quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ainda a bolina!...




Desde que abrimos o restaurante, a cozinha cá de casa estranha a minha presença. Já houve dias para tudo. Dias em que nem sequer me apetece lá entrar e outros em que sinto a falta de cada recanto deste espaço, dos meus velhos tachos, dos cheiros lá guardados e do cozinhar lento e vagaroso, sem o stress da cozinha de trabalho, onde agora estou quase todos os dias.

Foi num desses dias que fiz estes rolos folhados. Enquanto misturava o puré de bolina com o açúcar e a canela, a Eluna enroscou-se aos meus pés, como ela tanto gosta de fazer sempre que me apanha na cozinha. Até ela sente a falta das rotinas de outros tempos, de quando andava atrás de mim pela casa, para se deitar onde eu estivesse.

A seguir estendi a massa folhada, enquanto o doce arrefecia. Cortei quadrados com o corta-massas e recheei cada um com um montinho de abóbora doce a cheirar a canela, com vagar, a aproveitar a calmaria de uma manhã passada sozinha em casa. Pincelei cada rolo com clara de ovo batida e de seguida, uma chuva de açúcar e sementes de linhaça caiu sobre cada um deles.
Ao abrir do forno já quente, a Eluna saiu contrafeita da cozinha e lá foram os rolos doces a cozer, até ficarem tufados e dourados, a cheirarem a frutos secos, da linhaça aquecida pela cozedura.

Com os folhados já no balcão da cozinha, preparei tudo para tirar as fotos. Louças, cenário e mais uma vez a Eluna de volta dos meus pés a espreguiçar deliciada, quando acabei dei com ela a dormir de barriga para o ar, fiz-lhe festas e ela deixou-se estar cheia de mimo e satisfação. As festas da dona são agora coisa rara e ela não perde uma oportunidade de se fazer notar. O tempo passou a voar, em breve estaria de volta à minha outra cozinha, para mais um dia de trabalho, arrumei tudo, comi dois rolos folhados e deixei os outros para a família que em breve estaria em casa.

Muitas horas mais tarde também eu estaria de regresso, à família, aos folhados (se ainda sobrassem alguns), e à cozinha de casa... Mas agora só de passagem.





Ingredientes:
* 1 pacote de massa folhada
* 500 g. de bolina crua, cortada em pedaços
* 250 g. de açúcar ou um pouco menos, o açúcar pode ser adicionado a gosto, já que é apenas para adoçar a bolina.
* 1 colher de chá de canela
* 1 clara de ovo ligeiramente batida
* Sementes de linhaça
* pitada de sal






Preparação:
* Coza a bolina em água com uma pitada de sal, até ficar bem tenra.
* Escorra a bolina e deixe arrefecer, depois escorra-a, mas sem a deixar completamente seca.
* Num tacho ponha a bolina e o açúcar, leve ao lume e deixe ferver mexendo sempre, até o
açúcar dissolver e evaporar o máximo de líquido, a ideia aqui não é fazer um doce para guardar, é apenas adoçar a bolina.
* Junte a canela em pó e mexa.
* Estenda a massa folhada e corte quadrados (1 pacote de massa folhada dá para cerca de 12 quadrados).
* Bata a clara de ovo para pincelar os rolos de massa folhada.
* Rechear cada quadrado com um montinho de bolina e dobrar a massa em rolo.
* Pincele a última parte da massa a ser dobrada com a clara de ovo batida, para unir as bordas da massa.
* Pré-aqueça o forno a 190º, marca 5 do fogão a gás.
* Depois de todos os rolos feitos, ponha-os em cima de um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, não é necessário untar com manteiga, a massa já é gordurosa o quanto baste.
* Deixe os rolos assim por 10 minutos, depois pincele-os com a clara de ovo e polvilhe-os com açúcar e sementes de linhaça.
* Vão ao forno por 10 a 15 minutos, até ficarem dourados. Print Friendly and PDF

13 comentários:

são33 disse...

FICARAM BEM LINDOS...
BJS

Ana Rita disse...

Com tanta dedicação e Amor no que fazes só podiam sair uns rolinhos lindos e deliciosos. As fotos mostram mesmo que aprecias cada passo da receita e o final dela!

Bjinho
Rita

Carla disse...

Mónica,
Ainda bem que de vez em quando retomas à tua cozinha para nos brindares com tantos miminhos.
Beijinhos

Hélia disse...

Ficaram realmente uns rolinhos muito bonitos e certamente muito saborosos.


bjs

Hélia

Filipa disse...

Cozinhar com companhia é do melhor que há! Eu também tenho quem se enrosque nas minhas pernas...:) Adorei a tua sugestão! Acho que vem mesmo a tempo do fim-de-semana! Um beijinho :)

Amigos e cozinhados disse...

Querida Mónica,
Pois é, agora cozinhar em casa passou a ser um enorme privilégio... A profissão tem destas coisas! Temos que aproveitar ao máximo esses pequenos momentos. :)
E os folhadinhos estão óptimos!
Beijinhos,
Cristina

Pauluxa disse...

Olá,
que acolhedor e bom aspecto tem o teu blogue, gostei muito de conhecer o teu cantinho, tens receitas muito boas e o blogue no geral tem uma apresentação fantástica.
Beijinhos e um bom fim-de-semana

SML disse...

Quando estiver na outra cozinha (a profissional), lembre-se sempre do amor. Esse que nutre pelas paixões culinárias, que a fez querer abrir um espaço para partilhar iguarias que se adivinham maravilhosas. Por muito que o cansaço do dia-a-dia não lhe deixe tempo para a SUA cozinha, a de casa, acredite que esta vai estar sempre à sua espera, como a Eluna, e também a reconhece e acarinha.
(Têm um ar muito apetitoso, os rolinhos).
Sandra

moranguita disse...

desculpa aminha ignorancia mas o que bolina?
esta lindos estes teus folhados.
acreditoq ue por vezes de saudades esses velhos tempos
beijinhos

monica Pinto disse...

São33,
obrigada e beijinhos

Ana Rita,
Cozinhar é amar, como dizia o poeta e isso para mim é fundamental.
Obrigada e beijinhos

Carla,
sempre que posso lá estou eu, embora tenha dias em que o cansaço não me deixa sequer lá entrar!

Beijinhos:)


Hélia,
Obrigada e beijinhos!:)

Filipa,
A Eluna é a minha companhia mais assídua na cozinha de casa, é claro que por vezes atrapalha mas eu até acho graça.

Beijinhos:)

Amigos e cozinhados,
Olá querida Cristina, é verdade, ossos do ofício!

Beijinhos:)

Pauluxa,
Obrigada! E um grande beijinho:)

SML,
tens toda a razão, isso é sem dúvida o mais importante!

Beijinhos:)

Moranguita,
Bolina é um tipo de abóbora mais doce e de polpa alaranjada, também lhe chamam menina e aqui no Norte é usada para fazer os bolinhos de bolina no Natal.

Beijinhos

paula MARIANA disse...

Adorei o aspecto, ficaram um mimo e deliciosos de certeza MONICA, parabéns e uma vez mais obrigado por partilhares connosco estas delicias.

Beijinhos e uma boa semana!!

paula MARIANA disse...

Adorei o aspecto, ficaram um mimo e deliciosos de certeza MONICA, parabéns e uma vez mais obrigado por partilhares connosco estas delicias.

Beijinhos e uma boa semana!!

Marmita disse...

Hmmm que delicia de imagem.. bem bonitas, adorei a receita e a originalidade dos ingredientes. beijocas da marmita

UA-16306440-1