quarta-feira, 13 de abril de 2011

Marmalade de limão






Numa mensagem recente falei-vos dos limões, dos quilos e quilos de limões que se juntaram aqui em casa. Pois bem, grande parte deles acabaram em marmalade, o doce de citrinos que os ingleses sabem preparar como ninguém. Já eu, nunca antes tinha feito um destes doces ligeiramente ácidos e agora que comecei com os limões já estou a pensar nas laranjas do próximo Inverno...
O que esta marmalade tem de especial, para além de ser a primeira que faço, é que nela usei o primeiro limão que apanhei do meu limoeiro cá de casa. Um limão grande, de casca fina, pesado e sumarento. O escolhido de um singelo grupo de três limões que enfeitam orgulhosamente o meu pé de limão.  Eu bem sei que são só três (ou eram, agora são só dois)mas são uns exemplares de se lhes tirar o chapéu. E como as flores não param de nascer ( até deu para roubar algumas para as fotos) e muitas já deram lugar a limões pequeninos, acho que a coisa definitivamente promete...


Receita do livro 12 meses de cozinha










Ingredientes:
por cada kg. de limões usar 3 kg. de açúcar.

Preparação:
*Lave os limões e retire-lhes os pés.
*Corte-os em rodelas muito finas, ou então em gomos e depois em fatias muito finas, reserve o sumo e os caroços.
*Com os caroços faça uma "boneca", ou seja embrulhe-os num pedaço de gaze ou tecido fino e amarre.
*Pese os frutos com o sumo. Ponha-os numa taça e cubra-os com o triplo da quantidade de água. Junte-lhes a boneca com os caroços e deixe assim por 24 h.
*Depois, leve a fruta ao lume com o líquido e a boneca e deixe ferver lentamente por 2 h, para a casca amaciar.
*Retire a boneca e meça o líquido já reduzido que dá aproximadamente 3 lt.
*Junte a mesma quantidade de açúcar, leve a lume forte e mexa até o açúcar dissolver.
*Deixe ferver até atingir o ponto.
*Passados 20 m. e para ver se o doce já atingiu o ponto, tire o tacho do lume e ponha um pouco de doce num prato. Deixe arrefecer um pouco e passe o dedo pelo meio do doce. Se o doce não voltar a unir-se então está pronto.
*Se isso não acontecer, leve novamente o doce a lume forte e deixe ferver mais um pouco, vigiando e experimentando para que não ultrapasse o ponto e fique quase caramelo.
*Pode usar um termómetro de cozinha, quando atingir os 110º - ponto de estrada, está pronto.
*Deixer repousar 15 a 20 m. e guarde em frascos préviamente escaldados e bem limpos por dentro.
*Cubra com rodelas de papel vegetal molhado em água ardente e tape com as tampas dos frascos.
*Guarde em lugar arejado e escuro. Print Friendly and PDF

13 comentários:

Pacas disse...

Pelo aspecto, ficou certamente delicioso. A experimentar com os muitos limões de casa dos meus pais.
Obrigada pela partilha da receita :)

paula MARIANA disse...

A marmalade tem um aspecto divinal e as fotos....magnificas!!

beijinhos e obrigado pela partilha!

Luciana Betenson disse...

Nossa, que geleia linda, não quero fazer, quero comer esta sua rsrs... Beijos,

Sandra Barradas disse...

que bom!!ando atrás desta receita a algum tempo...vai ser desta! Obrigada

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Bom aspecto :)

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Muito fixe amiga e bem diferente adorei,bjokinhass

são33 disse...

DIFERENTE MAS CERTAMENTE DELICIOSA.
BJS

Cidália disse...

Ora aqui está uma receita que me deixou de boca aberta! Surpreendente!
Se fizer de laranja, achas necessário colocar tanto açucar?
Beijinhos

Marmita disse...

Grande dica mesmo.. deve ser saborosa! Eu vou guardar esat receitinha bem guardada! beijo da Marmita

Raspas de Laranja disse...

Muito bonitas as fotos, e deve ser muito bom, adoro sabor de limão :))

Babette disse...

Até olhei 2 vezes, para ver se era mesmo uma foto ou uma reprodução de um quadro famoso de uma "natureza morta". O cenário e a qualidade das fotos estão absolutamente perfeitos! Das melhores fotos que já publicaste!
Quanto à marmelade.... quem me dera provar!
babette

Bombom disse...

Olá Mónica! Como eu gostei desta tua Marmalade de Limão! (Os meus fígados é que não gostam destes ácidos, mas a boca adora)! Eu também tenho andado numa de receitas agridoces, desde que viajo com mais frequência para o Reino Unido (para ver os netinhos). Não te esqueças que nunca se devem apanhar os limões todos: deixa-se sempre um ou dois para "puxarem" pelos outros mais depressa!
Se ainda assim te sobrarem alguns, passa lá pelo Meu Estaminé e leva a receita do Xarope de Limão. Dá muito jeito nos dias quentes porque basta misturar uma colher de sopa num copo e deitar água fresca, que está sempre pronta uma deliciosa bebida refrescante.
Bjs. Bombom

Bombom disse...

Parabéns pela magnífica apresentação e pelas fotos fantásticas! Bjs. Bombom

UA-16306440-1