segunda-feira, 4 de abril de 2011

Panquecas integrais com compota rápida de laranja





Obrigada de coração a todos os que fizeram questão de deixar aqui e no facebook palavras atenciosas e positivas.
E agora, rumo à cozinha que se faz tarde...
Se eu vos quisesse descrever o que se tem passado na cozinha cá de casa nestes últimos dias, a resposta mais acertada seria limões. Quilos e mais quilos de limões. Eles têm estado por todo o lado. Nas fruteiras, no frigorífico, em caixas no chão. No entanto a receita de hoje nada tem a ver com limões, mas sim com uma laranja, a última da colheita deste ano. Doce e sumarenta, uma pincelada de cor laranja, perdida num mar de amarelo limão... O desafio veio a seguir. Com quilos de limões posso eu bem, mas uma laranja! O que é que eu faço (que valha a pena) só com uma laranja ? É claro que, o facto de tudo isto se ter passado no Sábado à noite, ajudou e muito à resolução do "problema". Ora, Sábado à noite, quer dizer que na manhã seguinte é Domingo! Esta era difícil! E manhãs de Domingo já eu não tinha disponíveis há algum tempinho, assim tipo para sentar à mesa ao pequeno almoço, e deixar-me estar absorta, pela visão tentadora de um monte de panquecas com compota (de laranja, claro!) a escorrer em finos fios, dourados e doces... Pensar nisto foi bom, mas fazer foi ainda melhor. E no dia seguinte, depois de tanto tempo, lá me encontrei de novo com a família, numa manhã calma de Domingo, à volta da mesa e das panquecas.
Quanto aos limões,  muito em breve também eles dirão aqui de sua justiça.







Ingredientes:
300 g. de farinha de trigo integral
200 ml. de leite
1 ovo
1 pitada de sal

Para a compota de laranja:
100 g. de laranja (doce) descascada e cortada em cubos pequenos
80 g. de açúcar







Preparação:
*A laranja usada na compota deve ser descascada de forma a que fique sem a película branca.
* De seguida juntam-se num tacho os pedaços de laranja e o açúcar. Leva-se ao lume e assim que levantar fervura, deixa-se borbulhar cerca de 10 minutos.
*Deixa-se arrefecer e está pronto a usar.
*Para as panquecas, põe-se a farinha numa taça e vai-se juntando o leite misturado com o ovo, aos poucos para que não ganhe grumos. Tempera-se com a pitada de sal.
*Aquece-se muito bem uma sertã anti-aderente e vão-se pondo colheradas (maiores ou mais pequenas, conforme o gosto) de massa.
*Assim que a massa começar a ganhar bolhas na superfície, viram-se as panquecas, deixam-se cozinhar 1 minuto e tiram-se para um prato.
*Comem-se quentes ou mornas acompanhadas da compota de laranja. Print Friendly and PDF

10 comentários:

Marmita disse...

Que engraçado.. tb estou com a cozinha cheia de limões e n sei o que lhes faça. Adorei a tua panqueca.. imagens lindas mesmo!

beijo da Marmita

catarina disse...

Confesso que nunca fiz nem comi panquecas, mas com uma receita tão fácil tenho mesmo de pensar em fazê-las entretanto! Obrigada pela partilha:D**

Ana Rita disse...

Ao contrario de ti não tenho limões na cozinha e no chão ,mas por todo o lado que olhe é só limões:nos quintais dos vizinhos, nas mesas de pátio dos vizinhos, nos cafés, no mercado.é tanto limão que acho que os limoeiros vão partir e que os donos os vão começar a dar...

Agora, falando dessas panquecas e dessa compota...Tem uma côr linda e fica mesmo bem por cima dessas "pancakes"!

Bjokas
Rita

paula MARIANA disse...

Ficaram um mimo e com um colorido delicioso Mónica, obrigado por partilhares,

beijos e uma optima semana!!

Cidália disse...

Bem, eu adoro panquecas, e então com essa compota de laranja ainda devem ser mais gulosas!
Beijinhos

Carla disse...

Mónica,
Lá por casa abundam as laranjas. Tenho-as mais doces e menos doces e estão por todo o lado. Uso-as em quase tudo. Esta é mais uma sugestão. As tuas panquecas ficaram lindissimas. Nada têm a haver com as minhas que nunca ficam tão fofinhas e simétricas.
Beijinhos

Cinha disse...

Que ricas panquecas e integrais então nem se fala!
Devem ser mesmo boas!
Beijinhos grandes.

moranguita disse...

nao tenmho limoes na cozinha porque tenho-os deixado no limoeiro
mas esta a abarrotar.
estas panquecas estao tao apetitosas.,
apetece mesmo largar tudo e ir para a cozinha
beijinhos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

NOSSA FICOU LINDAS SUAS PANQUECAS!
ADOREI PASSAR POR AQUI!

CT Delima disse...

nice recipe and nice picture

UA-16306440-1