segunda-feira, 21 de março de 2011

Focaccias de tomate, azeitonas e alecrim





Hoje em dia, gostar-se da cozinha italiana já quase parece um cliché mas eu gosto há muito tempo e acho que vou sempre gostar.
Esta semana uma gripe (fraquita) resolveu fazer-se de convidada cá em casa, e eu que gosto de receber bem todos os que me batem à porta, disse-lhe para entrar. Resultado? Dores musculares, de cabeça e mais uns extras para completar a "embalagem". E eu que em certas coisas tenho a mania de ser diferente, nestas alturas não perco o apetite, antes pelo contrário! Só me apetece comer e muito, na base das sopinhas consistentes, dos estufados apurados e do pão. Toneladas e toneladas de pão. Dizem-me que isso é bom sinal. Será?! O que me salva é que tenho um metabolismo rápido!... Bom, é claro que enquanto estive "de molho" que não foi tanto tempo quanto seria aconselhável, a minha luz ao fundo do túnel era esta imagem da focaccia perfeita, crosta estaladiça e interior macio, com o sabor típico a azeite. Nem grande, nem média. Tinha que ser pequena, para pegar e "triturar" em três dentadas, acompanhada de um prato de esparguete, bem quente e reconfortante. E assim que a tal da gripe começou a dar os primeiros passos porta fora, eu dei outros tantos até à cozinha... Farinha para cima e azeite para baixo, hora e meia depois, mais coisa menos coisa, lá estavam elas! Não uma, não duas, mas sim seis focaccias tamanho "S", à espera do tal prato de esparguete que não se fez esperar. Como diria o Jamie Oliver "dias felizes!"


Adaptada de uma receita da Fran Warde





Ingredientes:
500 g. farinha
125 g. de azeite
1 sachet de fermento desidratado
200 ml. de água morna
2 colheres de café de sal fino
Tomates cereja
Azeitonas
2 hastes de alecrim
Sal grosso
Azeite para untar tabuleiro







Preparação:
*Num processador ponha a farinha, o sal e o fermento.
*Ligue o processador numa velocidade baixa e vá juntando o azeite através do orifício e de seguida junte também a água morna.
*Processe até que se forme uma massa macia.
*Ponha a massa numa superfície enfarinhada e amasse até ficar elástica, cerca de 5 minutos. Se achar que a massa está muito líquida vá juntando aos poucos mais farinha mas apenas a suficiente para a massa se desprender das mãos.
*Faça um rolo com a massa e corte rodelas com 5 cm. de largura.
*Unte um tabuleiro com azeite.
*Espalme cada rodela de massa até que pareçam pequenas pizzas e depois ponha os tomates e as azeitonas em cima, pressionando.
*Salpique cada focaccia com alecrim e com umas pedrinhas de sal grosso.
*Ponha as focaccias no tabuleiro e tape com um pano.
*Deixe levedar cerca de 40 m.
*Pré-aqueça o forno a 200º, marca 6 do fogão a gás.
*Depois de levedadas leve ao forno por aproximadamente 20 m. até ficarem douradas.
*Sirva as focaccias mornas com uns salpicos de azeite. Print Friendly and PDF

11 comentários:

Comunicação disse...

A felicidade deve fazer parte da vida. Com o programa Saúde Não Tem Preço, dias melhores chegarão para todos os brasileiros com a gratuidade dos medicamentos para diabetes e hipertensão. Assista ao vídeo da campanha: http://bit.ly/gdQQa7

Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Rosa Maria disse...

Deixei no meu blog um selo para si.Beijos.Rosa Maria

SML disse...

Também adoro comida italiana. Aliás, quando for a Itália, um dia, preciso de perder 30kg antes, para poder experimentar tudo a que tenho direito.
Já é um cliché dizer isto aqui, mas as focaccias parecem simplesmente maravilhosas.
Sandra

Marmita disse...

PERFEITO! adoro tudo da receita, parabéns mais uma vez pelas fabulosas imagens!

beijo da marmita

moranguita disse...

espero que a gripe ja vos tenha deixado:-)
inspirou-te bem as foccacias esrao lindas.
beijinhos

Carol Pimentel disse...

Primeira pessoa que não perde o apetite com uma gripe...rs Isso que é amar a gastronomia. :)

Achei as suas focaccias belíssimas. As fotos demonstraram o capricho com que foram feitas. Adorei.

Bjs Carol
http://cozinhando7.blogspot.com

paula MARIANA disse...

Nem sei que dizer destas focaccias ...uma verdadeira tentação e bem apetitosas, adorei, obrigado por partilhares...

beijos!!

familia antunes disse...

Isso sim.... doente mas com apetite.... heheheh....
Gostei da partilha....
E o resultado não podia ser melhor pois as focaccias ficaram maravilhosas... e deixam as italianas bem para trás... e eu que o diga... ;)
Obrigado pela partilha...
Rápidas melhoras...
Beijinhos nossos...

Babette disse...

Pois eu tenho andado às voltas com uma crise de coluna.... E acho que se na prescrição médica viesse esta foccacia eu melhoraria mais depressa!...
Babette

www.amsk.org.br disse...

LHE OFEREMOS UM PRÉMIO, COM CARINHO E ADMIRAÇÃO POR ESSE BLOG MARAVILHOSO.

http://cozinhadosvurdons.blogspot.com/2011/03/um-premio-uma-joia-entre-amigos.html

COZINHA DOS VURDÓNS

Anónimo disse...

Olá,tudo maravilhoso!!seria muito atrevimento perguntar qual a câmera fotográfica que vc utiliza??
sei que conhecimento e técnica são importantíssimos,mas ficarei agradecida se responder.Obrigada!
Cristina.

UA-16306440-1