sexta-feira, 3 de junho de 2016

As vencedoras do giveaway do livro Pratos & Travessas # Pratos & Travessas cookbook giveaway the winners


Esta mensagem foi atualizada em 9/6/2016


E as vencedoras deste giveaway são:

Tania Costa
Lina Duarte
Liliana Pereira

Muitos parabéns a todas!!! 
Peço-vos que me contactem para: pro_monicapinto@hotmail.com para deixarem os vossos dados de envio e reclamarem o vosso prémio.

Obrigada a todos que participaram neste giveaway e que deixaram comentários tão deliciosos. Gostei imenso de os ler!

E para vocês que fazem questão de ter uma cópia do livro assinada, eu amanhã vou estar na Feira do Livro de Lisboa, às 16:00 no pavilhão da Bertrand, por isso não percam a oportunidade!! Eu vou estar à vossa espera!

Então até lá!



In English
And the winners of this giveaway are:
Tania Costa
Lina Duarte
Liliana Pereira

Big congrats to you all!!
please contact me at: pro_monicapinto@hotmail.com to leave your adrees and to claim your price.

Thank you to all of you who participated in this giveaway and for your delicious comments. It was a treat to read all of them!

And for those of you who are keen to have a signed copy of the book, tomorrow I´ll be in Lisbon Book Fair, at 16:00, 4 p.m. in Bertrand pavilion, so don´t miss the opportunity! I´ll be waiting for you!

See you there!







É Sexta feira, o fim de semana está quase aí e para espevitar ainda mais as coisas, hoje  estou aqui para vos oferecer não uma receita mas 3 livros recheados delas.
São 3 cópias assinadas do meu livro Pratos e Travessas - Comida * Fotografia * Histórias.

Para ganharem uma cópia é muito fácil, basta responderem na zona de comentários deste blogue às seguintes perguntas:

"O que é que mais gostam de cozinhar/comer, doces ou salgados? E porquê?"

Este passatempo durará até às 24.00 de 8 de Junho.
Os vencedores serão anunciados no dia 9 de Junho.

Então até lá! Divirtam-se e boa sorte!



In English
So today is Friday, the weekend is at sight and to cheer things up a bit more today I´m here to offer you not one recipe but 3 books full of them.
I have 3 signed copies of my cookbook Pratos e Travessas - Comida * Fotografia * Histórias to giveaway.

So all you have to do is to answer this two questions on the comments area below:

"What do you like to eat/cook the most, savory or sweet food? And why?

This giveaway will be open until 24:00 (portuguese time zone) of June 8th.
The winners will be announced by June 9th.

Have fun and good luck!










Print Friendly and PDF

71 comentários:

Anónimo disse...

Olá Mónica!

Antes de mais, muitos parabéns pela concretização deste projecto!

Estava ansiosa!

Agora, sem sombra de dúvida, o que mais gosto de cozinhar e comer são

salgados. Comidinha!!

Os doces não são para todos os dias e tenho os meus favoritos.

Para experimentar coisas novas, algo que gosto muito porque me dá

motivação, prefiro os pratos salgados. Esses, saem todos os dias.

Por isso, haja variedade e diversidade!

Um grande beijinho de parabéns e, já agora, votos de bom fim - de -

semana,

Sandra Martins

Mariana Receitas para a Felicidade! disse...

Ia ser uma honra, um prazer, um verdadeiro miminho receber o teu livro Mónica, pois provavelmente não o conseguiria de outra forma. Por isso vou tentar a minha sorte...
Mas mas primeiro que tudo, os meus parabéns pois o blog já é um sucesso, uma referência e uma inspiração para todos os blogguers e amantes de cozinha mas agora, desejo-te todo o sucesso para este livro e todos os projectos futuros que tenho a certeza ainda virão...
Quanto à tua pergunta "O que é que mais gostam de cozinhar/comer, doces ou salgados? E porquê?"
Pois a resposta é simples: Adoro cozinhar e de comer, quase de tudo. Sendo a minha família numerosa (4 filhos e o marido), há que variar e fazer de tudo um pouco e depois, se for feito com o coração e com amor, sabemos que vai agradar com toda a certeza. Mas a minha área preferida não posso negar: são as sobremesas. Talvez seja uma forma de me vingar das tão poucas que comia em miúda e hoje procuro sempre coisas diferentes/saudáveis, para adoçar a boca de toda a família.

Beijinho e mais uma vez parabéns e obrigada pela oportunidade.
Bom fim de semana!

Isabel Gonçalves disse...

Olá Mónica!

Cá venho eu tentar a sorte pois seria uma honra ter o seu livro, ainda para mais autografado!

Respondendo à pergunta, o que gosto mais de cozinhar são doces, mormente compotas. Idealizar as combinações de sabores, os cuidados com os frascos para garantir uma boa conservação, a confecção lenta e cheia de amor... É todo um processo quase de alquimia! Para mim, equivale a meditação, além de que é um orgulho quando me gabam os doces... :) Há, no entanto, um salgado que pode entrar nas duas categorias (algo que adoro comer/cozinhar): rissóis! Tenho uma paixão assolapada por estas "almofadinhas" tão boas e saborosas! Sejam de carne, de camarão, mistos, de legumes, de atum, de marisco, etc´., não importa! Adoro rissóis e ponto! E se são caseiros, tanto melhor! Quando tenho tempo e disponibilidade, gosto muito de abraçar a "empreitada" de os fazer e, tal como as compotas, é um processo que me relaxa (embora seja trabalhoso!). Mas o resultado final compensa e muito.

Antes de me despdir, gostava de deixar os parabéns por mais esta conquista e os votos de que seja o primeiro de muitos livros.

Um beijinho,
Isabel Gonçalves

Miranda disse...

Quero tanto, tanto, tanto este livro!!
O que mais gosto de comer são salgados, sem sombra de dúvida, e são estes também os pratos que me agradam mais cozinhar. A arte da pastelaria é muito mais canónica - salvo seja - mas tem regras que devem porque devem ser cumpridas, instruções que têm de ser seguidas á risca, sob o risco de correr mal e o resultado não ser sequer comestível. Já nos pratos salgados, sinto uma liberdade maior, não há imposições mas sim criações, invenções, puxam pela minha veia rebelde, eu que não gosto nada de autoritarismos sobre mim! A doçaria é autoritária, já a culinária salgada é cheia de liberdades. Mais a mais, se há coisa que me apraz acima de tudo é o combinar de um bom prato salgado com u belo vinho nacional!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Guaspa disse...

I would love nothing more than to have this beautiful book in my kitchen in Canada. I think your pictures are beautiful and your recipes inspiring.
Thank you in advance

Guaspa disse...

I would love nothing more than to have this beautiful book in my kitchen in Canada. I think your pictures are beautiful and your recipes inspiring.
Thank you in advance

Ana Margarida Ribeiro disse...

Muitos parabéns pelo lindo trabalho que desenvolve e por este livro que está magnífico!
Confesso que comecei a gostar de doces há pouco anos e talvez por isso goste agora mais de fazer doces do que salgados. No entanto de comer, isso gosto de qualquer forma, doces e salgados. Sou um bom garfo, gosto de bem comer e um dos maiores prazeres desta vida é mesmo a comida.

Isabel disse...

Antes de mais, parabéns pelo livro! É um autêntico festim visual :)

O que mais gosto de cozinhar e comer são pratos salgados, porque posso inovar e inventar todos os dias! Também me agradam os doces, mas ficam para ocasiões mais especiais.

Daniel S. disse...

Escolha complicada...mas no final, o que mais gosto são salgados. Adoro experimentar novos doces, mas têm de ser algo de especial, único, e de qualidade. E em termos de cozinha, prefiro muito mais cozinhar salgados a doces. Estou ansioso por poder ver o livro!

Wanderlust disse...

I love cooking a big pot of mutton biryani mainly because its a family favourite and its such ajoy to watch them devour the dish with much gusto

Tertúlia da Susy disse...

Olá Mónica,
Parabéns pelo livro e continuação de muito sucesso. O teu blog (posso tratar-te por tu? Espero que sim :)) já é uma referência no mundo da gastronomia e da blogoesfera.
Quanto à tua pergunta "O que é que mais gostam de cozinhar/comer, doces ou salgados? E porquê?", é um pouco dificil.
Eu sempre fui esquisita com a comida mas, ultimamente, não sei o que se passa que gosto de comer de tudo, depende sempre do estado de espirito, do local, da companhia e da ocasião.
Quanto a cozinhar, prefiro sempre fazer doces, pois acho que me desenrasco melhor e, regra geral saiem bem à primeira; os salgados nem sempre saiem bem, pois como não gosto de provar a comida (falha minha, que tento remediar aos poucos), por vezes tenho precalços no caminho.
Bjs e bom fim de semana (adoraria ganhar o teu livro e, ainda po cima autografado).

Catarina Correia disse...

Sou uma apaixonada por comida, cozinhá-la, comer, ler ou falar sobre ela, perder-me nos blogs de receitas ou nos meus livros. É difícil optar por um, mas teria que escolher doces.
Para mim, a refeição perfeita termina com uma sobremesa surpreendente, é o momento mais sexy da mesma, que me seduz totalmente. Uma fatia de bolo com chá e uma boa conversa ou um bolo de aniversário feito com carinho para alguém especial, coisas simples da vida que me trazem tanta felicidade.

Carla disse...

O que mais gosto de cozinhar são receitas novas, sejam salgadas ou doces, e o que me dá mais prazer é a reacção de quem prova algo que fiz pela primeira vez. Aquela expectativa que sinto e a grande satisfação quando provam e murmuram de boca cheia "que bom!" é o que me faz explorar sempre e tentar inovar.

carlasilva_pt@yahoo.com

Krystalia Giamouridou disse...

Dear Monica,
my favourite type of food is always a ”well-made” dish, that can fulfil my desire for it and make me feel that this was indeed, a rewarding meal! Any flavour savory or sweet is unique, especially when the recipe includes healthy, fresh, good quality ingredients and is made with love.
I enjoy cooking every day for my lovely family and our diet is equally separated between savoury and sweet seasonal products. That, of course, includes drinking daily a large glass of either savory or sweet ‘’drink’’ like smoothies every morning.
I ‘ve also learned from a young age to appreciate all types of food and I cannot put into words the feeling of this’’ homemade smell’’ around the house. What could I possibly mention? The comfort of a freshly baked slice of orange cake along with a hot cup of coffee? The rich scent of the meat when glilled on the barbeque? Honestly both savory and sweet brings a balanced relationship with food to our lives. And this unique joy I want to share with my family and friends. That’s why I love cooking!

Hope you keep up the good job and thank you for this lovely giveaway!


Patricia Oliveira disse...

Olá querida Mónica, antes demais muitos parabéns pelo tão belo e apetitoso blog e pelo livro que espero conseguir nesta tão bondosa oportunidade, e agora sim o que mais gosto mais gosto de comer e fazer são os doces porque aconchegam-me o coração ao acalmar-me, sim têm esse efeito sobre mim, e porque em termos de apresentação final dão mais gosto e possibilidades ao serem fotografados, que é uma coisa que adoro fazer no fim e antes da degustação. Beijinhos e continuação de muito sucesso e felicidades

macy disse...

O que mais gosto de cozinhar são pratos vegetarianos, isto porque sou semi-vegetariana, digo semi porque também como ovos e queijos.
Adoro experimentar novas comidas vegetarianas, mas também cozinho refeições "normais" para o meu filho que não abdica da carne e do peixe.
Muito sucesso com este livro e parabéns pelo blog!
Teresa Carvalho

Mariana Morais disse...

Olá Mónica,
Admiro a variedade e excentricidade das suas receitas, que na prática resultam sempre bem, por isso é um gosto participar neste giveaway, onde sorteia o seu livro.
Prefiro fazer e comer doces porque sinto um enorme prazer ao jogar com os aromas, sabores e texturas dando-lhes forma.

Ritz ☁ disse...

Olá!

Muitos parabéns, antes de mais, pelo delicioso livro que toda a gente ansiava!

Quanto aos cozinhados, apesar de ser doida por doces, acabo por concluir que os salgados são os que mais gosto de cozinhar/comer. Talvez por ser possível aplicar todos os dias, talvez por dar para ir experimentando e testando novas combinações no momento em que se cozinha e/ou talvez também por acabar por ser a atracção principal do menu.

A Mónica é uma grande inspiração para preparar boa comida, comida que realmente apetece fazer em casa e comida que faz qualquer um apaixonar-se só com o olhar.

Obrigada pela oportunidade de tentarmos ser presenteados com a sua relíquia culinária!

Rita

andreia disse...

Olá,
Uma das coisas que mais gosto de cozinhar e de comer são os doces.
Qualquer doce é bom mas se tiver chocolate,Caramelo ou baunilha eleva a sobremesa para um outro patamar.

De há 2 anos para cá por motivos de saúde alterei a minha alimentação mas mesmo assim como doces, feitos de uma forma mais saudável mas como.

O livro da Mónica continua a mostrar o boas fotografias e óptimas ideias para refeições.

Continuação de bom trabalho,
Andreia

Lia Teixeira disse...

Olá Mónica,
Como sabes, tenho o livro e não estou a comentar para o receber (embora ter uma cópia assinada, o torne ainda mais especial), mas só por curiosidade...
Adoro cozinhar de tudo. Doces porque ficam sempre lindos e são um "treat" para momentos especiais e salgados, porque é mesmo o que adoro comer.
Um beijinho e boa sorte a todas as concorrentes ao prémio que é, o teu magnífico livro.
Um beijinho e bom fim de semana,
Lia

Claudia Santos Artesanato disse...

Ola Monica,

muitos parabéns pelo livro, que seja mais uma força que traga muita inspiração.

Salgados ou doces? Fácil! Salgados, mais especificamente pratos principais. Adoro convivios, especialmente se for eu a cozinhar.

Admito que muitas vezes cozinho por inspiração, ou dou o meu toque pessoal, mas de facto as suas receitas São um mantas; para a barriga e para os olhos ;)

Ter o livro ja seria especial, mas ter o livro fotografado, seria uma iguaria :D

Beijinho, continuação do excelente trabalho e boa sorte a todas :)

Rosa C disse...

Por algum tempo eu seguir o seu blog, do outro lado da Península Ibérica , e eu gosto de seus pratos e as suas fotos .
Então, eu quero tentar a sua sorte!
Parabéns por seu livro ...

Anónimo disse...

Olá Mónica! Como fã dos seus trabalhos seria uma alegria receber o seu livro autografado! 😊
Eu adoro fazer os doces, é como terapia para mim e a alegria que proporciono às pessoas que os degustam enche-me o coração!
Votos de muitos sucessos e bom fds!
Bjs, Marísia Batista Ramström

DonaB disse...

Boa noite Mónica.
Ter o teu livro autografado seria um presente inimaginável :-)
Doces... prefiro fazer doces. Porque têm mais a ver comigo. As cores, os sabores. As infinitas receitas que pesquiso vão sempre dar a doces. Sejam de colher, bolo ou simplesmente um gelado.
Desde muito nova que pairava na cozinha da minha mãe a inventar receitas, ou a adaptá-las.
O teu livro está fantástico e as tuas fotografias sempre me lembram pinturas.
Beijinho e boa sorte para todos.
CláudiaV

Turista disse...

Gosto de cozinhar! Simplesmente.
Na minha família, cozinhar é uma tradição que passa de mãe para filha, para neta.
Todas adoramos os "tachos e panelas", como se costuma dizer e não abdicamos. Cada uma tem as suas especialidades, as suas receitas próprias, a sua biblioteca sobre gastronomia.
Cada uma de nós coloca todo o seu coração e amor, mesmo na refeição mais simples.
Fazemos da cozinha, o conforto para família e amigos.

Manuela Colaço

Ana disse...

Entre cozinhar e comer... prefiro comer, sem dúvida! E, apesar de gostar do sabor doce, raramente como doces, pelo que sacio a vontade do doce comendo fruta (moderadamente!). Posto isto, acho que prefiro os salgados, pois o sal dá sabor a qualquer refeição!

Ramona Alina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ramona Alina disse...

Ola😊
Eu gosto mais dos salgados de preferencia as entradas tipo tapas frias ou quentes e saladas gourmet.
Adoro cozinhar e sempre ando pesquisar receitas para impressionar😁também os doces não pode faltar, personal gosto os doces de colher mas se for para um jantar dos amigos vou sempre para um bolo recheado, semifrio com fruta fresca ou uma sobremesa quente com uma bola de gelado.
Bj😚

Ana Sousa disse...

Olá :). Não tenho muito tempo mas sempre que posso fico no meio das panelas ;). Gosto de experimentar coisas novas preferencialmente doces.
Domingo sem uma sobremesa nova não é domingo cá em casa... haaaa e sem o assado tb, o meu filho adora...
O doce preferido é bolo de chocolate sem farinha... bom demais.
Adoraria ter a possibilidade de novas ideias... obg.

Bipa disse...

Olá Monica,
Por aqui a preferência vai para os salgados: devem estar proporcionalmente muito mais presentes na alimentação que os doces e portanto variedade originalidade e sabor são sempre bem vindos :)

Bipa disse...

Olá Monica,
Por aqui a preferência vai para os salgados: devem estar proporcionalmente muito mais presentes na alimentação que os doces e portanto variedade originalidade e sabor são sempre bem vindos :)

Raquel B. Sousa disse...

Parabéns pelo livro.
Pessoalmente não gosto de cozinhar e a preferência em comida vai para os salgados. Não sei bem porquê, mas desde miúda que me 'derretia' pelos rissóis caseiros, os pãezinhos de leite com queijo ou fiambre, batatas fritas, as massas e arroz malandro da mãe com diversas proteínas. Já os doces dispensava-os bem, em particular com cremes ou chocolate. Pudins caseiros então nem vê-los! Já bem adulta aprendi a apreciar diferentes doces e sobremesas, mas a preferência vai sempre para os salgados - sejam pratos principais ou meros petiscos. As memórias de infância prevalecem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lianita Monteiro disse...

Eu adoro cozinhar no geral,seja doces seja salgados mas o que prefiro são mesmo os doces. Sobremesas diferentes,uns bolinhos de deixar agua na boca. Já salgados como todos os dias tenho que fazer almoço e jantar quando tenho um tempinho extra tem mesmo que ser um docinho. ;)

Alina Virgínia disse...

Boa tarde, quero dizer-lhe que acompanho o seu trabalho através do facebook e que o que me fez colocar um"gosto"na sua página foi o bom gosto, a beleza das fotos, a junção perfeita entre duas artes que me apaixonam...fotografia e culinária. Quanto às minhas preferências...diria que tenho um carinho especial por doçaria:) faz-me sentir feliz:).

Rita Carneiro disse...

Cara Mónica,
Acompanho com interesse e admiração o seu trabalho, e só estando de regresso a Portugal no final deste mês anseio por poder ter nas minhas mãos as fotos que há anos me trazem cheiros e sabores, e os textos em que com pudor partilha pequenos momentos da sua enorme riqueza interior.
Muito gostaria de poder quando de novo partir para mais um canto de África levá-los comigo assinados pela sua mão, e através do seu livro mostrar com orgulho a beleza do que fotografa e escreve como já faço quando recebo um novo post.
Gosto de cozinhar e gosto de comer.
Gosto de tudo o que me capta os sentidos, seja nos mercados deslumbrantes de cor, nos tabuleiros das mamãs velhas à beira da estrada, ou quando ao fim do dia interrogo o meu frigorífico meio vazio e os dois ou três pacotes esquecidos no fundo da despensa. E invento, doce ou salgado, o que possa fazer viajar aqueles a quem alimento pelas minhas mãos.

Dear Monica,
I follow with interest and admiration your work, and just being back in Portugal later this month I long to be able to have in my hands the photos that for years bring me smells and tastes, and the texts that with modesty you've shared small moments of your enormous inner wealth.
I would love when leaving again to another Africa's corner to take them with me signed by your hand, and through your book proudly display the beauty of your photographing and writing as I do when I get a new post.
I like cooking and I like to eat.
I like everything that captures my senses, either in stunning color markets, on trays of old moms by the roadside, or when at the end of the day I question my half empty fridge and the two or three packages forgotten at the back of my pantry. And I invent, sweet or salty, whatever can make travel those whom I feed through my hands.

Raquel disse...

Antes de mais, parabéns pelo livro!

Quanto à pergunta, na verdade eu gosto mesmo é de comer, sejam salgados ou doces ;-) desde que seja comidinha de qualidade e feita com carinho, não sou nada esquisita��

Amine bastos disse...

Com certeza os salgados! Além de ser diabética, acho que os doces enjoam facilmente.. o que não acontece com um prato salgado bem feito e gostoso! Apesar disso, o amor é viciado em bolos.. então acabo me equilibrando entre doce e salgado!

Alexandra Guimarães disse...

Apesar de ter começado a cozinhar já tarde, ganhei o gosto pela cozinha e é um prazer reunir a família e os amigos à mesa. O que eu gosto mais de cozinhar/comer são os doces (principalmente "os de colher")...mas, de facto, a escolha é difícil pois também gosto muito de salgados.
Adoraria ganhar este livro pelas deliciosas sugestões e oportunidade de experimentar novas iguarias. As fotos são lindas...e "os olhos também comem".
Muito obrigada.

Carina Oliveira disse...

Que lindo livro! Gosto de cozinhar/comer salgados e doces na mesma medida 😊 sou uma gulosa para resumir 😊

Carina Oliveira disse...

Que lindo livro! Gosto de cozinhar/comer salgados e doces na mesma medida 😊 sou uma gulosa para resumir 😊

Unknown disse...

Olá Mónica!
Adoro o seu blogue! Todo o cuidado que tem com o blogue e a facilidade com que se fazem as receitas fazem com que seja um dos meus favoritos!
Quanto à pergunta, e apesar de gostar de cozinhar tudo, definitivamente os meus preferidos são os doces. E porquê? Porque sou uma gulosa do pior! Desde pequena, que a minha mãe me ensinou a fazer um "simples" bolo de iogurte (há mais de 20 anos!!), que nunca mais parei de cozinhar. Adoro fazer experiências com os doces, dar-lhes um toque diferente e especial!
Um beijinho,
Rita

Ivone mesquita disse...

Bem , quem segue o seu trabalho sabe com certeza que o livro deve ser maravilhoso !

Em relação à pergunta gisto mais de comer salgados e cozinhar doces .

Desejo de muito sucesso

Ivone Mesquita

Cozinhar sem Lactose disse...

Gosto de cozinhar tudo, doces e salgados, mas a minha preferência vai para os salgados, que posso cozinhar todos os dias, e assim experimentar sempre receitas novas. Os doces ficam só para ocasiões muito especiais. :-)

Adorava ganhar o livro, está lindo, parabéns!

MariaCaneta disse...

Olá
Respondendo à questão direi que gosto de cozinhar tudo.....pelo prazer da experiência, da busca da diferença é de novos sabores e de partilhar esses momentos com família e amigos.
No meu imaginário a cozinha lembra família e é um bom motivo para reunir amigos. As boas conversas começam sempre à volta de um bom prato.
The last but not the least....gostaria de ganhar este livro!
Boa sorte para todos os participantes
Cristina

Mesa Corrida disse...

Olá Mónica.
Em primeiro lugar, parabéns pelo seu livro. Desde que tenho o meu próprio blog que descobri esta paixão pela fotografia e o Pratos e Travessas é uma verdadeira inspiração e referência.
Em segundo lugar, gosto mais de comer salgados e estes também são a minha preferência na hora de cozinhar, especialmente pratos simples para partilhar com os amigos. Além disso gosto de cozinhar sem receita, ir provando e ajustando, e os doces não se prestam tanto a esta cozinha mais "intuitiva", normalmente sai asneira :)
Novamente, parabéns e um beijinho.
Paula

Mafalda Vasconcelos disse...

Parabéns pelo trabalho incrível...

A comida é, sem dúvida, uma forma de arte, que se cria e reinventa pelas mãos e sensibilidade do seu autor. A fotografia, as cerâmicas, as flores e cores dão força e intensidade àqueles que são os pratos que acompanham momentos marcantes da nossa vida. É lindo quando essa conjugação é perfeita e neste livro encontramos essa química única que não nos deixa resistir.

Eu aprecio mais os salgados... folhados, todas as receitas que combinem queijos, enchidos, temperos intensos e aromáticos. São sempre os que me ficam na memória dos sentidos e me fazem não conseguir parar...

Adoraria o livro para me deliciar com as fotos, as receitas, a imaginação e a partilhá-lo com os amigos.

Muito obrigada pela oportunidade,

Mafalda Vasconcelos

Camila disse...

ah como adoraria ter o prazer de receber uma cópia deste livro do lado de cá do Atlântico.
Adoro cozinhar (coisa que só descobri depois dos 20 e tantos anos... e Portugal contribuiu muito para tanto).
Apesar de preferir comer salgados, no momento para cozinhar gosto muito dos doces, isso porque são um desafio, seja pela falta de experiência ou pelo desafio de acertar a doçura, o ponto e a beleza.
ah... e morei 6 meses no Porto (realizando parte do meu doutoramento na U.Porto). Gaia é um encanto. Daria muito para poder estar aí novamente.

Margarida disse...

Olá Mónica!
Parabéns!

Já folheei o livro, já o cheirei e quis muito trazê-lo comigo para casa... Para mim o cheiro de um livro novo (sobretudo de um que se quer muito) é como o cheiro de um bolo no forno, inebriante. Mais, é um vício e uma terapia, tal como fazer doces, aquilo que mais gosto de cozinhar.
Mas comer salgados é libertador, como dançar livre de coreografias. É experimentar sabores que nos proporcionam consciencializar o inconsciente. Gosto muito de os comer.
Cozinhar é como escrever poesia, está-me na ponta dos dedos!

Obrigada por partilhar o seu trabalho connosco *

Um beijinho, Margarida

Mónica Martinho disse...

Antes de mais os meus parabens pelo livro, parece realmente muito bom!
Como quero receber uma das cópias, cá vai a minha "candidatura". O que mais goso de cozinhar é capaz mesmo de ser os salgados, por ter mais possibilidade de inventar! Quanto ao que mais gosto de comer são os doces porque sou muito gulosa!

Bjs

Paula disse...

Olá Mónica! Eu adoro cozinhar salgados! Não sei quem disse, qualquer coisa deste género, que a cozinha era paladar e a pastelaria era ciência! eu sinceramente não acerto uma nos doces! nem um bolinho de chá me sai bem :( já os salgados não há ninguém que não repita :D

Anónimo disse...

Olá.

Primeiro que tudo, muitos parabéns pela emissão do seu livro...o desenrolar deste blogue, só podia culminar nisso mesmo e ainda bem...e eu...sou suspeita...adoro livros e de culinária...nestes últimos 13 anos, ainda mais...desde alguns (muitos) blogues que acompanho e livro que vou adquirindo, tenho aprendido imenso...e vontade de aprender ainda mais...e esse livro..bem...os olhos também comem, não é verdade???

Quanto a responder às questões colocadas, bem...acho que gosto cozinhar de tudo um pouco...especialista em algum tipo de matéria não sou...doces, salgados...gosto de ir experimentando...ao sabor da novidade e incremento da experiência...

Desejo-lhe a continuação de um bom trabalho, os parabéns por estes trabalhos (blogue e livro) e continue por aqui, para nós por cá irmos acompanhando, com muitas experiências culinárias, a par dessas fotografias representativas de uma maravilha culinária...

Beijinhos
Cristina Duarte (Aveiro)

licas disse...

Bom dia, sendo comer uma das atividades que mais prazer me dá, o facto de não o conseguir fazer há mais de ano (por questões de Saude, desde maio de 2015 que não como nem bebo) deixou-me apenas a hipótese de cozinhar para aqueles que adoro e assim conseguir absorver um bocadinho daquela comida que fiz. Apesar de adorar doces, acho que prefiro salgados! Então se forem umas boas tapas, rodeadas de amigos e família fabulosa para ir petiscando é ouro sobre azul!
Cozinhar é uma extensão de mim! Forma diferente de amar os meus e os amigos!
Neste momento um, o seu blog tem servido para acumular futuras experiências, todas quase sagradamente guardadas, para quando este inferno da doença terminar e eu conseguir usufruir da comida como tanto gosto! Parabéns pelo seu trabalho!
Elisa

Clara Brito disse...

Olá,

Antes de mais parabéns pelo livro.

Adoro comer de tudo mas prefiro comer e cozinhar salgados. Não faço tanto como gostaria para controlar o meu peso pois engordo muito fácilmente.
A razão que gosto mais de salgados do que doces é porque estes dão mais para inventar e alterar sem limites as receitas das nossas avós. :-)


Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/arroz-de-alheira-de-bacalhau.html

Célia Santos disse...

Olá,

Este livro está na minha lista de próximos a adquirir, se for oferta e ainda por cima com autógrafo, fantástico!!

Eu gosto muito de cozinhar doces, porque adoro ver a reação das pessoas quando os vêm e saboreiam, e também porque normalmente são receitas mais delicadas e minuciosas que exigem mais dedicação e atenção.
Adoro comer salgados, sem duvida que sou uma pessoa de salgados, parece contraditório, porque gosto mais de cozinhar doces, mas na verdade o que me dá vontade de cozinhar é o facto de o fazer para alguém. :)

Beijinho!
http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/



Tania Costa disse...

Adoro! Ainda não vi o livro à venda, mas já estou a imaginar as fotografias (além das receitas que devem ser óptimas dou muito valor às imagens) devem estar lindíssimas.

O que eu mais gosto de cozinhar são salgados, mas o que mais gosto de comer são doces! Porque acho que não tenho muito jeito para fazer doces, não é que saiam mal muitas vezes... mas penso que os salgados saem muito melhor :) Mas não resisto a uma boa sobremesa ou uma boa fatia de bolo. Mas vais vale assim, a balança agradece eu não ser tão dada a fazer doces! Ahah :D

Beijinhos Mónica, e muito sucesso.

Anónimo disse...

Olá!
Gosto deste cantinho pelas ideias diferentes que tem, além das fotografias espetaculares que fazem sonhar, e imaginar o sabor delas.
É difícil escolher entre os doces e os salgados, porque gosto de ambos, e a sua apetência varia consoante o dia ou ocasião.
Ambos permitem viajar pelos sabores, e pela própria experiência (ou descoberta) que proporciona a sua confeção (modo de preparação, ingredientes utilizados ou combinações improváveis, a própria apresentação).
Tal como uma balança, esta fica equilibrada nos dois lados, pois não consigo estar sem os dois, logo...escolho-os!
Um grande beijinho, e muito sucesso com o livro, Sara Oliveira



Lina Duarte disse...

Gosto de cozinhar,e isso para mim é quanto basta,mas gosto muito de fazer sobremesas.
Cozinhar é um modo de amar os outros, disse Mia Couto, é dessa partilha de afectos que gosto.
Seria uma grande honra receber o seu livro autografado.

My heart is here disse...

I love to eat and cook lasagne. I love the taste of it and there are so many options how to cook it!

Sónia disse...

Parabéns!!! Certamente será um sucesso!

O que mais gosto de cozinhar são salgados. É o que o pessoal cá de casa mais gosta de comer. Os doces normalmente acabam por sobrar. Dos salgados... nem migalhas!
Beijinhos
Sónia
www.minhacasinhaeassim.blogspot.pt

Carmen da Palma Guerreiro disse...

"O que é que mais gostam de cozinhar/comer, doces ou salgados? E porquê?"

ADORO!
Adoro cozinhar...
Adoro comer...
Gosto de Doces, mas perco-me por Salgados!
E sei, que é por isso, que "não tenho mão" para doces...
E sei, que é por isso, que pratos "salgados" cozinho bem, resulta bem...é de coração, é de gosto e flui, como tudo na vida!
E para quem gosta de cozinhar, de comer (primeiros com os olhos, o olfato e por fim o paladar), claro que este blogue é uma inspiração...
é o layout
é a imagem
(o portfolio de imagens)
é a receita
é todo o conteúdo!
e sei porque já o folheei, que o seu livro é o espelho, é a
consolidação desta obra inspiradora!
Bem haja!
Parabéns!

Teresa Pato Ribeiro disse...

O livro é lindo, como todas as fotos que tira!
Eu gosto de cozinhar tudo.
Os bolos em dias de festa são o que mais me agrada, mas no dia a dia adoro inventar salgados!

Lara Bianchini disse...

I follow your blog from Italy where I live and I'd love to have your book. This is my answer. I love cook salty because the pastry is a precision science and I'm really too careless and inaccurate . Salty is more creative and forgive my carelessness.

bye and good luck to me

lise b disse...

Ola Monica
Congratulations on the beautiful new book! I discovered your beautiful blog when i first moved to Portugal almost 2 years ago and you allowed me a view into secret places and visions of what could be in this amazing country!
I love to cook all types of food but as I get older I seem to enjoy the savory more than the sweet. The savory allows you so many opportunities during one meal to share new tastes and flavors with people that you love, whereas sweet is the finish to the meal.
I would love to have your book in my kitchen so I can work on my Portuguese and have the backup english so I don't end up with a disaster!
Thanks so much for the opportunity to win your stunning new book!

Cláudia Rosa disse...

Olá,
Antes de mais parabéns pelo novo livro, um regalo aos olhos, aliás como todo o teu trabalho neste blog. Ficamos com olhar arregalado perante tantas fotografias bonitas, vem a vontade de cozinhar e comer.
O que mais gosto de cozinhar? Salgados, especialmente petiscos, folhados, pitéus de forno, que dá logo aquele sabor especial. Daqueles que promovem o esticar da estadia na mesa, com família e amigos, que promovem aqueles momentos bonitos de partilha com os nossos.
Muito obrigada pela partilha do teu lindo trabalho, continua que eu por cá acompanharei.
Gostava mesmo mesmo de ter uma cópia assinada. Adoro livros de cozinha.
Beijinhos e parabéns!
Cláudia Rosa

Joana disse...

Antes de mais muitos parabéns pelo livro!
Imagino que seja uma inspiração como o blogue :)
As fotografias deixam qualquer um rendido! São sempre perfeitas! Podemos ficar horas a olhar que não nos cansamos! Só aumenta a vontade de ir para a cozinha!
Quanto ao preferir cozinhar, acho que depende dos dias!
Mas sendo eu gulosa, adoro fazer sobremesas, bolos, sobremesas de colher, bolachinhas, pães doces! Adoro sonhar com as receitas, e pô-las em prática! Gosto imenso de ver os bolos crescer, ou rapar as taças enquanto preparo qualquer coisa :) E por fim sabe tão bem fotografar e provar (ou devorar) o que fazemos!
Um grande beijinho e as maiores felicidades!

Liliana Pereira disse...

Boa tarde,
Antes de mais gostaria de a felicita-la pelo sucesso do seu blog, que é espectacular e pelo seu livro, parece ser delicioso :)
Quanto às questões, gosto muito de cozinhar e comer ambas as coisas, tanto doces como salgados, adoro passar os fins de semana a fazer experiências na cozinha com as minhas filhas, que adoram a sua receita do brownie!!!
Parabéns pelo seu trabalho!!
beijinhos
Liliana Pereira

Sandra Maria Teixeira disse...

Parabéns Mónica, por este projecto concretizado.
Acompanho o seu trabalho faz muito tempo. Primou desde sempre pelo bom gosto, pelos sabores genuínos, por essa forma de mostrar - através da simplicidade - que o luxo se aborda através da identidade.
Uma vez mais, os meus sentidos parabéns. Continuarei a acompanhá-la.
um beijinho

Anónimo disse...

Olá Mónica,
Parabéns por esta realização, tenho a certeza que o seu livro é especial.
Eu gosto de cozinhar, doces ou salgados para uma grupo de amigos e família. Talvez tenha uma ligeira preferência por doces porque as receitas são mais precisas e quando tudo corre bem a beleza do resultado final. Gosto de fazer algo pela primeira, como a pavlova que fiz foi a sua receita, sentir aquela ansiedade de saber se vai sair bem. Continuação de muito sucesso.
Adelina Marghidan

Filipa Mota disse...

O que gosto mais de cozinhar e comer são pratos salgados, porque estes pratos fazem-me viajar pela Índia, Tailândia, Japão, entre muitos outros, isto tudo sem sair da minha cozinha. Viajar por um mundo de cores e sabores e ainda aprender um pouco sobra as diferentes culturas.

Marilina Simões Fernandes disse...

Adoro cozinhar salgados e se foram mini salgadinhos ainda melhor.
Adoro relaxar na confecção de salgados e porquê? Porque gosto muito mais dos que os doces! Um perdição, um vício!
;)

UA-16306440-1