terça-feira, 7 de junho de 2011

Bacalhau à italiana





Há alguns anos atrás, eu era a mãe de 2 rapazes de tenra idade e dedicava-me exclusivamente à vida familiar. Já tinha cadernos de receitas e o hábito" irritante" de incomodar todas as pessoas que cruzavam a minha vida  e que sabiam cozinhar, com conversas e ideias sobre comida. Tinha também já começado a minha "Biblioteca de cozinha" e os poucos programas de cozinha estrangeiros que por cá passavam, eram minuciosamente observados. Gravava-os e dissecava cada imagem e cada passo até ao ponto de decorar as receitas de que mais gostava. O autor de um desses programas, era o Antonio Carluccio, um italiano que depois de passar por alguns países, fixou residência no Reino unido. Trabalhou ligado ao comércio de vinhos italianos e depois à restauração. Foi no restaurante dele, aliás, que Jamie Oliver começou a sua carreira, antes de se tornar conhecido.
 Não me lembro muito bem do nome do programa mas penso que era este aqui e nele Antonio passeava por várias zonas de Itália, mostrando vários pratos típicos. Para mim era o céu. Já para o meu leitor de vídeo da altura e para a cassete em questão, era um tormento, sempre a rebobinar e a passar à frente. Pode-se dizer que a cozinha italiana foi o fim de ambos.
Das receitas que guardei desse programa, esta foi sempre uma preferida. Os ingredientes eram fáceis de encontrar (nessa altura a comida ainda não estava na moda, pelo que a questão do acesso aos ingredientes era de ter em conta) e tudo o resto muito fácil de seguir. Comer era a melhor parte!
O molho Justifica o nome "à italiana". Tomates, alcaparras, manjericão, azeitonas, alho e cebola , mais italiano do que isto não há!  Mas acabo sempre por ver nesta receita a cultura gastronómica portuguesa. O bacalhau é indiscutível, português até à espinha. E o tomate, a alcaparra, a azeitona, etc. tudo ingredientes bem portugueses. O manjericão nem tanto mas como eu o substituí por oregãos e ainda lhe juntei louro, continuamos em território português... mas isto é só um aparte.
De volta à Italia! Este molho partilha laços com o molho alla putanesca.  É aromático, levemente adocicado pelos tomates e com uma ponta de acidez (alcaparras e azeitonas). Mas o melhor de tudo é mesmo juntá-lo às lascas brancas e macias do bacalhau e aí o contraste é perfeito.



  Bacalhau à italiana

Ligeiramente adaptado da receita de Antonio Carluccio


Ingredientes: 4 pessoas
4 postas de bacalhau demolhado
1 cebola média picada
2 dentes de alho ralados
100 g. de azeitonas pretas (sem caroços)
100 g. de alcaparras
2 latas de tomate em pedaços (com os sucos)
1 colher de sopa de oregãos secos
1 folha de louro
2 colheres de sopa de azeite (para o refogado)
Farinha para passar as postas
Azeite para fritar

Para acompanhar:
Batatinhas novas
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto
Colorau a gosto
Azeite

Preparação:
*Num tacho aqueça o azeite e junte-lhe a cebola. Assim que ficar transparente junte o alho e refogue mais um pouco sem deixar o alho queimar.
*Junte o tomate, as azeitonas, as alcaparras, os oregãos e a folha de louro, tempere com o sal e a pimenta e mexa.
*Entretanto e enquanto o molho estufa (cerca de 10 minutos), passe as postas de bacalhau por farinha e frite-as em azeite bem quente, até alourar de todos os lados.
*Ponha as postas dentro do tacho com o molho e deixe 2 minutos. Vire as postas e deixe mais 2 minutos para que absorva os sabores. Tire o tacho do lume e reserve.
*Descasque as batatinhas e tempere-as com sal, pimenta e colorau.
*Numa caçarola, aqueça uma boa quantidade de azeite. Assim que estiver bem quente, frite as batatinhas até ficarem louras.
*Sirva o bacalhau coberto pelo molho, salpicado com oregãos frescos ou secos e rodeado pelas batatas. Print Friendly and PDF

11 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Sem mais o que falar ... DIVINO. O conto e a receita.

bjs

Cozinha dos Vurdóns

Célia disse...

É sempre um regalo ler as tuas receitas. Sinto-me depois de cada leitura uma pessoa mais informada, mais culta. Escrever um livro deveria estar nos planos. Eu comprava de certeza.

A receita é divina, algo que vou testar na certa.

Filipa disse...

Tem tudo para ser de todo o meu agrado. Esta não me escapa! Um beijinho :)

Carla disse...

Mónica,
Uma belíssima receita servida em louça tão bonita...Estou literalmente de água na boca.
Beijinhos

annemineli disse...

Merhaba; ellerine sağlık çok lezzetli görünüyor.Sevgilerrrr...öptüm...

Ana Rita disse...

Sem duvida um prato a experimentar!!!Adorei todos os ingredientes!!!

Bjoka
Rita

kika disse...

O meu marido vai adorar esta receita!!! bjks

Marmita disse...

Ficou mesmo perfeito! Adoro o teu blog

Ana Jesus - Cozinha com Arte disse...

adorei o aspecto deste bacalhau, está divinal.

bjinhos

Su disse...

É uma combinação que deve resultar na perfeição!!
ADOREI ;)

Salome disse...

He publicado tu receta en Mis Favoritas de esta semana, si quieres verla está en http://blocderecetas.blogspot.com/2011/06/mis-favoritas-semana-23-2011.html
Espero que te guste!

UA-16306440-1