quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pão-de-ló de maça, arandos e amêndoas # Apple, cranberries and almond pão-de-ló



Sou mãe...

Sou mãe há quase dezoito anos! Como é que que isto aconteceu? E não estou estou a falar do lado prático da questão. Todos nós sabemos como o milagre se dá :). A questão é que eu própria me sinto muitas vezes como uma miúda, perdida com os meus rapazes em brincadeiras e ataques de cócegas, num reboliço que quase deita a casa abaixo e deixa a minha cadela elétrica com tanta excitação. Por outro lado, com o crescimento deles, esta casa recebeu uma nova hóspede. Alguém com uma personalidade forte e independente e uma  atitude que muitas vezes me deixa com os cabelos em pé, de tão "eriçada" que fico. Dá-se pelo nome de Adolescência e vive connosco de há alguns anos a esta parte. Por vezes é uma companhia bastante azeda mas com o tempo e engenho aprendi a adoçá-la...

Este pão de ló de maça, arandos e amêndoa é macio e fofo como se espera que seja mas no centro tem a mistura de frutas que o humedece e transforma numa sobremesa surpreendente. Polvilhado com amêndoas torradas e crocantes e natas batidas, é uma das sobremesas mais eficazes no tratamento da "adolescentite aguda". E no meu filho mais novo produz efeitos surpreendentes. O açúcar fica-lhe à flor da pele e por momentos todo ele é mel, até a voz áspera e rude própria da idade, fica mais suave e meiga. E volto a lembrar-me de como é bom ser mãe. Isto nos momentos bons claro, nos outros vou fazendo o que posso :))

Entretanto e a par com as crises da Srª Adolescência, a vida vai seguindo o seu rumo. A minha coleção de utensílios antigos de cozinha tem aumentado (e o espaço de arrumação diminuído), muito graças à generosa contribuição de familiares e amigos. Mas ainda mais gratificante é o deambular por caves e sotãos alheios e descobrir velhas cartas e postais, escritas com letras rendilhadas por mãos que já não existem. Registos de tempos passados, com os quais eu sempre gostei de fantasiar.

Deixo-vos também duas imagens (apenas uma amostra) das fotos que fiz há já algum tempo da loja Bioxene em Matosinhos, da empresa com o mesmo nome, que foi a responsável pelo magnífico projeto de design de interiores do recém estreado Hotel InterContinental Porto - Palácio das Cardosas. 

Daqui a uns dias celebra-se o aniversário do mais novo da família. Por isso agora, pelo meio de todos os fios com que vou tecendo a minha vida, tenho uma festa para organizar, comidas deliciosas a preparar e alegria para espalhar. Espera-me um dia de adolescência efervescente com uma atmosfera carregada de boa disposição e hormônios aos saltos. Que mais pode uma mãe pedir!?... Socorro, talvez?





































*






Pão-de-ló de maça, arandos e amêndoa




Ingredientes:
200 g de açúcar
100 g de farinha
6 ovos
4 maças médias
125 g de arandos frescos
50 g de amêndoas laminadas
1 colher de sopa de açúcar

Preparação:
*Descasque as maças e corte-as em 8 fatias cada. Mergulhe-as em água com sumo de limão para não escurecerem e reserve.
*Bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada e fofa.
*Bata as claras em castelo com uma pitada de sal, para ficarem firmes mais rápido.
*Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Sem bater, vá juntando as claras batidas em castelo cuidadosamente para não quebrarem e a farinha peneirada, começando e acabando com as claras.
*Unte com manteiga a forma escolhida que pode ser uma  taça de forno e verta a massa para dentro da mesma.
*Escorra as maças e limpe-as com um pano ou papel de cozinha. Misture-as com os arandos e ponha-as dentro da massa no centro de forma a que fiquem alguns pedaços de fruta à vista. Polvilhe com uma colher de sopa de açúcar e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos. Se a superfície do bolo começar a dourar demais, cubra com papel de alumínio.
*Aloure as amêndoas numa sertã, até ficarem douradas e polvilhe o bolo com as mesmas.
*Sirva na taça escolhida acompanhado de natas batidas.








In english

I´m a mother...
I´m a mother for almost eighteen years! How did this happen? And i´m not talking about the practical side of the issue. We all know how the miracle happens :) The poit is i often feel like a kid myself, lost in playing games and tickling attacks with my boys, creating a commotion that almost tears the house down and leaves my dog electric with excitement. On the other hand, with their growth, this house received a new guest. Someone (or something) with a very strong and independent personality and an attitude that often leaves me with my hairs up with irritation. It answers by the name of Adolescence and lives with us from some years now. Sometimes it´s company is very sour but with time i learned how to sweeten it...

This apple, cranberries and almond pão-de-ló is soft and fluffy as expected but in the middle it has that fruity moistness that transforms it into an amazing dessert. Topped with golden, crunchy almonds and served with whipped cream is one of the most effective desserts in the treatment of "acute adolescentite". In my youngest son it produces amazing effects. Sugar rises to the surface of his skin and there are times when his harsh and crude voice, proper to his age, becomes sweet and tender, and just like that i remember once more how good it is to be a mother. This happens in the good days, in the others i do what i can to get me through :))

But even with Mrs Adolescence crises, life takes it´s course. My collection of old kitchen utensils has increased (on the other hand, my storage space has decreased), thanks largely to the generous contribution of relatives and friends. But the more gratifying thing about wandering in other peoples cellars and lofts, is the discovery of old letters and postcards, written in laced letters by hands that no longer exist. Registers of past times, with which i always loved to fantasize.

I also have two photos for you (a small sample) from the Bioxene store (Matosinhos) shoot i did a while ago, from the company with the same name, which was responsible for the magnificent project of interior design of the recently inaugurated InterContinental Porto Hotel - Palácio das Cardosas.


In a few days we will celebrate the birthday of our youngest. And in the middle of all the threads that i weave my life with, i also have a party to organize, foods to prepare and joy to be spread. I´m expecting a day of effervescent adolescence, with an atmosphere charged with cheerfulness and pounding hormones. What more can a mother ask for!?...Help, perhaps?









Apple, cranberries and almond pão-de-ló



Ingredients:
200 g caster sugar
100 flour
6 eggs
4 medium apples
125 g fresh cranberries
50 g flaked almonds
1 tbs caster sugar

Preparation:
*Peel the apples and cut each one of them into 8 slices . Deep the apples into water with lemon juice and reserve.
*Beat the sugar and yolks until pale and fluffy.
*Beat the egg whites with a pinch of salt until firm.
*Preheat the oven to 180º, gas mark 4.
*Fold the whites and sifted flour into the batter, slowly without beating, beggining and ending with the whites.
*Butter an oven proof bowl (big enough for this amount of batter and fruit. I used 2 small bowls) and pour the batter inside. Drain and dry the apples with a kitchen towel and mix with the cranberries.
*Put the fruit mixture in the center of the batter, leaving some pieces above it. Sprinkle the fruit with one tbs of caster sugar and bake for approximately 40 minutes, until the edges are firm. Insert a cake tester into the edges, they should be dry. If the surface of the cake begins to over brown cover it with foil.
*Put the almonds into a frying pan and take to the heat until slightly browned. Sprinkle them on top of the cake.
*Serve with whipped cream.



Print Friendly and PDF

17 comentários:

Ana Paula disse...

Mônica...que pão de ló mais lindo! E esta produção das fotos, então? Coisa de revista, menina! Só valoriza o prato! Peno que eu não sei fazer uma produção assim! Parabéns!

Stefânia Barreto disse...

Lindo texto Monica! A receita me apetece bastante...mas o seu texto realmente me conquistou...até por que planejo ser mãe nos próximos meses.
Mas apesar dos pesares, ainda é um dos maiores prazeres do mundo, não?

Sobre as fotos, sem comentários, lindas e muito bem produzidas como sempre.

Beijos e parabéns!

Su disse...

Mónica, eu fico sempre deliciada com as tuas fotos e produções. Adoro o efeito vintage e todo o aspeto muito à antiga. Eu bem tento fazer isso mas estou ainda a milhões de anos luz.
Quando à produção da loja, o que dizer? Simplesmente fabulosa.

No que diz respeito à adolescência, apesar de eu ainda estar naquela fase boa de bebé, sei que não ha de tardar muito a chegar. E confesso que já começo a ficar assustada. Acho que nessa altura me lembrarei deste teu post e deste teu pão-de-ló ;)

Anónimo disse...

Cara Mónica

Gostava de agradecer...é inesperado o que me está a acontecer...não sei se veio para ficar ou é algo passageiro...aprendi a gostar de cozinhar!! e foi neste blog maravilhoso que encontrei as receitas. Tenho-me saído muito bem!
Obrigada!!!
Carolina Guedes

Rita disse...

Mónica, ri-me com o teu texto. Realmente, filhos adolescentes devem fazer pedir socorro muitas vezes. :) Adorei a receita e as fotos maravilhosas. É sempre um prazer passar por aqui. Beijinho

Susana disse...

Olá Mónica, tenho um destes cá em casa e por vezes sinto que preciso de ajuda ;) Já cheguei a dizer que preferia 2 crianças no lugar de um adolescente :), mas e depois o trabalho era a dobrar porque logo chegariam à adolescência! O que vale é que não é tudo mal, há uns momentos mais doces.

Como sempre adoro as tuas fotos isso sem falar da tua comida! Tudo magnífico, parabens.

Beijinhos

Vera Ferraz disse...

O tempo passa a correr mesmo... e quando damos conta, já são verdadeiros homens e mulheres! Bom mesmo é continuar com esse espírito de "miúda"!!
As fotos estão demais, e a receita parece maravilhosa!!
Bjinhos

Cinha disse...

Como te compreendo e identifico com as tuas palavras!
O meu mais velho (se Deus quiser) para o mês que vem faz 18 e o mais novo está com 11...
Não preciso dizer mais nada pois não,tu sabes perfeitamente o que por aqui se passa;))`
O brincar também sou assim em casa ninguem nos pára, então no Verão entro em todas as brincadeiras com eles. Passo as manhãs a jogar à bola, raquetes, apanhamos sacas de mexilhões..enfim somos felizes assim!
O pão de ló está divino como sempre!
Beijinhos grandes.

Ramona Alina disse...

Monica, esta tudo mais que perfeito!adorei, bjs:)

Ondina Maria disse...

Não sou muito fã de pão de ló (pelo menos daquele alto e fofo) mas este com frutas convenceu-me. E conquistou-me logo pela combinação de sabores: maçãs, arando e amêndoas. Vi que os arando utilizado são frescos mas como só tenho encontrado dos secos, vou experimentar na mesma (quem não tem cão, caça com gato!).

Quanto à coleçção de utensilios antigos, há cerca de 2-3 anos a minha tia ofereceu-me uns em prata, antigos, para servir bolos biscoitos. A ver se os fotografo na próxima receita doce que fizer :)

Carla disse...

Mónica,
Que belissima colecção. O pão-de-ló nem comento. Foi durante muitos anos o único bolo de festas que comia e agora vê-lo assim tão enriquecido, só me aptecia ir para a cozinha e fazer um só para mim.
Beijinhos

familia antunes disse...

Querida Mónica...
Simplesmente fantástico...
Perfeito para partilhar...
Obrigado por partilhares... receitas e momentos...
Beijinhos e boa sorte... ;)

Executiva de Panela disse...

Monica, que texto mais delicioso! O post está lindo, as fotos também... Mas sua forma de escrever seus sentimentos é realmenet encantadora! Beijos, Paula

Ramona Alina disse...

Tenho um prémio simbolico para te oferecer no meu blogue, bjs:)

Babette disse...

Mónica, querida:
Para quando um livro?...
Babette

BValério disse...

Adorei, ficou com um aspecto fantástico :)

Pollykc disse...

onde arranjas os arandos? :)

UA-16306440-1