quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Massas...básicas e irresistíveis


Vivemos tempos globais, e as comidas como tudo o resto viajam mundo fora, misturam-se, saem das linhas invísiveis que demarcam as tradições e os hábitos e chegam até nós com a rapidez de um clic, em quantidades imensas de novas formas,cores e texturas.
Mais do que nunca a comida está na moda e deixou de ser apenas combustível e fonte de prazer. Cada possibilidade é explorada ao limite e os ingredientes são agora  tratados com génio, como substância de laboratório, transformam-se naquilo que não são e viram-se do avesso. Vivemos na era das espumas, da esferificação e da geleificação, a cozinha e a gastronomia tornaram-se também moleculares e no meio disto tudo, eu faço questão de manter a minha cozinha quente e continuo a sentir-me feliz com um simples prato de esparguete, um básico que  para mim nunca vai passar de moda. Hoje juntei-lhe fatias de bife grelhado mal passado, tenro e suculento, um molho de manteiga e estragão, chili e tomates cereja assados, doces e sumarentos. Sabores simples, autênticos e 100% satisfatórios.







Ingredientes: 4 pessoas
1 pacote de esparguete (500g)
4 bifes pequenos do lombo (altos)
1 colher de sopa de azeite
4 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de estragão picado
Sal e pimenta preta (de preferência acabada de moer) e azeite para pincelar os bifes
1 chili vermelho, grande
Tomates cereja frescos ou assados









Preparação:
*Tempere os bifes com sal e pimenta e pincele-os com azeite.
*Leve uma panela ao lume com bastante água, temperada de sal.
*Assim que levantar fervura junte o esparguete inteiro, mexendo devagar até que amoleça, separando os fios de massa.
*Coza até ficar al dente (nem muito mole, nem muito duro ,cerca de 10 a 12 minutos)
*Enquanto a massa coze leve uma sertã ao lume e deixe ficar bem quente, depois grelhe os bifes 2 a 3 minutos de cada lado se gostar da carne mal passada, ou mais um pouco, se preferir a carne bem passada.
*Retire os bifes da sertã e ponha num prato aquecido e tapado, e junte a manteiga,o azeite e o estragão à sertã e deixe ferver em lume brando só até derreter a manteiga.
*Junte os sucos que entretanto se libertaram dos bifes, ao molho de manteiga.
*Escorra a massa num coador grande e passe-a rapidamente por água fria para que não "cole".
* Sirva a massa envolvida no molho de manteiga e estragão (reserve um pouco para regar os bifes) , com os bifes cortados em fatias.
*Polvilhe com mais estragão e chili picado e acompanhe com tomates cereja frescos ou assados. Print Friendly and PDF

9 comentários:

são33 disse...

ADORO MASSAS E ESTA FICOU BEM AO MEU GOSTO EXCELENTE.
BJS

Ana Rita disse...

Massa magnifica!!!!Adorei...

Bjoka
Rita

Anónimo disse...

parabéns . Deve ser mesmo boa. Obrigada por partilhares. Adorei.
Beijos

Isa Duarte disse...

Que fotos lindas e deliciosas!

Babette disse...

falem-me em comida molecular ou numa massinha destas e eu nem hesito em qual das conversas me fixar...
reconfortante! uma bela massa!
Babette

Andreia disse...

Ficou com um aspecto divinal!

moranguita disse...

por acso e uma massa que tambem gosto. esta um maravilha com bifinho bem passado para mim:-)
beijinhos

SML disse...

Nunca provei as espumas e afins, e até acredito que o sabor possa ser bom, mas não trocava por nada deste mundo um prato de massa (seja qual for), ainda por cima com um aspecto maravilhoso, como o da foto.
Obrigada pela visita ao meu cantinho. ;-)
Sandra

Marmita disse...

A minha mãe disse me quando esteve grávida de mim teve um desejo de espaguete.. n admira que seja a minha massa favorita! A tua ficou impecável :) As tuas imagens são lindas, adoro mesmo! beijo da Marmita

UA-16306440-1