora estiver no ponto, tiro o ramo de tomilho e levo a mistura ao liquidificador para triturar e depois junto as natas e noz moscada ralada a gosto.
*Mexe-se bem, rectifica-se o sal e reserva-se no tacho onde cozinhou.
*Entretanto cozo a massa em bastante água a ferver temperada com sal, até ficar al dente.
*Escorro a massa e junto ao tacho com o creme de abóbora, envolvendo-a muito bem.
*Serve-se de seguida polvilhada de noz moscada e de pimenta preta e com um pouco de tomilho fresco e um fio de azeite.

Se acharem que a quantidade de molho é superior à que necessitam, podem congelar numa caixa de plástico para usar noutra altura. Print Friendly and PDF

11 comentários:

A Autora do blog disse...

Adorei o aspecto!
Muito apetitoso.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Vânia Costa disse...

Fiquei completamente a babar para a primeira foto! Soberbo! :D
O aspecto é esplêndido!

Beijinho*

Marmita disse...

LINDO.. desde as composições das imagens, receita.. ficou tudo divinal... Adoro o teu blog beijos da Marmita

Mariana disse...

Deve ficar optima e a ver pelas imagens já me estou a imaginar a degustar essa massa com o molho delicioso de abóbora e tomilho.

No Conforto da Minha Cozinha... disse...

Bem que apresentação... :)
Adorei está lindissimo!!
Parabéns!! :D
Beijinhos

são33 disse...

EU QUE ADORO MASSAS, SIMPLESMENTE ADOREI A TUA , FICOU 5 *
BJS

Babette disse...

Que composição magnífica. As fotos fabulosas. Como sempre, não é Mónica!
Espero que esteja tudo bem com vocês e que o pratos e travessas continue de vento em pôpa. Qq dia visito-vos de novo!
Babette

familia antunes disse...

Mónica....palavras para quê...
Uma sugestão maravilhosa e sem sombra para dúvida para levar e experimentar....
Como costumo dizer.... sucesso garantido...
Obrigado pela partilha...
Beijinhos nossos e até breve.... ;)

LyyBombom disse...

Oiee.. tudo bem??!

Estava fuçando na net e encontrei o seu blog... ameii muito!!! =D=D

Dá um pulinho lá no meu blog tb..

www.makeupdebombom.blogspot.com

Com 150 seguidores haverá um ótimo sorteio!!! =D=D
Ainda não decidi o que sortear, mas com ctz meus seguidores irão amar!! hehe

Então, não deixe de seguir!! hehe

Beijinhos...

www.makeupdebombom.blogspot.com

Lorena Bezerra* disse...

Que coisa maravilhosa!!
Lindo de ver e de deixar com água na boca!!!
Adorei!!
Tomei a liberdade de começar a seguir o blog!! =D
Tenha uma ótima sexta-feira!

moranguita disse...

eu ha uns anos so comia abobora nos fritso de natal
agora uso em bolos, em sopas e comida so assim simples
e tao bom, assim como este molho que vou guardar para tamen«bem eu me deliciar um dia destes
beijinhos e bom fim de semana

UA-16306440-1